domingo, outubro 11, 2009

Uma comitiva de prefeitos, vice-prefeitos, empresários, secretários e dirigentes de Turismo europeus de 17 comunidades que integram a Rota Romântica da Alemanha (Romantischer Strasse) foi recepcionada hoje, 9, na Secretaria Municipal de Turismo. Tomaram chimarrão e assistiram apresentação do Conjunto de Folclore Internacional Os Gaúchos, que mostrou danças e músicas regionais. Depois, a comitiva embarcou no ônibus Linha Turismo para um city tour pelos principais pontos turísticos da Capital.
O grupo, com cerca de 20 integrantes, veio conhecer a Capital depois de um tour pelos 13 municípios da Rota Romântica Brasileira, inspirada na iniciativa alemã e que se estende por 184 quilômetros entre a região do Vale do Sinos e a Serra gaúcha, integrando atrativos naturais, históricos e culturais de 13 municípios de colonização alemã no Rio Grande do Sul.
A comitiva está no Estado desde o dia 1° deste mês com o objetivo de ampliar o intercâmbio de informações e parcerias entre as rotas românticas dos dois países, numa aproximação que se iniciou em 2005. A Romantischer Strasse é um roteiro turístico famoso da Alemanha. Composto por 27 cidades do centro-sul do país, tem uma extensão de 370 quilômetros e completará 60 anos em 2010. O grupo fica na Capital gaúcha até amanhã, 10.
Essa é a primeira vez que a Romantischer Strasse veio ao Estado. Segundo o presidente da Associação dos Municípios da Rota Romântica (AMRR), Heitor Luiz Borella, a visita é muito importante para mostrar que a cultura alemã está espalhada pelo mundo todo. No Rio Grande do Sul, integram a Rota Romântica as cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.

Nenhum comentário: