sexta-feira, setembro 19, 2008

* A programação da 18ª Semana da Primavera traz diversas atividades nas áreas verdes neste final de semana. No sábado, 20, a partir das 16h, a Praça Cônego Alfredo Ody, no Bairro Petrópolis, recebe placa denominativa, assim como o bosque que há no local, o qual passa a se chamar Monsenhor Avelino Dalla Vecchia. A praça é adotada pela empresa Rossi Residencial e fica localizada entre as ruas Visconde Duprat, Heretiano Rocha e Curvelo, numa área total de 27.499,92 metros quadrados, com áreas de preservação cercadas de 13,2 mil metros quadrados. O projeto contempla quadras esportivas com telamento e piso de saibro, arquibancada em concreto, recantos com equipamentos de ginástica, recanto infantil com brinquedos, bancos com encosto, pista de skate, ponte de madeira, passeios externos e internos, rampas e acessibilidade a pessoas portadoras de necessidades especiais, cercamento de quatro áreas de preservação permanente e proteção com gradil das áreas de estar com mirante. No domingo, 21, Dia da Árvore, às 10h, a Praça Carlos Simão Arnt (antiga Praça da Encol), adotada pelo Hospital Mãe de Deus, recebe plantios, numa parceria da Smam com a Wizo Rio Grande do Sul. A atividade terá participação de alunos do Colégio Israelita.
Pandorgas - O Parque Natural Morro do Osso comemora seu 14º aniversário também no domingo. A programação inicia-se às 9h30, com as inscrições para o 10º Festival de Pandorgas. Das 13h às 14h30, ocorrem as oficinas de confecção das pipas e, às 15h, tem início o festival, no platô do topo do morro. Para as 16h, está programado o tradicional “parabéns a você” ao morro.
Desenvolvida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), a Semana da Primavera conta com apoio da Associação Rio-Grandense de Floricultura (Aflori), shopping Iguatemi e Rede Zaffari. As atividades estendem-se até o dia 28, quando ocorre o IV Ciclotour, passeio ciclístico com saída do Parque Marinha do Brasil, às 9h, além das atividades artísticas que serão apresentadas no Parque Marechal Mascarenhas de Moraes, a partir das 15h.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3289-7525, na Coordenação de Eventos da Smam. A programação completa pode ser acessada em www.portoalegre.rs.gov.br/smam. Em caso de chuva, a programação pode sofrer alterações.
* A primeira oficina apresentando os quatro elementos do hip hop: b.boys, MC, DJ e grafitti será realizada na segunda-feira, 22, a partir das 14h, na Escola Estadual Coelho Neto (Rua Alexandre Herculano, 11, Bairro Bom Jesus) e terá seqüência até a sexta-feira, 26, nos colégios Julinho, Alberto Pasqualini, Paula Soares e Padre Léo. A atividade é parte da 1ª Semana do Hip Hop, que vai de 22 a 28, com exibições de dança, exposição, oficinas e debates em escolas púbicas, batalhas de dança de crews por b.boys, além do trabalho em pintura do lado externo do muro do Teatro de Câmara Túlio Piva. A arte do hip hop, movimento cultural de rua, ganhou espaço na programação oficial do município por meio de lei municipal que insitui a Semana do Hip Hop no calendário de eventos. Segundo o coordenador da Descentralização da Cultura, Camilo de Lelis, a 1ª Semana do Hip Hop está focada na reflexão dos diferentes aspectos da arte dos movimentos de rua da Capital. “Vamos mostrar à cidade e nas escolas o trabalho que é sucesso na periferia e valorizar esta arte da dança, da música, do canto e da rima, bem como da pintura, que formam os quatro elementos do hip hop", destaca Lelis. Um dos líderes do movimento, Tiririca, afirma que o hip hop é um movimento cultural, artístico e intelectual. “Somos oriundos das periferias do mundo e há mais de quatro anos realizamos espetáculos com público superior a dez mil pessoas sem qualquer registro de violência”, garante. Em Porto Alegre o movimento hip hop surgiu e se firmou no Bairro Rubem Berta e Tiririca afirma estar orgulhoso da importância do movimento como alternativa ao crime e à violência nas periferias.
Programação - Nas escolas Coelho Neto (Bairro Bom Jesus), Julio de Castilho (Azenha), Alberto Pasqualini (Restinga), Paula Soares (Centro), Padre Léo (Rubem Berta), nos dias 22, 23, 24, 25 e 26 serão apresentados, aos estudantes do ensino médio, s quatro elementos do hip hop (sempre à tarde) por 21 oficineiros.
No teatro, será nos dias 27 e 28, com a realização do Grande Encontro do Graffiti, com a pintura do muro do Teatro de Câmara Túlio Piva. Participam 12 grafiteiros convidados. Ao mesmo tempo, no interior do teatro, ocorre a exposição de telas de outros 12 artistas.
Ainda no dia 27, haverá apresentação e batalhas de b.boys. A exibição acontece das 14h às 16h, com premiações para 1º, 2º e 3º lugares. No dia 28, a batalha será de Freestyle, onde dois MCs estarão se enfrentando por meio de rimas de improviso, obedecendo ao mesmo horário da disputa das Crews, das 14h as 16h.



Nenhum comentário: