Translate

quinta-feira, outubro 30, 2008

Viva o Centro a Pé tem roteiro neste sábado

O tempo chuvoso do fim de semana passado transferiu a caminhada orientada do Viva o Centro a Pé para o próximo sábado, 1º. O roteiro vai passar pelas ruas e alamedas de um dos mais exuberantes e tradicionais bairros da Capital: o Moinhos de Vento. Parte do passeio será feito de ônibus e parte a pé, quando os participantes poderão apreciar as “tipuanas tipas” tombadas pelo município no Túnel Verde da Marquês do Pombal, percorrer a escadaria da Rua Santo Inácio e deliciar-se com a bela vista da cidade desde o Belvedere do Morro Ricaldone.
Com duração de aproximadamente duas horas, o passeio sairá de ônibus, às 10h, do totem do Caminho dos Antiquários, na Praça Daltro Filho, em frente à Demétrio Ribeiro, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano. Após passar pelo Túnel Verde, o ônibus seguirá pela 24 de Outubro até a Praça Julio de Castilhos, onde inicia o passeio a pé com visita interna à Hidráulica do Moinhos de Vento, hoje estação do Dmae.
O passeio segue pela Rua Barão do Santo Ângelo, Luciana de Abreu e Dinarte Ribeiro, até a Praça Maurício Cardoso, que possui espelho d´água, córrego, playground com escorregador balanços e estruturas, floreiras, bebedouros, uma fonte, uma escultura em forma de puma, bancos e vasos ornamentais em estilo marajoara, em 6.420 metros quadrados .
A praça data de 1878, mas teve seu nome alterado em 1938, quando já se tornara um centro de residências elegantes. O término da caminhada será na Félix da Cunha, junto à Associação Leopoldina Juvenil, onde o ônibus estará esperando o grupo para retornar ao Caminho dos Antiquários, na Praça Daltro Filho.
Quem orienta - O roteiro será orientado e comentado pelo arquiteto Silvio Belmonte de Abreu Filho. Formado pela Ufrgs (1975), é mestre pelo Iedes da Université de Paris I Panthéon-Sorbonne (1979), doutor em arquitetura pelo Propar-Ufrgs (2006) com a tese "Porto Alegre como Cidade Ideal: Planos e Projetos Urbanos", professor e pesquisador no Propar e no Departamento de Arquitetura da Ufrgs desde 1981, atualmente como Professor Associado e Coordenador do Trabalho Final de Graduação.
Diretor Técnico da Cohab-RS (1988-90), Silvio Belmonte é associado da Abreu e Portugal Arquitetos Consultores desde 1990, representante da Ufrgs no CMDUA desde 2007, com autoria e participação em diversos planos e projetos de arquitetura, urbanismo, planejamento urbano e regional, com artigos e trabalhos publicados e/ou apresentados em congressos sobre esses temas.
Inscrições - As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (51) 3289-3738 e 8114-5504 ou pelo e-mail vivaocentro@yahoo.com.br. Os participantes podem colaborar com instituições do município, doando alimentos não-perecíveis. Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas. A caminhada tem o apoio da Companhia Carris, com realização das secretarias do Planejamento Municipal (SPM) e da Cultura (SMC) e do Programa Viva o Centro.

Nenhum comentário: