terça-feira, abril 19, 2011

A passagem da Sexta-Feira Santa, no dia 22 de abril, será celebrada com a participação de moradores da Zona Leste de Porto Alegre, agentes culturais e artistas profissionais, que irão encenar a Paixão de Cristo. O evento, que tem início às 14h30, com encenação em meio ao público, acompanha a 52ª Via Sacra do Morro da Cruz. A procissão reúne milhares de pessoas todos os anos, em realização da prefeitura, através da Coordenação de Descentralização da Secretaria Municipal da Cultura, com a Igreja São José de Murialdo, artistas e comunidade. Neste ano, a encenação terá algumas novidades, como uma cena inédita alusiva à Campanha da Fraternidade 2011, protagonizada pelo jovem ator Wagner Santos, revelado na comunidade do Morro da Cruz. Coletâneas de textos e citações que compõem nova narrativa intercalada com as cenas serão executadas ao vivo, pela locutora Adriane Azevedo. Além disso, o padre Laureano assume a direção do Santuário São José de Murialdo e dá a “Bênção da Macela”, antecedendo a encenação.

Programação

14h30 - MENSAGEM DA PAIXÃO - IGREJA SÃO JOSÉ DE MURIALDO

15h - BÊNÇÃO DA MACELA E INÍCIO DA ENCENAÇÃO - PALCO EM FRENTE À IGREJA

16h30 - INÍCIO DA PROCISSÃO - SUBIDA DA ENCENAÇÃO PELA RUA SANTO ALFREDO

18h – CRUCIFICAÇÃO / RESSURREIÇÃO - FINAL NO ALTO DO MORRO 52ª Via Sacra do Morro da Cruz

Clique aqui e confira informações sobre trajeto, trânsito, segurança, palcos e etapas, número de participantes, religiosos participantes e cronologia.A Prefeitura de Porto Alegre dá aporte financeiro ao evento e aciona diversos setores, tais como: Secretaria Municipal da Cultura (Coordenação de Descentralização da Cultura), Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), Centro Administrativo Regional - CAR Partenon, Orçamento Participativo e Secretaria de Coordenação Política e Governança Local, contando ainda com apoio da Brigada Militar, Secretaria de Estado da Cultura, TVE e FM Cultura.
Via Sacra no Morro da Cruz Dia: 22 de abril - Sexta-feira Santa – Aberto ao públicoHora: 14h30 - Classificação etária: livreLocal: Morro da Cruz - Bairro Partenon - Porto Alegre Rua Vidal de Negreiros, 550, esquina rua 1º de Março - Igreja São José de Murialdo

Nenhum comentário: