sexta-feira, agosto 07, 2009

*Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) promovem o "2º Colóquio Linguística e Literatura", que ocorre de 31 de agosto a 2 de setembro. Durante o evento, acadêmicos de mestrado e doutorado poderão apresentar trabalhos relacionados às suas pesquisas de dissertação ou tese. Haverá, ainda, minicursos.
As inscrições podem ser realizadas, até 21 de agosto, na Secretaria do PPGL, no 4º andar do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Os trabalhos devem ser enviados até o dia 24 de julho para o endereço citado.
Informações adicionais junto à comissão organizadora, formada pelos doutorandos Aline Lorandi, Gabriela Silva, Gabriele Donicht e Pedro Mandagará.
*A arte de arranjo floral japonesa será trabalhada em curso no Instituto de Cultura Japonesa da PUCRS, de 19 de agosto até 25 de novembro. As aulas ocorrem nas quartas-feiras, das 14h25min às 16h40min, na sala 501 do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
Sendo uma das artes tradicionais do Japão, a Ikebana desenvolveu uma linguagem simbólica e conceitos decorativos. A relação entre os materiais, o estilo do arranjo, o tamanho, forma, volume textura e cor do recipiente, o lugar e ocasião da exposição são fatores importantes. A prática do Ikebana, também chamada kado, ou o "caminho das flores", tem sido buscada como forma de meditação na passagem das estações, do tempo e da mudança. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3583 ou no site www.pucrs.br/icj.
*Na manhã desta quinta-feira, 6 de agosto, a PUCRS, através do Centro de Microgravidade (MicroG) e da Faculdade de Ciências Aeronáuticas (Faca), realizou uma videoconferência com o astronauta americano Mike Barrat, tripulante da International Space Station (ISS), laboratório espacial que orbita a Terra, em construção desde 1998.
O evento, que durou aproximadamente 30 minutos, oportunizou aos presentes um bate papo informal com o astronauta, que está no espaço desde março de 2009. Questionamentos técnicos sobre como é controlada a temperatura dentro da aeronave, curiosidades sobre como é dar 16 voltas em torno do planeta em 24 horas e quanto ao dia-a-dia do tripulante pautaram a atividade, que foi resultado de uma negociação de meses junto a National Aeronautics and Space Administration (Nasa).
Barrat, que falava direto da ISS enquanto a mesma passava sobre o continente africano, deu detalhes de sua missão no espaço e com muito bom humor atendeu a todos.
Participaram da videoconferência o reitor da PUCRS, Joaquim Clotet, o diretor da Faca, Elones Ribeiro, a coordenadora do MicroG, Thais Russomano, a vice-diretora da Faculdade de Medicina, Maria Helena Itaqui Lopes, além de pesquisadores, professores e demais membros da comunidade acadêmica.

Nenhum comentário: