sexta-feira, setembro 19, 2008

* A partir desta segunda-feira, 22 de setembro, ocorre na PUCRS a "1ª Jornada de Estudos Avançados em Criminologia e Controle Social". Serão abordados temas como a política criminal do medo e a criminalização dos movimentos sociais, a violência e a segurança pública no Brasil, dilemas e perspectivas na administração da justiça penal no país, e mais assuntos. Na quarta-feira, 24 de setembro, os candidatos à Prefeitura de Porto Alegre discutem propostas para a gestão municipal da segurança pública. O debate será das 19h30min às 22h. As palestras ocorrerão no auditório do prédio 11, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais e Departamento de Direito Penal e Processual Penal da Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir). A atividade termina na sexta-feira, 26 de setembro. A programação completa pode ser conferida no site www.pucrs.br/eventos/criminologia. Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3680 ou e-mail proex@pucrs.br.
* As bandas "Os Efervescentes", "Os Horácios", "Motel Flamingo" e "Dama e os Valetes Doidos" foram selecionadas para tocar na festa de encerramento do 21º SET Universitário, que ocorrerá no dia 24 de setembro, às 23h, no bar Opinião (José do Patrocínio 834 - Porto Alegre). No total, 20 grupos se inscreveram para disputar uma das vagas. Pelo menos um dos integrantes precisava ser aluno da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos), organizadora do SET. Informações adicionais sobre as bandas e seus integrantes podem ser obtidas no site http://www.pucrs.br/famecos/set. eventos voltados para alunos de Comunicação e de Cinema do Brasil, poucos são tão longevos e tradicionais quanto o SET Universitário. Desde 1988, o Campus Central da PUCRS, em Porto Alegre, recebe milhares de estudantes provenientes de diversos municípios gaúchos e de outros Estados que têm a oportunidade de trocar experiências com professores, pesquisadores e profissionais que atuam fora da academia. Todos buscam sintonia com as tendências da área, além de aprofundar as possibilidades de reflexão e de experimentação. A cada edição, ocorrem palestras, oficinas e a Mostra Competitiva - concurso que premia os alunos autores dos melhores trabalhos desenvolvidos em atividades acadêmicas e os professores orientadores. Neste ano, o SET ocorrerá de 22 a 24 de setembro.
* O Instituto de Cultura Japonesa da PUCRS (ICJ) está comemorando os 100 anos de imigração japonesa no Brasil e dá continuidade a uma programação especial. No dia 24 de setembro, às 13h, a Orquestra Filarmônica da Universidade fará apresentação em homenagem ao Jubileu do Instituto no projeto Sobremesa Musical, que acontece no átrio do prédio 9, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). No dia 28 de setembro, a Orquestra Filarmônica se apresenta dentro do Concerto da Primavera, às 16h, no Centro de Eventos da Universidade, prédio 41. Ambas as atividades têm entrada franca. A programação prevê, ainda, a realização de outros eventos no mês de outubro. Informações complementares e programação completa no site www.pucrs.br/icj.

* A Faculdade de Física da PUCRS (Fafis) promove novas edições dos "Encontros de física experimental para vestibulandos" no próximo mês. A primeira atividade, no dia 17 de outubro, abordará Mecânica e Fluidos; no dia 24, a palestra será sobre Termologia e Ondas e em 31 de outubro será debatido o Eletromagnetismo. As aulas são destinadas a vestibulandos de todas as áreas e ocorrem sempre a partir das 14h no auditório do prédio 10, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Serão apresentadas experiências envolvendo conceitos de física exigidos nos concursos vestibulares e resolvidas questões sobre a disciplina. As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas, mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível por atividade, e podem ser feitas pelo site www.pucrs.br/fisica. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3535.
* A Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face) promove mais uma edição do "Seminário Economia às 5 e ½". Na próxima segunda-feira, 22 de setembro, o professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da PUCRS e da Ufrgs César Conceição ministrará a palestra "Padrões de convergência e divergência na renda per capita das regiões mundiais nos ciclos longos: 1820-2006". Serão avaliadas as diferenças da renda per capita de países da América Latina, Ásia, África e Europa em relação aos Estados Unidos, verificando a influência nas desigualdades sociais entre os continentes. A atividade será realizada às 17h30min no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3688.
* O Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Informática da PUCRS realiza mais uma palestra dos "Seminários PET-Inf". A atividade, ministrada pelo professor Julio Machado, acontece nesta segunda-feira, dia 22 de setembro, às 14h, e abordará o tema "Composição Atômica para Transações na UML". A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem de modelagem que permite visualizar os produtos de trabalho em diagramas padronizados. Os seminários do PET-Inf permitem a professores, mestrandos e doutorandos apresentar técnicas ligadas à informática, que abrangem conteúdos de artigos, experiências, realizações e projetos de pesquisas na área da computação. A entrada é franca e não é necessária inscrição prévia. O encontro ocorre no auditório 517 do prédio 32, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo site www.inf.pucrs.br/~petinf ou pelo e-mail petinf-l@inf.pucrs.br.
* A Faculdade de Medicina da PUCRS (Famed) recebe inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em Pediatria e Saúde da Criança. O procedimento pode ser realizado até 21 de novembro por meio do site www.pucrs.br/famed/pos ou na secretaria da Faculdade, no 5º andar do Hospital São Lucas (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). Informações complementares pelos telefones (51) 3339-6474 ou (51) 3320-3000, ramal 2750.

Nenhum comentário: