sexta-feira, agosto 29, 2008

* Com a proximidade do início da primavera, os Ipês (Tabebuia sp) de Porto Alegre começam a ganhar sua floração característica. Como forma de homenagear esta árvore tão representativa em nossa cidade, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) se prepara para realizar a exposição fotográfica "Ipês". Para compor a mostra, serão selecionadas imagens enviadas pela comunidade que retratem o tema proposto. Cada participante poderá inscrever até três fotografias de sua autoria. As fotos devem ser impressas no tamanho de 24cm X 30cm e entregues na administração do MCT, prédio 40 do Campus Central (avenida Ipiranga 6681 - Porto Alegre), das 8h às 18h, até 12 de setembro. Uma comissão formada por integrantes da Instituição escolherá as melhores imagens, que serão expostas no Museu. Seus autores participarão de uma cerimônia de inauguração. O regulamento e outras informações podem ser obtidos no site www.pucrs.br/mct/eventos, pelo e-mail relacionamento.mct@pucrs.br ou telefone (51) 3320-3597.Sobre o Ipê:
O Ipê (em tupi-guarani, significa "árvore de casca grossa" e tabebuia é "pau" ou "madeira que flutua") - muitas vezes chamado de pau-d´arco - é apreciado pela qualidade de sua madeira, que pode servir para fins ornamentais e decorativos. A árvore é alta, podendo chegar até 30m (na cidade, em locais abertos, chega a cerca de 10-15m), bem copada e na época de floração perde totalmente as folhas para dar lugar às flores das mais variadas cores (brancas, amarelas roxas ou rosa). É uma árvore originária do cerrado, não precisando de muita água, apenas no começo. É uma das espécies homologadas para plantio nas cidades pelo fato de possuir raiz pivotante (para baixo), que não quebra as calçadas. Recomenda-se o plantio onde haja bastante espaço para cima. Floresce no período de julho a setembro e frutifica de setembro a outubro. Os diversos tipos de ipê recebem os nomes conforme as cores de suas flores ou madeira. Os que mais se dest acam são os seguintes: ipê-amarelo ou ipê comum, ipê-tabaco, ipê-branco, ipê-roxo ou ipê-rosa.* Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabebuia.
* A Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face) promove mais uma edição do "Seminário Economia às 5 e ½". Nesta segunda-feira, 1º de setembro, o professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Valter Stülp abordará o tema Variações nas Desigualdades Salariais na Agricutura e Indústria Gaúcha. A atividade será realizada às 17h30min no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3688.
* Você sabe o que significa oxímoro, dêixis e anáfora? São alguns dos recursos de linguagem que serão explicados nos encontros do projeto "O que é?", organizado pela Faculdade de Letras da PUCRS (Fale). A atividade busca apresentar temas relacionados à Lingüística e Literatura, por meio de aulas expositivas e dinâmicas, utilizando exemplos práticos para esclarecer dúvidas. Todos os temas foram levantados por professores da Fale, a partir de dificuldades expostas pelos alunos em sala de aula. Os encontros serão realizados sempre das 18h às 19h na sala 305 do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O próximo será ministrado pela professora Ailma Nascimento no dia 2 de setembro e abordará as Variedades de Fala e Transcrição. Também haverá palestras nos meses de outubro e novembro. As inscrições são gratuitas, mediante doação de um livro infanto-juvenil, e serão feitas nos horários e datas dos encontros. Outras informações e a programação completa podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3676, ramal 8277.
* A Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da PUCRS (Faenfi) promove mais uma edição do ciclo de palestras "Nutri Hour - A hora da Nutrição". O próximo encontro terá como tema Aleitamento Materno e será ministrado pela nutricionista Lilia Farret Refosco no dia 2 de setembro, às 19h30min. A atividade, aberta ao público em geral, vai abordar a importância do aleitamento materno, a discussão sobre as políticas públicas que apóiam a aleitação, entre outros assuntos. A palestra é gratuita e acontecerá no auditório do Laboratório de Ciência e Arte dos Alimentos, térreo do prédio 41, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). É válida como atividade complementar para os alunos da graduação da Faculdade. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas na secretaria da Faenfi, prédio 12 da Instituição. Outras informações pelo telefone (51) 3320- 3646.
* Fechada desde terça-feira à tarde, a emergência adulta do Hospital São Lucas da PUCRS reabriu na manhã desta sexta-feira. No entanto, continua lotada, com 20 pacientes para 11 leitos - por isso, a direção solicita que apenas os casos mais graves sejam direcionados ao hospital. Na pediátrica, são oito crianças para cinco vagas.
* A partir da próxima segunda-feira, 1º de setembro, até sábado, dia 6, ocorre na PUCRS a "1ª Jornada de História e Meio Ambiente" e a "1ª Mostra de Documentários Ambientais". Os eventos trabalharão visões sobre a expansão do monocultivo de árvores exóticas no Estado, desde a história do movimento ambientalista gaúcho até a transformação da paisagem atual no Rio Grande do Sul. Serão apresentados, ainda, os documentários "Cruzando o Deserto Verde", (Ricardo de Sá, Brasil, 50 min); "A História das Coisas" (The Story of Stuff, Annie Leonard, EUA, 20 min); "Lutzenberger: For Ever Gaia" (Frank Coe, Brasil, 1993) e "Celulose no Pampa" (Grupo Mamangava, Brasil, 2006, vídeo digital/51 min). O evento tem entrada franca, mediante doação de um quilo de alimento não perecível. As inscrições podem ser feitas no local, no auditório do prédio 40 do Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade (FFCH), Centro Acadêmico da Faculdade (Casta) e Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente. A abertura, na segunda-feira, 1º de setembro, será no auditório do prédio 5, às 18h30min.
Participam dos debates ambientalistas como Christian Lavich Goldschmidt, coordenador cultural da Fundação Gaia - Legado Lutzenberger; José Hoffmann, do Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente; Flávio Lewgoy, da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan); Augusto Carneiro, pioneiro da luta ecológica no Estado e fundador da Agapan na década de 1970, entre outros.
* O Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS, por meio do Departamento de Propedêutica Jurídica e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Fundamentais, promove o "Painel Internacional sobre a Dignidade da Pessoa Humana". O evento contará com a presença de Stefhan Kisrte, falando sobre Pessoa e Dignidade, Miguel Azpitarte, que trata da Dignidade da Pessoa Humana e a Tutela dos Direitos Fundamentais, e Peter Häberle, abordando a "Dignidade da Pessoa Humana, Cultura e Democracia". Sob coordenação dos professores Ingo Wolfgang Sarlet e Thadeu Weber, o painel será realizado no dia 9 de setembro, às 19h, no auditório térreo do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Inscrições e informações adicionais na Pró-Reitoria de Extensão, sala 201 do prédio 40, e pelo site www.pucrs.br/cursoseeventos.

* O "Projeto Matinê das Duas - Cine Comentado" desta segunda-feira, 1º de setembro, exibe o filme "O Tempero da Vida". A história, que inicia em Istambul, mostra a relação entre o pequeno Fanis (Markos Osse) e seu avô Vassilis (Tassos Bandis), um "filósofo" que dá aulas de astronomia ao neto utilizando os elementos da culinária. Após ficarem separados devido à disputa entre Grécia e Turquia pela ilha de Chipre na década de 50, os gregos são deportados pelos turcos, e longe do avô, Fanis começa a desenvolver um talento culinário por meio das lembranças dos dias em que aprendia os segredos da vida, da diplomacia, do amor e da gastronomia com Vassilis. A atividade é voltada para pessoas com 50 anos ou mais e tem entrada franca. Ocorre a partir das 14h no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3708.
* A Faculdade de Matemática da PUCRS (Famat) recebe inscrições para o curso "Nivelamento em Matemática", que trabalhará proporções, regra de três, porcentagem, sistemas de unidades, funções, exponencial e logarítmica para colaborar na formação de alunos de graduação e profissionais da área de Farmácia. As aulas vão de 11 a 13 de setembro e ocorrem pela manhã, das 8h30min às 12h. Interessados em participar podem realizar a inscrição na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3680.

Nenhum comentário: