segunda-feira, outubro 27, 2008

*Em ações especiais, a fiscalização de comércio localizado da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) vistoriou na tarde de hoje, 27, lan houses e cybercafés da Capital. A operação teve por objetivo verificar regularidades administrativas e o cumprimento da Lei Municipal nº 9.725, de 1º de fevereiro de 2005, que estabelece a instalação desses locais num raio de no mínimo 500 metros de distância de qualquer estabelecimento de ensino. Os fiscais visitaram cinco estabelecimentos e notificaram três por falta de alvará. Os estabelecimentos notificados ficam localizados na Avenida Venâncio Aires, 41, Rua Luís Manoel, 121, e na Avenida Cristóvam Colombo, 971.
*Em palestra realizada para associados da Câmara Rio-grandense do Livro e comissão organizadora da 54ª Feira do Livro na última sexta-feira, 24, o coordenador do Procon Porto Alegre, Omar Ferri Júnior, esclareceu as normas que deverão ser cumpridas pelos 167 livreiros integrantes do evento, realizado de 31 de outubro a 16 de novembro, na Capital. Ferri Júnior apresentou como deverão ser afixados os preços e os descontos dos produtos vendidos na feira, bem como a legislação que assegura ao consumidor a não-diferenciação das várias formas de pagamento à vista. Como parte da campanha educativa e de conscientização desenvolvida pelo Procon Porto Alegre desde sua inauguração, em fevereiro deste ano, os fiscais vão distribuir aos gerentes das bancas na próxima sexta-feira, 31, o Manual do Lojista, publicação dirigida ao comércio e que aborda a legislação a ser observada pelos livreiros a fim de que o consumidor possa fazer a melhor opção de compra, seja à vista ou parcelada.
Preços afixados - O coordenador do Procon esclareceu que os livros expostos deverão conter os respectivos preços afixados no seu interior, e a banca deverá informar em um cartaz o percentual de desconto oferecido aos clientes. Livros com o mesmo preço poderão ser agrupados em um espaço separado dos demais, desde que outro cartaz informe o valor a ser pago pelo consumidor. Ferri Júnior enfatizou ainda os direitos dos leitores quanto à não-diferenciação entre pagamento à vista em dinheiro, cheque, cartão de débito ou cartão de crédito com liquidação em uma parcela. “Conforme dispõe a norma técnica 02/2004, do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, preço à vista é um só”, destacou Ferri Júnior. “Quando oferecido um desconto à vista, o mesmo abatimento prevalecerá para os pagamentos com cartão de débito ou de crédito, desde que a dívida seja liquidada em uma só vez”, acrescentou. Caso a banca descumpra a lei, será notificada. “Nas ações de fiscalização do Procon, quando constatamos alguma irregularidade, primeiramente notificamos o estabelecimento comercial, que têm cinco dias úteis para se adequar à lei.
* Crianças e adolescentes de 11 a 18 anos integrantes do Projeto Letras e Gols participaram sábado, 25, no Instituto Ronaldinho Gaúcho (Avenida Edgar Pires de Castro, 120, Bairro Hípica), da I Feira das Profissões: Qual é a sua?. A feira teve como objetivo ampliar os conhecimentos sobre as profissões escolhidas pelos adolescentes nas oficinas realizadas em setembro. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e o instituto. O evento contou com a participação de enfermeiro, veterinário, soldador, policial, modelo, advogado, padeiro, DJ e bombeiro que realizaram oficinas com demonstrações de trabalhos, características, vantagens, dificuldades, equipamentos e serviços de cada profissão. Um vídeo sobre profissões e estágios foi apresentado. A partir disso, o os jovens poderão descobrir características pessoais com as quais se identificam nos segmentos apresentados.
A coordenadora do Eixo do Trabalho do Projeto Letras e Gols, Renata Mennet de Magalhães, afirma que a feira terá grande repercussão para o futuro dos jovens. "A possibilidade de poderem aproveitar as informações e conhecimentos oferecidos servirá para suas vidas". Para a diretora geral do projeto, Flora Macedo Fernández, o momento é de despertar o interesse dos adolescentes para o mercado de trabalho e ter consciência das profissões a partir do contato direto com aqueles que trabalham no meio.
Projeto Letras e Gols - Desde 8 de outubro de 2007, quando foi implantado no Instituto Ronaldinho Gaúcho, o Projeto Letras e Gols, resultado de uma parceria entre secretarias da prefeitura com a coordenação da Smed está fazendo a diferença na vida de cerca de 500 crianças e adolescentes da Capital, na faixa etária de seis a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. O projeto abrange mais de 35 atividades como oficinas de maquiagem, manicure, cabeleireiro, percussão, violão, flauta, teatro, dança, futebol, basquete e capoeira. Os participantes podem escolher as oficinas e têm acompanhamento de freqüência e aproveitamento. As oficinas são oferecidas de segunda a sexta-feira, no turno inverso ao da escola, com direito a lanche. Um ônibus do Instituto busca nas escolas e garante o retorno dos participantes do Projeto oriundos dos bairros Restinga, Vila Nova e Chapéu do Sol. Diretora geral do projeto no Instituto, Flora Macedo Fernandez ressalta a freqüência e o envolvimento dos participantes nas oficinas e a redução da evasão escolar. Integrando o Programa Governança Solidária Local, o projeto, estruturado e coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), beneficia 450 alunos de nove escolas municipais localizadas nos bairros Restinga, Chapéu do Sol e Vila Nova, além de 50 integrantes do programa Ação Rua desenvolvido pela prefeitura, por meio da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), para que jovens em situação de vulnerabilidade voltem para suas casas. O projeto integra a ação inclusão social, cultural, digital e esportiva do Programa Lugar de Criança é na Família e na Escola, um dos 21 programas do modelo de gestão da prefeitura.

*O curso para formação de professores ecoeducadores, na sede da Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger (Estrada Otaviano José Pinto), tem nova edição prevista para o dia 11 de novembro, a partir das 9h. As atividades são coordenadas pela administradora da reserva, bióloga Patrícia Witt, e vêm sendo desenvolvidas durante todo ano letivo, sempre na segunda terça-feira de cada mês. Os cursos integram o Programa de Educação Ambiental da reserva biológica e têm o objetivo pedagógico de qualificar as visitas orientadas àquela unidade de conservação, incentivando as comunidades escolares na elaboração de projetos educativos envolvendo a temática ambiental. O público-alvo é composto por professores das redes escolares, universidades, bem como demais instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas. O número de vagas é limitado. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3258-1314.
* A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura dá início amanhã, 28, ao projeto Ásia: a nova onda oriental, reunindo uma mostra de nove filmes, quatro deles inéditos no Brasil, e uma exposição do artista suíço Beat Streuli. A mostra ocorre na Sala P. F. Gastal, 3º andar da Usina do Gasômetro, e se estende até 9 de novembro. Já a exposição de Beat Streuli, que mostrará um slide-show e um vídeo realizado na China, inaugura no dia 6 de novembro, na Galeria Lunara, 5º andar, ficando em cartaz até 7 de dezembro.
Desde fins do século passado, as economias asiáticas vêm ganhando novo impulso, despertando crescente interesse por seu espantoso crescimento, traduzido não apenas pela farta demanda e produção de bens de consumo em geral, mas também por sua renovada produção de bens culturais. Em face disso, a programação procura investigar o fenômeno asiático através do audiovisual, buscando compreender os matizes culturais desta parcela do Oriente em emergência.
Beat Streuli - De nacionalidade suíça, o artista Beat Streuli elegeu o deslocamento entre as metrópoles como rota de atuação. A partir de viagens constantes a algumas das mais representativas cidades do planeta – Tóquio, Nova Iorque e Telaviv, por exemplo –, ele compõe vastos painéis onde figuram rostos perdidos em meio às multidões, justapostos em impressões fotográficas de dimensões tão grandiosas quanto uma muralha construída no deserto da Jordânia ou em slide-shows que alternam expressões faciais em múltiplas combinações aparentemente aleatórias.

Nenhum comentário: