quarta-feira, agosto 12, 2009

*A análise de temas atuais de política internacional, especialmente aqueles relativos à segurança e defesa e à cooperação e integração, é o objetivo do novo curso de especialização oferecido pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS (FFCH).
O curso, multidisciplinar, abordará temas como "Direito Internacional", "Comunicação Intercultural", "Defesa e Segurança Internacional", "Economia Internacional" e "Cooperação e Integração Internacional". Podem participar, além de graduados em Ciências Sociais, profissionais de Economia, Comércio Internacional, Direito, Comunicação, assessores governamentais, parlamentares, militares, professores, entre outros.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 28 de agosto. As aulas da especialização em Política Internacional estão programadas para iniciar na segunda quinzena de setembro, e serão realizadas de segunda a quarta-feira, a partir das 19h30min. A carga horária é de 390 horas/aula, 30 dessas destinadas à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Informações pelo telefone (51) 3320-3555 ou no site www.pucrs.br/ffch/sociologia/politicainternacional.
*A Incubadora Multisetorial de Base Tecnológica e Inovação Raiar abre nesta segunda-feira, 3 de agosto, inscrições para selecionar empresas nascentes de base tecnológica e/ou inovadoras, com foco tanto na produção de produtos como na prestação de serviços. A data limite para inscrição é o dia 21 de agosto (próxima sexta-feira). As pretendentes precisam estar juridicamente constituídas ou em constituição. O Edital prevê a incubação de, no mínimo, 35 empreendimentos na unidade de Viamão da Incubadora Raiar, localizada no Campus da PUCRS naquela cidade. A seleção de empresas inovadoras, e não apenas de base tecnológica, faz parte da ampliação da abrangência da incubadora.
Serão analisados critérios como a viabilidade técnica e econômica do empreendimento, o diferencial de mercado e a competitividade do produto ou serviço, a qualificação e o perfil empreendedor dos concorrentes. Apesar de as vagas serem preferencialmente direcionadas a alunos ou ex-alunos da PUCRS, todos os interessados podem submeter suas propostas para avaliação.
O primeiro passo para concorrer ao processo de seleção é a entrega de Plano de Negócio (conforme modelo constante no Anexo I do Edital), do currículo dos empreendedores (padrão Lattes ou semelhante), e da ficha de inscrição (Anexo II do Edital). Para a elaboração do Plano de Negócio, a Raiar vai disponibilizar um consultor para assessorar as empresas no desenvolvimento do mesmo. O profissional atenderá durante uma semana, de 10 a 14 de agosto, na unidade da Raiar em Porto Alegre, prédio 94 do Tecnopuc, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
As propostas pré-selecionadas passarão para a fase seguinte, em que os Planos de Negócios serão analisados por comissão avaliadora da Universidade. Caso necessário, os proponentes passarão por uma entrevista com o objetivo de esclarecer dúvidas em relação aos Planos de Negócios e para avaliação do perfil empreendedor dos candidatos. As empresas escolhidas deverão apresentar a documentação exigida para assinatura de contrato e posterior entrada na incubadora. Após o término do processo de seleção, previsto para ocorrer até o final de outubro, as empresas ingressarão na Raiar.
Os empreendimentos ficam incubados por um período de dois anos, prorrogável por mais um ano, usufruindo de facilidades como: espaço físico individualizado; espaço físico e serviços de uso compartilhado (recepção e secretaria, espaço de convivência, sala de reuniões, vigilância e infra-estrutura geral); acesso a laboratórios, serviços especializados, bibliotecas e outras facilidades da PUCRS; custos subsidiados; apoio na busca de parcerias e fontes de fomento; e apoio à promoção e divulgação. Os incubados ainda contam com o Serviço de Apoio à Gestão Empresarial (Sage), que auxilia as empresas nas áreas de gestão, design e comunicação. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3673.

Sobre a Incubadora Raiar
A Raiar foi fundada em 2003 com a missão de estimular a visão empreendedora da comunidade da PUCRS e da sociedade, transformando ideias inovadoras em negócios competitivos, através do apoio em infra-estrutura e gestão empresarial. Centrada no desenvolvimento da cultura empreendedora e da inovação, pretende ser referência em modelo de incubadora multisetorial de empresas de base tecnológica e inovadoras.
Dentro do Mundo PUCRS, a Incubadora Raiar está diretamente ligada ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (Idéia). Este Instituto estimula o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica, com as diferentes unidades da PUCRS. Tanto o Idéia como a Raiar pertencem à Rede de Inovação e Empreendedorismo da PUCRS (Inovapuc), que congrega o conjunto de atores, ações e mecanismos relativos ao processo de inovação e empreendedorismo da Universidade.

Seleção de Empresas - Incubadora Raiar

Inscrições: até o dia 21 de agosto
Endereço: Tecnopuc - Prédio 94 - CEP 90619-900 - Campus Central da PUCRS - Porto Alegre - RS - Brasil
Telefone/Fax: (51) 3320-3673
Horário de funcionamento: das 8h às 12h e das 14h às 18h
E-mail: raiar@pucrs.br

Jornalista Graziela Laks
MTB/RS 13.741
Assessoria de Comunicação Social
Incubadora de Empresas Raiar - PUCRS
(51) 3320-3673
E-mail: graziela.laks@pucrs.br
* A Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) aplicará o exame de proficiência de língua inglesa TOEFL, na modalidade Internet-based test, no dia 22 de agosto (sábado). A prova avalia a competência de candidatos a universidades e centros de estudos em países de língua inglesa. Os interessados podem inscrever-se e pagar a taxa com cartão de crédito pelo site www.ets.org.
O teste será aplicado às 10h no Laboratório de Línguas da Fale, no 5º andar do prédio 8 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). É necessário levar documento com foto e comprovante de inscrição. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3528.

Nenhum comentário: