quinta-feira, agosto 28, 2008


* Nessa terça-feira, dia 26 de agosto, a Universidade foi agraciada com o prêmio "Fatos de Destaque 40 anos de Susesu", da Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do Rio Grande do Sul (Sucesu-RS). A categoria premiada destaca a Criação do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) como o principal fato da década de 1998 a 2008. A cerimônia ocorreu durante a festa dos 40 anos da instituição. Na ocasião, a PUCRS foi representada pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jorge Audy. Durante a entrega do troféu, foi ressaltado o pioneirismo e inovação que representou a criação do Parque na história da informática do Rio Grande do Sul. Estiveram presentes empresários, acadêmicos e profissionais da área de informática do Estado, além de vereadores e deputados. O "Fatos de Destaque" homenageia os mais importantes fatos que mudaram os rumos ou marcaram época na história nos últimos 40 anos da associação. Acontecimentos considerados dignos pela Susesu de serem perpetuados e lembrados, frutos do lançamento de produtos de software ou hardware, do desenvolvimento de novas metodologias, do uso inovador da tecnologia disponível na época, de mudanças na legislação ou de outro fato relevante no segmento público ou privado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
* A Faculdade de Serviço Social da PUCRS (FSS) promove o "Curso de Capacitação aos Supervisores de Estágio Curricular em Serviço Social". O principal objetivo é qualificar a interlocução entre os assistentes sociais das organizações que acolhem alunos estagiários e a Universidade, por meio da capacitação continuada aos profissionais que trabalham na área de supervisão de estágio obrigatório e não obrigatório, tendo em vista a formação permanente para o desenvolvimento das competências dos estudantes. A atividade, coordenada pela professora Alzira Maria Baptista Lewgoy, recebe inscrições até esta quinta-feira, 28 de agosto, às 20h, na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais na Faculdade de Serviço Social, sala 330 do prédio 15 e pelo telefone (51) 3320-3546.
* Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Geriatria e Gerontologia, promovido pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (IGG). A atividade, coordenada pelo professor Ângelo José Gonçalves Bós, é voltada para profissionais graduados em Medicina que buscam aprofundar o conhecimento sobre envelhecimento nos aspectos geriátricos e gerontólogos. Os interessados devem possuir mais de dois anos de experiência em atividades profissionais médicas. As aulas são realizadas em tempo integral, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h30min e das 14h às 18h30min, com duração de dois meses. As inscrições estão abertas até o dia 15 de setembro e as matrículas poderão ser feitas a partir do dia 17, após o resultado da análise de documentação. Outras informações no site www.pucrs.br/igg.
* O Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (Celin) da Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) promove o projeto Relendo a Literatura. O próximo encontro ocorre na quarta-feira, dia 10 de setembro, das 17h30min às 19h, na sala 305 do prédio 8 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Na ocasião, a professora da Faculdade de Letras Maria Tereza Amodeo debaterá as poesias de Fernando Pessoa. A atividade, válida como atividade complementar para os alunos da Fale, é realizada mensalmente e é apresentada em aulas dinâmicas que analisam obras da literatura em língua portuguesa, geralmente exigidas como leituras obrigatórias nos concursos vestibulares. O encontro é destinado aos professores de literatura, estudantes e interessados em geral. A entrada é franca e as vagas são limitadas. Inscrições e informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail relendoaliteratura@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3500 no ramal 4615.
* A mesma emoção com que o locutor Roberto Figueiredo anunciou em 31 de dezembro de 1968 a última edição do "Repórter Esso" foi dividida na manhã desta quarta-feira, 27 de agosto, quase 40 anos depois, com professores e estudantes da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos). Ele e mais Fabbio Perez e Lauro Hagemann, que também transmitiram o noticioso de maior credibilidade da história do rádio brasileiro, participam em Porto Alegre do lançamento do livro do professor Luciano Klöckner "O Repórter Esso - A síntese radiofônica mundial que fez História". O encontro no auditório da Faculdade reuniu mais de 200 pessoas e contou ainda com as presenças do autor, da diretora Mágda Cunha, de Ari dos Santos, presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Rio Grande do Sul, e de Celso Schröder, diretor da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj). Figueiredo, Perez e Hagemann narraram a forma com que chegaram à locução do noticioso radiofônico e que foi comum aos três - por seleção entre dezenas de candidatos - e a evolução das técnicas de produção e transmissão de notícias ao longo da existência do "Repórter Esso", evidenciando, assim, importantes momentos não apenas do Jornalismo como da própria História do Brasil. Entrevistados pelo professor Klöckner, os três também ressaltaram a contribuição à evolução do radio e do telejornalismo brasileiros, através dos manuais de redação e da imposição do poder de síntese como regra para as notícias individuais de até 20 segundos e de cinco minutos para o programa inteiro. Os locutores valorizaram ainda a pesquisa de Klöckner, doutor em Comunicação pela PUCRS e professor da Famecos, e a seqüência que ele lhe dá pela publicação do livro, em edição conjunta da AGE e da Edipucrs e que teve sessão de autógrafos com a participação dos quatro logo após a palestra desta manhã. O autor, Figueiredo, Perez e Hagemann também participaram da sessão de autógrafos realizada na véspera, na Livraria Saraiva do Shopping Praia de Belas. O lançamento está tendo o apoio da AGE e da Edipucrs, do Sindirádio e do Grupo Plaza de Hotéis.

Nenhum comentário: