quinta-feira, agosto 28, 2008


* Nesta sexta-feira, 29 de agosto, a partir das 8h, a Ilha da Pintada, na Capital, será mapeada pelo Núcleo de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS (FAU). O trabalho inédito de identificação das condições de acessibilidade da cidade vai subsidiar o Plano Diretor de Acessibilidade de Porto Alegre. A fase de levantamentos de dados, que começou em março, conta com a participação de 30 estagiários, alunos da Faculdade, supervisionados pelos professores-pesquisadores Mario Ferreira, Ana Cé, José Carlos Campos e Suzana Barbosa. Os resultados serão apresentados à Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social no final de 2008. A partir desse diagnóstico, o município pretende propor o Plano Diretor de Acessibilidade da Capital.

* Integrantes da Universidade de Valência (Espanha) visitaram a PUCRS nesta quinta-feira, 28 de agosto, e na oportunidade foi assinado um convênio de cooperação para a realização de intercâmbios entre estudantes, docentes e pesquisadores, criação de projetos de pesquisa em parceria, promoção de eventos científicos e culturais e troca de informações e publicações acadêmicas. Pela universidade espanhola estiveram presentes o reitor, Francisco Tomás, o vice-reitor de Política Científica e Cooperação Internacional, Manuel Costa, e a professora catedrática Mercedes Torrevejano Parra. O grupo foi recebido pelo Reitor, Joaquim Clotet, pelo Vice-Reitor Evilázio Teixeira, pelos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Jorge Audy, Graduação, Solange Medina Ketzer, pelo assessor para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais, Dario de Azevedo, e pelo diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Draiton Gonzaga de Souza. Os membros da Universidade de Valência permanecem em Porto Alegre até esta sexta-feira, 29 de agosto, realizando visitas ao Hospital São Lucas, Instituto de Pesquisas Biomédicas, Museu de Ciências e Tecnologia, Tecnopuc, Parque Esportivo, Biblioteca, além de outras unidades acadêmicas.
* Amanhã, 29 de agosto, é o último dia de iscrições para o "2º Torneio Empreendedor". Pela primeira vez, a competição tem um patrono, André Johannpeter, presidente do Grupo Gerdau e formado em Administração de Empresas pela PUCRS. O evento, promovido pelo Núcleo Empreendedor da Universidade, terá premiação no dia 20 de novembro. Os três primeiros colocados receberão bolsas de estudo (R$ 14,4 mil para o 1º lugar), poderão entrar na etapa final de seleção na Incubadora Raiar e ganharão cursos. O grande vencedor terá ainda seis meses de incubação no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (Idéia).
Podem participar equipes de dois a quatro alunos de graduação. O objetivo é despertar o espírito empreendedor. Inscrições pelo site www.pucrs.br/eventos/torneioempreendedor.
* A Faculdade de Engenharia (Feng) realiza a "17ª Semana da Engenharia da PUCRS". A atividade busca uma maior integração entre os estudantes, professores e funcionários, além de oportunizar o aprendizado de conteúdos importantes para sua formação por meio de atividades extracurriculares como palestras, minicursos, visitas técnicas, entre outros. O evento é gratuito e ocorre de 2 a 4 de setembro. A participação dos alunos é válida como atividade complementar. Para inscrições e informações adicionais sobre a programação e regulamento, acesse o site www.pucrs.br/feng/semana.
* O Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Informática promove a primeira palestra dos "Seminários PET-Inf" deste semestre. Ministrado por Leonardo Mello, da Zero Defect, e Felipe Santos, da Ilegra, o encontro aborda o tema Teste de Software em Ambientes Críticos. A atividade busca oportunizar a difusão de conhecimentos de seus palestrantes, expondo seus trabalhos e de seus grupos de pesquisa, assim como discutindo experiências com outros professores e interessados na área de apresentação, no âmbito da Facin.
A entrada é franca e não é necessária inscrição prévia. O evento ocorre no dia 1º de setembro, às 14h, no auditório 517 do prédio 32, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo site www.inf.pucrs.br/~petinf ou pelo e-mail petinf-l@inf.pucrs.br.
* No dia 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Tabaco. Nesta data a PUCRS certificará os ambientes livres do fumo no Campus Central e no Hospital São Lucas. A ocasião é um alerta aos perigos do tabagismo passivo. Recentemente foi revelado um estudo que constata, somente no Brasil, a morte de sete pessoas por dia devido a doenças relacionadas ao cigarro sem nunca terem fumado. Este número revela o óbito de 2.555 pessoas por ano relacionado a essas causas. A pesquisa foi feita apenas em conglomerados urbanos e não considerou algumas outras doenças relacionadas ao cigarro, constatando assim, o provável aumento desse número se for considerado as regiões rurais e menos urbanizadas do País. "Instituições como a nossa tem que fazer alguma coisa. Em função disso estamos certificando os prédios completamente isentos de fumaça do cigarro, no sentido de melhorar o ar que os docentes e discentes da Universidade respiram", explica o médico José Miguel Chatkin, coordenador do Ambulatório de Cessação do Tabagismo do Hospital São Lucas da PUCRS. Os certificados serão entregues às 9h, na sala 202 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
* A FarmáciaEscola da PUCRS, por meio da "Campanha pelo uso racional de medicamentos", recebe remédios vencidos ou que não são mais utilizados com a idéia de conscientizar os usuários e evitar problemas relacionados ao uso ou descarte inadequado. Interessados em participar podem procurar a FarmáciaEscola, que fica no prédio 12B do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3384-2257.

Nenhum comentário: