quarta-feira, agosto 20, 2008

Cyber Café da Felizardo é um QG de internautas

Eneval: concorrência do Bourbon fez com que optasse pela Internet.
Ele começou como uma revistaria e hoje é frequentado por dezenas de pessoas que, todos os dias, acessam a Internet, pagam contas, bebem um café, provam um sorvete, compram cigarros, imprimem, encadernam ou plastificam seus trabalhos, fazem xerox, mandam fax, ou simplesmente sentam em uma das quatro mesas na calçada para beber um refrigerante ou uma cerveja.

Instalado fazem três anos no Centro Comercial Felizardo (rua Felizardo, 461), o Cyber Café é um centro de reunião de internautas do Jardim Botânico. Com 10 computadores, e um bom espaço interno, funciona de segunda a sábado, das 8h30min às 21 horas. Por lá passam adolescentes, adultos, idosos - todas as pessoas que hoje compoem o universo cibernético. Um público que não cessa de crescer, o que não desagrada nem um pouco o proprietário do Ciber, Eneval Pereira, 34 anos. "Quando abri o meu foco era a revistaria, mas esse foco, que eu esperava bom, não consegui atingir, e resolvi mudar", lembra ele.

Na verdade o Cyber nasceu como uma banca de jornais e revistas, uma loja de conveniências (o que é até hoje) que não teve como concorrer com a grande livraria e revistaria do Bourbon Shopping, na esquina da Guilherme Alves com a Ipiranga. "Não deu certo porque quando uma pessoa pensa em revista ela pensa na Cameron, no shopping, que é muito forte, está presente em todos os shoppings, e que, dizem, responde por 30% das vendas de revistas em Porto Alegre. Começou a não dar lucro, um amigo aqui do bairro me sugeriu o ramo de Internet, e resolvi mudar de ramo", informa Eneval.

O Cyber iniciou com seis máquinas - hoje são dez, e ele, em breve, irá ampliar o número, criando um espaço separado, destinado unicamente a jogos. "Quando iniciei não tive resposta imediata, levou uns bons meses para formar a clientela", diz. O empresário, porém, não tem muito do que reclamar - a casa (climatizada e com tevê) geralmente está cheia, "até porque procurei agregar o máximo de coisas possíveis aqui dentro". Hoje ele, entre outras coisas, recebe pagamento de contas, faz cópias coloridas, serve lanches e também mantém um técnico para manutenção de computadores - não somente os seus como de qualquer pessoa interessada.

São apenas três pessoas trabalhando - Eneval, uma funcionária e o técnico. "Tem um bom campo para crescer", reconhece ele, observando uma crescente aumento no número de clientes. "A Internet é hoje uma necessidade, você não consegue se mexer sem ela".

Segundo ele, o segmento que mais está crescendo na rede mundial de computadores, pelo menos no brasil é o de relacionamentos - "com o Orkut você conhece muita gente, de todas as partes, não tem como ficar sozinho".

Embora a maioria dos internautas sejam os jovens, a Internet já atrai pessoas da terceira idade, de ambos os sexos. "O meu público é mesclado, a maioria aqui das redondezas. Tem o ocasional e aquele que vem todos os dias. Muitos querem fazem trabalhos, outros só querem abrir e enviar emails", afirma.

Ter um Cyber Café, porém, é algo trabalhoso. Eneval trabalha de segunda a sábado, e só folga no domingo para não ficar mais estressado. "Se eu quisesse abrir no domingo, seria o melhor dia. É um dia geralmente vazio para as pessoas, e é o melhor dia para muitas lan-houses.", diz o empresário.


Serviço

Cyber Café - rua Felizardo, 461, Jardim Botânico.


Horário: 8h30min às 21 horas, de segunda a sábado.

Preços: 1 hora - R$ 3,00. Meia hora: R$ 2,00.

Nenhum comentário: