segunda-feira, outubro 27, 2008

* O Trio de Flauta, Violoncelo e Piano da Orquestra Filarmônica da PUCRS se apresentará nesta quarta-feira, 29 de outubro, dentro do projeto Sobremesa Musical. O evento tem entrada franca e acontece das 13h às 13h30min no átrio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), prédio 9 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é do Instituto de Cultura Musical. Outras informações e sugestões para os próximos eventos no site www.pucrs.br/icm ou pelo telefone (51) 3320-3582.
* O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que começará a valer a partir de janeiro de 2009, altera pouco a escrita dos brasileiros, sendo mais significativo para os portugueses. No dia 29 de outubro, a PUCRS, por meio da Faculdade de Letras, realizará um encontro para aprofundar o tema e exercitar as novas regras. Será às 19h30min, no auditório do prédio 9, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca. Informações pelo telefone (51) 3320-3528.Segue abaixo uma pequena síntese das principais novidades para brasileiros e portugueses:
Utilizar sem receio as letras k, w e y. Agora elas integram a ortografia oficial da Língua Portuguesa.
Não utilize mais o trema, a não ser em nomes próprios e seus derivados: escreva delinquente, pinguim; nomes como Müller e Schütz se mantêm inalterados. Lembre: o u continua sendo pronunciado.
Elimine os acentos diferenciais de pára (verbo), pélo, péla (verbo), o pólo, o pelo, a pera: escreva para, pelo, pelas, polo, pelo, pera.
Elimine os acentos das formas verbais terminadas em -eem: escreva creem, descreem, leem, releem...
Elimine os acentos de palavras terminadas em -oo: você deve grafar enjoo, magoo, voo.
Elimine os acentos agudos de ei e oi em paroxítonas: agora é assembleia, ideia, heroica, paranoia. Mas mantenha o acento em anzóis, anéis, porque são oxítonas...
Elimine, nas paroxítonas, os acentos do i e do u tônicos precedidos de ditongo, como em feiúra e baiúca: agora é feiura e baiuca.
Quanto ao uso do hífen, é conveniente ter à mão um bom dicionário. Neste espaço, cabem apenas duas regras úteis:
Elimine o hífen se o segundo elemento começar com s ou r (duplicando as consoantes): antirreligioso, antissemita, contrarregra, exceto se o primeiro elemento terminar em r: hiper-requintado, super-resistente.
Elimine o hífen se o prefixo terminar em vogal e o segundo elemento começar com vogal diferente: extraescolar, aeroespacial, autoestrada.*Fonte: professora da Faculdade de Letras da PUCRS Marisa Magnus Smith
* O projeto "O que é?", organizado pela Faculdade de Letras da PUCRS (Fale), aborda na próxima quinta-feira, 30 de outubro, o tema "Mito e Literatura". A atividade será ministrada pela mestranda Gabriela Farias. O encontro utiliza, por meio de aulas expositivas e dinâmicas, exemplos práticos para esclarecer dúvidas relacionadas à Lingüística e Literatura. Todos os temas foram levantados por professores da Fale, a partir de dificuldades expostas pelos alunos em sala de aula. Os encontros são realizados das 18h às 19h na sala 305 do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
As inscrições são gratuitas, mediante doação de um livro infanto-juvenil, e serão feitas nos horários e datas dos encontros. Outras informações e a programação completa pelos telefones (51) 3320-3676 e (51) 3320-3528.

Nenhum comentário: