segunda-feira, agosto 25, 2008


* Obesidade infantil, manejo nutricional na cirurgia bariátrica, alergias alimentares, nutrição esportiva, nutrição e oncologia e nutrição e estética serão alguns dos temas abordados na "1ª Jornada dos Formandos de Nutrição PUCRS", que ocorre desta quarta-feira, 27 de agosto, até sexta-feira, dia 29. Participam dos debates profissionais da área como o chefe do Serviço de Nutrologia do Hospital Unimed em Caxias do Sul, pediatra Nataniel Viuniski; o educador físico André Estrela; as nutricionistas Gabriela Cibeira, Raquel Chatkin, Aline Petter Schneider e Mariana Escobar, entre outros. O evento será no auditório do prédio 32 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) a partir das 19h30min.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do site www.pucrs.br/faenfi. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3646.

* Músicas de Chiquinha Gonzaga, Cécile Chaminade e Fanny Mendelssohn-Hensel estão na programação do projeto "Sobremesa Musical" desta quarta-feira, 27 de agosto. A Orquestra Filarmônica da PUCRS executará obras como "Lua Branca", "Gaúcho", "Valsa Carlos Gomes", "Plangente", "Atraente" e "Viva o Carnaval", de Chiquinha Gonzaga, além de "Finale - Allegro moderato - vivace" e "Andante Presto leggiero". A atividade conta com a participação especial do Trio Hella Frank, Inge Schmiedt Volkmann e Olinda Allessandrini, a convite da Faculdade de Letras, integrando as atividades do evento "Cyro Martins 100 Anos: Múltiplas Leituras". A atividade tem entrada franca e acontece todas as quartas-feiras, das 13h às 13h30min, no átrio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), prédio 9 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é do Instituto de Cultura Musical da Universidade. Outras informações e sugestões para os próximos eventos no site www.pucrs.br/icm ou pelo telefone (51) 3320-3582.
* Nesta quarta-feira, 27 de agosto, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS realiza sua aula inaugural. O ministrante será o professor da Universidade de Berna, Suíça, Thomas Kesselring, que abordará o tema As duas raízes do agir moral. A atividade será às 14h, no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais pelo telefone (51)3320-3554 ou e-mail http://filosofia-pg@pucrs.br/. A entrada é franca.
* A PUCRS sedia, nos dias 26 e 27 de agosto, o seminário "Cyro Martins 100 anos - Múltiplas Leituras", que homenageia o centenário de aniversário do escritor e psicanalista. O evento é promovido pelo Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins (Celpcyro). A abertura será realizada por Luiz Antônio de Assis Brasil, professor da Faculdade de Letras da PUCRS e coordenador do Delfos - Espaço de Documentação e Memória Cultural, e Maria Helena Martins, filha de Cyro Martins, criadora e diretora-presidente do Celpcyro. No primeiro dia, assuntos relacionados à Literatura e Comunicação serão debatidos em mesas-redondas. Cinema e psicanálise será o tema dos debates no segundo dia do encontro.
A atividade, que é aberta ao público em geral, inicia às 19h30min e acontece no auditório do prédio 9, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares podem ser obtidas nos site http://www.celpcyro.org.br/ e na página www.pucrs.br/fale/cyro.html.
* A Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da PUCRS (Faenfi) promove mais uma edição do ciclo de palestras "Nutri Hour - A hora da Nutrição". O próximo encontro terá como tema Aleitamento Materno e será ministrado pela nutricionista Lilia Farret Refosco no dia 2 de setembro, às 19h30min. A atividade, aberta ao público em geral, vai abordar a importância do aleitamento materno, a discussão sobre as políticas públicas que apóiam a aleitação, entre outros assuntos. A palestra é gratuita e acontecerá no auditório do Laboratório de Ciência e Arte dos Alimentos, térreo do prédio 41, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). É válida como atividade complementar para os alunos da graduação da Faculdade. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas na secretaria da Faenfi, prédio 12 da Instituição. Outras informações pelo telefone (51) 3320- 3646.

Nenhum comentário: