sexta-feira, agosto 07, 2009

*A organização do Porto Alegre em Cena divulgou hoje, 7, as resenhas dos mais de 50 espetáculos que integram a 16ª edição do festival, de 8 a 25 de setembro. São 20 peças internacionais, 22 nacionais e 12 produções do Rio Grande do Sul. Confira nos links os detalhes de cada espetáculo. Veja também a grade da programação e a galeria com 130 fotos das atrações.
Entre as atrações estrangeiras deste que é o maior festival de teatro do Brasil figuram produções de nove países: Uruguai (5), Argentina (3), Canadá (3), Chile (2), França (3), Itália, Israel, Portugal e Colômbia. Do Uruguai, vem Los Siete Gatitos, versão em espanhol de Os Sete Gatinhos, uma das obras clássicas do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues.
Uma das mais aguardadas atrações é a peça Quartett (de Heiner Müller), dirigida por Bob Wilson, com a atriz Isabelle Hupert, vencedora do prêmio de melhor atriz nos festivais de cinema de Berlim (2002), Cannes (1978 e 2001) e Veneza (1988 e 1995). Ganhou o César de melhor atriz do cinema francês em 1996, prêmio do qual é a recordista de indicações: 13 no total. É a atriz com o maior número de filmes que competiram em Cannes (16 filmes) e uma das quatro que conquistou o prêmio de melhor atriz por duas vezes neste festival. Quartett será encenada de 23 a 25, no Teatro do Sesi. Veja aqui (em arquivo excel ou word) a programação completa.
Os espetáculos nacionais virão de sete estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. O Porto Alegre em Cena é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com patrocínio da Petrobras, Braskem, Caixa, Multiplan e BarraShoppingSul. Apoio cultural da Funarte, Ministério do Turismo e Panvel Farmácias.
Entre as atrações internacionais, o diretor e cineasta Patrice Chéreau traz duas montagens: La Douleur, e Le Grand Inquisiteur. Do Canadá, três espetáculos estarão presentes: Crépuscule des Océans, da companhia Daniel Léveillé Danse; In Paradisum, da Coleman Lemieux & Compagnie’s, e Kiss Bill, da portuguesa radicada no Canadá Paula Vasconcellos. Kiss Bill abre o festival no dia 8 de setembro, no Teatro do Bourbon Country. Também com destaque está o incrível grupo israelense The Voca People, um fenômeno que saiu da internet. Pela primeira vez no Brasil, o grupo traz uma mistura de grupo vocal, performances e coreografias.O teatro do RS vem bem representado com espetáculos que concorrem ao Prêmio Braskem em Cena. E, mais uma vez, estará presente o Projeto de Descentralização, que se consolida como uma iniciativa que deu certo. Todos os anos bons espetáculos visitam as regiões da descentralização, levando arte e cultura para essas comunidades. As atividades formativas também enriquecem e dão mais vida ao festival. São oficinas e mesas redondas abertas ao público com renomados atores, diretores, professores, figurinistas, cenógrafos e iluminadores. Essa troca de experiências e aprendizado promove a interação entre público, cena local e convidados.
VENDA DE INGRESSOSDe 30 de agosto a 24 de setembroCentro de Eventos BarraShoppingSul – Entrada B – Nível GuaíbaAv. Diário de Notícias, 300 (veja aqui no link como chegar ao local)30 de agosto - das 8h às 20h31 de agosto a 7 de setembro - das 11h às 21h8 a 24 de setembro - das 11h às 18h Valores: R$ 20. Em caso de ingressos disponíveis, a bilheteria funcionará também no teatro específico, uma hora antes da apresentação. Descontos 50%Estudantes, professores, classe artística, Clube do Assinante ZH (titular e acompanhante), funcionários da prefeitura, clientes da Petrobras e da Caixa Econômica Federal, pessoas com mais de 60 anos, e para quem levar 1kg de alimento não perecível.Compras pela internet - www.poaemcena.com.br A compra de ingressos pela Internet obedecerá três passos: 1º Passo: Escolher os espetáculos e a quantidade de ingressos que desejaNos teatros com poltronas numeradas, garante o lugar quem confirmar a compra primeiroObs.: Reserva de 02 (dois) ingressos por espetáculo, no máximo.2º Passo: Efetuar o pagamento em até 24 horasVocê tem duas possibilidades para pagar seus ingressos reservados:a) nas bilheterias do Centro de Eventos BarraShoppingSul - somente em dinheiro; b) boleto bancário da Caixa Econômica Federal - emitido pelo nosso sistema após a reserva dos ingressosObs.: Se você não efetuar o pagamento no prazo estipulado de 24 horas, os ingressos reservados voltam automaticamente ao sistema de vendas. 3º Passo: Retirada dos ingressos a) clientes de Porto Alegre - munidos do comprovante de pagamento ou após o pagamento em dinheiro, retirar os ingressos na bilheteria do Centro de Eventos BarraShoppingSul. b) clientes do interior e demais estados - mesmo morando fora de Porto Alegre, você tem 24 horas para comprovar o pagamento dos ingressos reservados, enviando o recibo da CEF para o festival através de fax, mas poderá retirar seus ingressos comprados quando estiver em Porto Alegre. Obs: A retirada dos ingressos comprados pela internet, tanto para Porto Alegre quanto compradores de outras cidades, deverá ser feita exclusivamente no guichê para clientes da internet, no Centro de Eventos BarraShoppingSul, nos horários de funcionamento da bilheteria.

Nenhum comentário: