quarta-feira, outubro 14, 2009


Exposição apresenta acervo de Moysés Vellinho
Até o dia 20 a Biblioteca Central Irmão José Otão da PUCRS expõe originais de livros, medalhas e condecorações do crítico literário Moysés Vellinho. A mostra comemora os 70 anos da publicação, por Vellinho, de um ensaio sobre a obra de Machado de Assis, cujos originais estão no Delfos - Espaço de Documentação e Memória Cultural da Universidade. A exposição está localizada no hall de entrada da Biblioteca e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h45min às 22h50min, e aos sábados, das 7h45min às 17h30min. A entrada é franca.
...
Torneio Empreendedor inscreve até sexta-feira
O Núcleo Empreendedor da PUCRS recebe inscrições para o "3º Torneio Empreendedor" até esta sexta-feira, 16 de outubro. A atividade busca despertar o espírito empreendedor e estimular a cultura empreendedora na Universidade. O evento premiará os três primeiros colocados com bolsas de estudos no valor total de R$ 19.000,00, seis meses de pré-incubação no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da PUCRS (Idéia) e o direito de entrar na etapa final do processo de seleção da incubadora Raiar.
As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais no site www.pucrs.br/eventos/torneioempreendedor ou pelo telefone (51) 3353-7754.
...
Seminário internacional sobre a história da literatura ocorre na PUCRS
Estão abertas as inscrições para a oitava edição do "Seminário Internacional de História da Literatura", que será realizado entre 27 a 29 de outubro. Renomados pesquisadores e professores do Brasil e do exterior vão debater assuntos da área em conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação e workshops.
No dia 29 de outubro às 18h, o jornalista e escritor Laurentino Gomes, autor da obra "1808", fala do tema "O desafio da linguagem na democratização do conhecimento". As atividades ocorrem no auditório do prédio 9, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
Inscrições de trabalhos pelo site www.pucrs.br/eventos/historiadaliteratura ou na na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, sala 201 do prédio 40, até esta quinta-feira, 15 de outubro. Para participar como ouvinte é possível se inscrever até o dia da atividade.
O seminário é promovido pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. Informações no site citado ou telefone (51) 3320-3680.
...
Técnicas para investir na bolsa de valores
O Laboratório de Mercado de Capitais da PUCRS (Labmec) está com inscrições abertas para a terceira edição do curso "Aprenda a Investir na Bolsa de Valores". Destinado a profissionais liberais, executivos, investidores, professores e estudantes, o encontro irá mostrar os benefícios de um planejamento financeiro pessoal e explicar o funcionamento do mercado de ações, ensinando de forma prática como analisar empresas, precificar ações e montar uma carteira segura de investimentos.
A atividade acontece neste sábado, 17 de outubro, das 9h às 19h, e será ministrada pelo professor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Leandro Rassier. Inscrições por meio do site www.labmec.com.br ou na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo telefone (51) 3384-4449.
...
Promusit participa de evento em Mato Grosso
O Projeto Museu Itinerante (Promusit) do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS participa, entre os dias 19 e 23 de outubro, da Semana de Ciência e Tecnologia em Cuiabá, no Mato Grosso. O convite foi feito pela Coordenadoria de Popularização da Ciência da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.
...
Gre-Nal com ex-atletas comemora o Dia do Idoso
O 1º Gre-Nal de Idosos, promovido pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (IGG), no dia 10 de outubro, foi uma verdadeira celebração à saúde na longevidade, dos ex-atletas da dupla e de todas as pessoas que podem se redescobrir na fase mais madura de suas vidas. O placar final de 1 X 1 foi o que menos importou frente ao clima de amizade e confraternização que tomou conta do evento.
A primeira demonstração de paz e integração, grande bandeira do evento, começou no vestiário. As equipes se prepararam no mesmo local, em clima de descontração e lembrança dos tempos em que jogavam profissionalmente. Após estarem devidamente preparados e aquecidos, subiram as escadarias que levam ao gramado do Parque Esportivo da PUCRS e foram recebidos com aplausos, gritos e assovios pelos torcedores presentes. Para retribuir, cada jogador entregou rosas brancas a quem estava na arquibancada.
O pontapé inicial foi dado pelo secretário municipal da Saúde de Porto Alegre Eliseu Santos, que representou o prefeito José Fogaça. "A Prefeitura é parceira desse evento de prestígio aos idosos, que são uma grande parcela da população brasileira e merecem todo o nosso respeito", afirmou.
O jogo, realizado em dois tempos de 35 minutos, mostrou que talento não se perde com o aumento da idade. Embora num ritmo moderado, as equipes trocaram passes precisos e criaram diversas chances para abrir o marcador na primeira etapa. As substituições, que ocorreram sem o limite tradicional de três para cada lado, também se tornaram motivo de festa. Amigos e familiares irrompiam em aplausos reconhecendo os que deixavam o campo e incentivando quem entrava no lugar. Os gritos de gol, porém, ficaram guardados para o segundo tempo.
De volta ao gramado, as equipes foram renovadas com a presença dos jogadores que estavam no banco. A partida ganhou mais velocidade e, aos 20 minutos, Altair abriu o placar para o Internacional. Com boa movimentação, o jogo seguiu aberto, com os dois times buscando o gol. Mas dessa vez foi o Grêmio que chegou às redes, com Nenê, faltando cinco minutos para acabar a disputa. Placar final: 1 x 1 e muita comemoração de ambos os lados, que foram reconhecidos cada qual com um troféu entregue pelo Dr. Newton Terra, idealizador do evento e coordenador do IGG.
Para Altair, 54 anos, essa "foi uma oportunidade de reencontrar os amigos e incentivar os jovens à prática do esporte, principalmente agora que o Brasil vai ser sede de uma Copa do Mundo e das Olimpíadas". Senimicaelso Rosa, o Nenê, 59 anos, disse manter o hábito de jogar "para chegar com saúde à terceira idade".
Os ex-atletas mais longevos em campo foram Breno Maranghello, 77 anos, pelo Grêmio, e Elton Fensterseifer, 72 anos, pelo Internacional. Caminhadas constantes, distância do cigarro e alimentação equilibrada compõe a receita de bem-viver dos dois.
A atividade teve o apoio das Pró-Reitorias de Extensão e de Assuntos Comunitários da Universidade, Programa Geron, Programa RS Amigo do Idoso, Fetapergs e Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Após a partida, um jantar oferecido pelo IGG reuniu os jogadores e equipes técnicas no restaurante Vila Olímpica, no prédio 80.

Escalações


Grêmio

Alberto
Detefon
Vilson
Cebola
Breno
Gaspar
Caio
Jurandir
FlechaVolmir
Loivo
Banco: Nenê, Fernandão, Taxinha

Internacional

Cavalheiro
Tadeu Xavier
Flávio
Larry
Jorge Andrade
Elton
Bolinha
Leitão
Dorinho
Lino
Harlen
Banco: Maninho, Claiton, Altair, Sarará, Betão e Itacir

Nenhum comentário: