terça-feira, setembro 16, 2008

O "moderno" Botânico, um "hotel ao ar livre"...


Caro Conselheiro X.:

Moro em Florianópolis há muitos anos, embora tenha vivido grande parte da minha vida no Jardim Botânico. Descobri o blog e resolvi – se assim o puder e for aceito – escrever algumas considerações sobre o que vi aí no último final de semana. Fazia uns bons anos que não retornava a esse recanto tão querido e, confesso, me surpreendi com as modificações.
O bairro realmente cresceu e está mais bonito e moderno. Tem grandes edifícios, alguns já construídos e outros em construção. Tem um moderno shopping e oito belos cinemas – inclusive, fui com minha mulher e minhas filhas a um deles, e nos divertimos muito.
Mas algumas coisas me entristeceram ao ver o “moderno Botânico”. Em primeiro, a quantidade de mendigos e moradores de rua, sem falar na prostituição infantil ou juvenil, como queiram. A avenida Ipiranga se tornou um hotel ao ar livre, com toda sorte de gente. Não que aqueles coitados tenham culpa ou mereçam ser expulsos, assim sem mais nem menos. Também são vítimas da situação econômica e, creio eu, do avanço das drogas.
Realmente, fiquei chocado ao ver tanta gente maltrapilha (em pleno inverno), vagando nas ruas e nas sinaleiras, especialmente na Salvador França (agora Terceira Perimetral). E com os dejetos que ali se acumulam. E me choquei ainda mais ao ver algumas dessas pobres criaturas saindo das “profundezas”, das margens do arroio Ipiranga, onde vivem e dormem.
Sei que hoje nada mais choca. Mas queria aproveitar esse espaço para registrar minhas impressões e dizer que, apesar do progresso, sinto falta do antigo Jardim Botânico, onde todo mundo se conhecia, cada qual em seu círculo, evidentemente. E não consigo acreditar em promessas de políticos, que nas campanhas prometem tantas coisas, inclusive nos bairros, e depois realizam o contrário.

P.S - Nos dias que estive aí soube que um vigia de supermercado foi assassinado e que a Churrascaria do 35 CTG foi assaltada em pleno dia, em um domingo!
Abraços e parabéns pelo excelente trabalho.
Ícaro Neidaka Fortes, geólogo, morador da Lagoa da Conceição, Florianópolis.


NOTA DO CONSELHEIRO - Qualquer pessoa pode publicar suas impressões, considerações ou artigos neste Blog, que é democrático. Só é necessário assinar o texto e informar a profissão. Se quiser mandar foto, melhor ainda. O nosso e-mail está no alto da página, para envio de até 30 linhas.

Nenhum comentário: