segunda-feira, setembro 15, 2008

* Em homenagem à Semana Farroupilha o Projeto Sobremesa Musical desta quarta-feira, 17 de setembro, terá a participação do Quinteto Gauchesco da Orquestra Filarmônica da Universidade. Serão apresentadas milongas, chamamés, danças gaúchas e outras canções. A atividade tem entrada franca e acontece das 13h às 13h30min no átrio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), prédio 9 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é do Instituto de Cultura Musical. Outras informações e sugestões para os próximos eventos no site www.pucrs.br/icm ou pelo telefone (51) 3320-3582.
* O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) realiza ações especiais para aniversariantes. O "Aniversário Genial" oferece isenção para o aniversariante e desconto no ingresso para os convidados. As atividades são acompanhadas por uma equipe especializada, composta por monitores capacitados, que mostrarão os shows científicos e oficinas criativas, que têm o objetivo de sensibilizar sobre a preservação da natureza. São disponibilizados convites personalizados para os convidados, um cartão especial parabenizando o aniversariante, espaço para confraternização e shows em horários alternativos de acordo com as necessidades do grupo.
Além da interação com um robô, a exposição é composta de três andares de aprendizado, abrangendo áreas que vão deste o universo até o corpo humano, possibilitando às crianças entretenimento e ciência, aliando conhecimentos adquiridos em aula a aspectos reais do cotidiano. As visitas podem ser realizadas de terças a domingos e devem ser agendadas com antecedência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo e-mail relacionamento.mct@pucrs.br, ou pelo telefone (51)3320-3521, com Larissa ou Donateli.
* O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) promove ciclo de palestras sobre Ciências e Cultura Gaúcha. Nesta terça-feira, dia 16 de setembro, o tema será "A química do vinho", ministrado pelo professor Tiziano Dalla Rosa; na quarta-feira, dia 17 de setembro, o tema será "Química da erva-mate", com a professora da Faculdade de Biociências Eliana Heuser. No dia 18 de setembro o professor Klaus Hilbert abordará "Charrua na memória dos gaúchos", e no dia 19 de setembro "Cientistas gaúchos" será o tema ministrado pela professora Cláudia Musa Fay, ambos professores do curso de História. As atividades ocorrem das 18h às 19h no anfiteatro do Museu, prédio 40 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), com inscrições gratuitas pelo site www.pucrs.br/mct/eventos
. Não será necessário pagar o ingresso na entrada do Museu. Quem tiver interesse em receber certificado deve dirigir-se à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do mesmo prédio, até o dia da palestra e efetuar pagamento de taxa para a emissão.
* Um espaço de integração com pilão de erva-mate, apetrechos de montaria e vestimenta do gaúcho e da prenda. Carreteiro, jogos de truco, porco assado, churrasco e apresentação de danças típicas. É o Piquete "Querência Pastoral", que até esta sexta-feira, 19 de setembro, recebe a comunidade na Semana Farroupilha, organizada pelo Centro de Pastoral e Solidariedade, Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Prac), Gerência de Recursos Humanos (GRH) e Instituto de Cultura Musical (ICM). O Piquete, que tem como lema "Por um Rio Grande solidário", está montado em frente ao Centro de Pastoral, no prédio 17 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), decorado com símbolos do tradicionalismo gaúcho. Está aberto das 9h às 21h, exceto no sábado e no domingo. Nesta terça-feira, 16 de setembro, a partir das 18h30min, será servido carreteiro de charque no valor de 4 reais e no dia 19 de setembro (sexta-feira), às 18h, acontece a celebração da Missa Crioula, com apresentações artísticas. Após a missa, será preparado churrasco de gado e porco inteiro no rolete, com ingresso a 5 reais. O espaço é reservado para a comunidade acadêmica da PUCRS. Professores, técnico-administrativos e universitários poderão agendar um horário para preparar churrasco, carreteiro, roda de chimarrão com seu grupo de trabalho ou colegas de aula por meio do telefone (51) 3320-3500, ramal 4027, ou diretamente na Secretaria do Centro de Pastoral e Solidariedade. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3576.

Nenhum comentário: