terça-feira, abril 19, 2011

*O curso de especialização em Bioética, inédito nessa modalidade no Estado, está com os últimos dias de inscrições abertas. Promovido pelo Instituto de Bioética da PUCRS, debaterá, entre outros temas, terminalidade da vida, cuidados paliativos e ortotanásia; direitos dos pacientes, vulnerabilidade e dignidade humana; pesquisa com células-tronco, seres humanos e animais; responsabilidade com o meio-ambiente e com as futuras gerações. A cerimônia de abertura, no dia 29 de abril, será às 18h30min no auditório do 9º andar do prédio 50 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) e contará com a presença do Reitor, Joaq uim Clotet, criador do Instituto.
As aulas apresentarão diferentes visões sobre o tema, como aspectos antropológicos, filosóficos, jurídicos, médicos, biológicos, teológicos e espirituais. "Debates como a ortotanásia ou o uso de animais em pesquisas necessitam discussões além da área da Medicina porque envolvem uma decisão social e moral, pertinente a todo cidadão responsável. As aulas são destinadas a profissionais de todas as áreas", explica a diretora do Instituto, Jussara de Azambuja Loch. A intenção, segundo Jussara, é instigar os alunos a formar e fundamentar opiniões sobre a Bioética e incentivar a argumentação e o raciocínio crítico. "Discutiremos todas as formas de vida - ambiente e animais", completa.
Para a coordenadora, Lívia Pithan, o curso consolida uma produção acadêmica sobre Bioética existente na Universidade há muitos anos, mesmo antes da criação do Instituto, que existe há três. São conflitos que atingem toda a humanidade, e por isso não podem ser tratados apenas por uma perspectiva disciplinar. "Haverá troca de conhecimento entre docentes de diferentes áreas, não apenas entre aluno e professor. Esta especialização promove o encontro de várias disciplinas", explica.
A duração é de um ano. Os encontros ocorrerão às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã e tarde, com uma semana livre ao mês. As inscrições podem ser feitas pelo site www.pucrs.br/ib, no link Especialização. Informações complementares pelos telefones (51) 3320-3679 e (51) 3320-3727.

Nenhum comentário: