segunda-feira, agosto 10, 2009

*"Sociedade de consumo: criança e propaganda, uma relação que dá peso" é o novo lançamento da Editora da PUCRS (Edipucrs). O livro é o resultado de estudo realizado para a tese de Doutorado em Serviço Social pela Universidade por Andréia Mendes dos Santos. Na obra, a autora verificou a relação da obesidade infantil com a exposição da criança à televisão, a importância da mídia na incitação ao consumo de alimentos pelas crianças e os mecanismos utilizados pelas famílias para enfrentarem a oferta de alimentos disponíveis no mercado. A avaliação foi realizada com crianças menores de 12 anos com sobrepeso/obesos em Porto Alegre.
Andréia constatou que a mídia interfere nos valores, hábitos e gostos das crianças. A pesquisa aponta, por exemplo, que apenas 30 segundos de propaganda já são suficientes para influenciar os pequenos, pois transforma os produtos anunciados em necessidades. Observou que as propagandas "capturam" as crianças de forma diferenciada: entre os menores (até 6 anos) a partir de imagens de super-heróis e dos brindes; as maiores interferem nas opções de compra dos adultos e se "iludem" com as ofertas que parecem significar poder e força. A partir dos resultados, a autora chama atenção para a questão da obesidade, desde a sua prevenção até o tratamento dos casos existentes. "Uma criança obesa tem a tendência de tornar-se um adulto obeso".
O livro pode ser adquirido na Livraria da Edipucrs, no prédio 41 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações no site www.pucrs.br/edipucrs ou pelo telefone (51) 3320-3906.

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