quarta-feira, agosto 27, 2008

* Dia 8 de setembro, às 19h30, as bandas GMK e Volantes são atrações do projeto República do Rock. A iniciativa abre espaço para produções independentes, promovendo o encontro de duas bandas do cenário cultural da cidade. O evento acontece na Cia de Arte (Rua dos Andradas, 1780), com entrada franca. A apresentação é de Leo Felipe, âncora do programa Radar da TVE e curador convidado da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) para o República do Rock. A cada quinze dias, bandas novas e novíssimas, que mal têm acesso aos palcos nos bares da Capital e do Estado, têm uma chance de tocar sob a iluminação de um teatro. Além de melhores condições acústicas e platéias atentas, o República do Rock quer oferecer mais um canal de divulgação para os sons do novo milênio na paisagem musical. Alguns shows serão gravados pela TVE e exibidos em rede para o Estado.
* Por motivo de superlotação, a emergência adulta do Hospital São Lucas da PUCRS que atende a pacientes do SUS está fechada por tempo indeterminado. Com 11 leitos, o serviço estava atendendo a 26 pacientes esta manhã. A direção solicita que a população procure outras instituições de saúde.
* A Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir), por meio do Departamento de Direito Público, realiza a 2ª edição do "Grupo de Estudos Direito do Mercado - O Mercado Financeiro e de Capitais". Sob a coordenação do professor Fernando Smith Fabris, as aulas buscam promover o conhecimento e a reflexão sobre o regime jurídico do mercado financeiro e de capitais. Ocorrem de 3 de setembro a 19 de novembro, as quartas-feiras das 18h30min às 19h30min no prédio 11 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Interessados em participar podem realizar a inscrição na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40. Informações pelo telefone (51) 3320-3680.
* O curso de Nutrição da Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia
da PUCRS (Faenfi) realiza nesta sexta-feira, 29 de agosto, um reencontro de professores e diplomados. Será um jantar de confraternização, por adesão, às 20h, na Pizzaria Nono Ludovico, na avenida Lavras, 328. A presença deve ser confirmada pelo e-mail diplomadospucrs@pucrs.br até esta quarta-feira, 27 de agosto.
* Como parte do Programa de Apoio à Bibliografia, lançado no início do ano, a Editora Universitária da PUCRS (Edipucrs) oferece apoio na aquisição de obras indicadas nos planos de ensino de disciplinas de cursos de todos os campi da Universidade. Para participar, o professor deve preencher um formulário disponível no site www.pucrs.br/edipucrs. O material será adquirido pela Livraria Edipucrs e repassado aos alunos e professores com preços especiais. Para obras publicadas por editoras universitárias e pela Edipucrs o desconto será de 30%. As de editoras comerciais terão o maior desconto possível, de acordo com as tratativas feitas. Informações pelo telefone (51) 3320-3906 ou no site citado.
* O Programa Geriatria e Gerontologia para a Comunidade desta quinta-feira, 28 de agosto, tratará sobre o tema "O idoso e a Família", com a terapeuta ocupacional Zayanna Lindôso. A atividade, com entrada franca, tem vagas limitadas e ocorre das 11h às 12h na sala 2 do IGG, no 3º andar do Hospital São Lucas, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). Outras informações e inscrições pelo telefone (51) 3336-8153.
* A Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir) recebe inscrições para o Grupo de Pesquisa "Novas tecnologias e relações de trabalho". Os encontros, coordenados pela professora Denise Pires Fincato, serão quinzenais e o foco principal será o teletrabalho. A atividade é aberta ao público, tem entrada franca e iniciará na próxima quinta-feira, 28 de agosto, das 14 às 15h30min. O evento ocorre na sala 1038 do prédio 11, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3537.
* Interceptações telefônicas, Lei Maria da Penha, liberdade de expressão e direito penal, criminologia e controle social na contemporaneidade e o direito penal e os 20 anos da Constituição Federal são alguns dos temas debatidos no "7º Congresso Transdisciplinar de Estudos Criminais", que acontece nos dias 4 e 5 de setembro no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As palestras serão realizadas nos turnos da manhã, tarde e noite e ministradas por professores da Faculdade de Direito (Fadir), do Instituto Transdisciplinar de Estudos Criminais (Itec/RS) e de outras universidades. Também haverá o lançamento da "Revista de Estudos Criminais", comemorativa aos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminias da Universidade (PPGCRIM) e da fundação do Itec/RS, além de uma homenagem aos professores que marcaram a história do instituto. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3680 ou e-mail proex@pucrs.br. As inscrições podem ser realizadas na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40.
* O "Projeto Cultivando a Vida", realizado pelo Centro de Pastoral e Solidariedade e pela Gerência de Recursos humanos da PUCRS, tem novidades nesta edição. A nova proposta prevê a participação de todos os técnicos administrativos, inclusive aqueles que já estiveram no encontro em outros anos. A atividade existe desde 2002 e tem como objetivo fazer com que os valores educacionais Maristas sejam conhecidos e vivenciados, fortalecendo a formação humana e propiciando o bem-estar dos funcionários da Universidade. O evento acontece quinzenalmente, pela manhã ou à tarde, e o funcionário pode participar de encontros temáticos após a primeira etapa se tiver interesse. A próxima reunião acontecerá nesta quinta-feira, 28 de agosto, das 14h às 17h30min, no Centro de Pastoral e Solidariedade, prédio 17, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Os interessados devem contatar o diretor ou encarregado de sua unidade.
* Você sabe o que significa oxímoro, dêixis e anáfora? São alguns dos recursos de linguagem que serão explicados nos encontros do projeto "O que é?", organizado pela Faculdade de Letras da PUCRS (Fale). A atividade busca apresentar temas relacionados à Lingüística e Literatura, por meio de aulas expositivas e dinâmicas, utilizando exemplos práticos para esclarecer dúvidas. Todos os temas foram levantados por professores da Fale, a partir de dificuldades expostas pelos alunos em sala de aula. Os encontros serão realizados sempre das 18h às 19h na sala 305 do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O próximo será ministrado pela professora Anna Faedrich no dia 28 de agosto e abordará as Narrativas da introspecção: formas da narrativa, autobiografia, autoficção, diário, romance epistolar. Também haverá palestras nos meses de setembro, outubro e novembro. As inscrições são gratuitas, mediante doação de um livro infanto-juvenil, e serão feitas nos horários e datas dos encontros. Outras informações e a programação completa podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3676, ramal 8277.

Nenhum comentário: