terça-feira, agosto 26, 2008

* A Secretaria Municipal de Educação (Smed) cadastra educadores interessados em participar do Programa Brasil Alfabetizado 2008/2009 como alfabetizadores voluntários. Os participantes receberão uma bolsa do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional. O programa do governo federal tem o objetivo de cadastrar educadores para alfabetizar cidadãos com mais de 15 anos que não tiveram oportunidade ou foram excluídos da escola antes de aprender a ler e a escrever. Informações pelo telefone 0800-510-0404.
* Em razão da grande procura, a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) abre inscrições para a segunda turma da oficina de Poesia e Performance, com a escritora Telma Scherer. São dez encontros que ocorrem da próxima quarta feira, 27, até 26 de setembro, quartas e sextas-feiras, das 10h às 12h, na sala 400 da Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551). A oficina tem por objetivo a produção textual do gênero poesia e a criação de performance para os textos produzidos, tendo como foco a produção poética para ser recitada. A atividade culmina com uma performance coletiva dos participantes, com apresentação aberta ao público. Inscrições e outras informações podem ser obtidas na Coordenação do Livro e Literatura, pelo telefone 3289-8072. A oficina é aberta ao público interessado, com idade mínima de 16 anos.
*O Atelier Livre da Secretaria Municipal da Cultura promove, de 3 de setembro até 10 dezembro, em todas as quartas das 19h às 22h, o curso Introdução à História da Arte: do Renascimento ao Modernismo. As aulas serão ministradas pela professora Maria Helena Bernardes, bacharel em Artes Plásticas e Especialista em Expressão Gráfica pela Ufrgs e que atua na atividade artística desde 1988. As inscrições estarão abertas de 25 a 29 de agosto na secretaria do Atelier Livre (Avenida Erico Verissimo, 307), de segunda à quinta-feira, das 9h às 11h30; das 14h às 17h30 e das 18h30 às 21h30, e sexta-feira até as 18h. O curso tem custo de R$ 100, com fornecimento de toda bibliografia e disponibilização de gravação das imagens e textos utilizados. O programa partirá do surgimento da pintura de cavalete e da moldura, no Renascimento Italiano, chegando às origens da pintura abstrata, no Modernismo Europeu, e passando pela arte brasileira após o período colonial. O objetivo do programa é possibilitar o reconhecimento dos diferentes períodos e situá-los no panorama histórico, social e cultural correspondente. Introdução aos principais estilos, escolas e movimentos da arte ocidental entre os séculos XV e XX: artes renascentistas, barrocas, rococós, neoclássicas, românticas, impressionistas e primeiras vanguardas modernistas.
Mais informações pelo telefone (51) 3289-8057 e 3289-8058.
*Estão abertas as inscrições para o curso básico de primeiros socorros do Hospital de Pronto Socorro (HPS). O encontro ocorrerá no dia 30 de agosto, das 8h as 13h, no auditório do HPS, no 3º andar. Dirigido à comunidade, o curso tem o objetivo de treinar o atendimento inicial e básico em situações como parada cardiorrespiratória, envenenamento, ingestão de corpo estranho, queimaduras, choque elétrico e necessidade de imobilização.
Interessados podem se inscrever até o dia 27 (quarta-feira) e devem se encaminhar à direção científica do HPS (Largo Teodoro Herzl, s/nº), no 6º andar, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h. São 50 vagas disponíveis, e o custo é de R$ 35.
* O projeto Histórias de Trabalho, da Prefeitura de Porto Alegre, chega a sua 15ª edição com a finalidade de recuperar uma parte da memória e do imaginário acerca do universo do trabalho através de textos e imagens produzidos pelos próprios trabalhadores.As inscrições para o próximo Histórias de Trabalho acontecem entre 12 de junho e 29 de agosto de 2008. O concurso abrange seis categorias: 1) Histórias Verdadeiras;2) Histórias Inventadas; 3) Poesia; 4) Fotografia; 5) Ensaio Acadêmico; 6) Histórias em Quadrinhos e cartum.Leia o regulamento atentamente antes de fazer a inscrição. A organização não assume qualquer responsabilidade por inscrições que desrespeitem o regulamento e venham a ser anuladas.Clique aqui para fazer a inscrição via internet.Os trabalhos serão selecionados por uma comissão julgadora composta por 24 especialistas - três em cada categoria - e farão parte do livro Histórias de Trabalho 2008. Essa série recebeu o título de leitura "altamente recomendável" pelo Ministério da Educação.As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pessoalmente, por terceiros, pelo correio ou pelo site da PMPA. Os interessados podem inscrever até três trabalhos. A seleção é feita por três jurados, que escolhem por consenso ou por maioria de três a dez trabalhos, conforme a qualidade e a quantidade de inscritos. Esses trabalhos vão compor o livro Histórias de Trabalho, que é lançado no ano seguinte ao da seleção. Para informações foi criado o endereço historiastrabalho@smc.prefpoa.com.br. A Coordenação do Livro e Literatura do Centro Municipal de Cultura Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (av. Erico Verissimo, 307), receberá os interessados de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3289.8072 ou 3289.8073.

Nenhum comentário: