quarta-feira, setembro 17, 2008

* O Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (IGG) promove nesta quinta-feira, 18 de setembro, mais um encontro do "Programa Geriatria e Gerontologia para a Comunidade". Na ocasião, o médico geriatra Álvaro Alberto Barcelos Júnior abordará o tema "Antes de partir...", e falará sobre a morte. O evento tem entrada franca e ocorre às 11h, no 3º andar do Hospital São Lucas (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). As inscrições podem ser realizadas até o dia do evento pelo telefone (51) 3336-8153.
* A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS (FFCH) realiza, às sextas-feiras, os cursos "Leitura e tradução de textos filosóficos Gregos 2", das 14h às 15h30min e o de "Leitura e tradução de textos filosóficos Latinos 1", das 15h50min às 17h20min. A atividade, que tem duração de três meses, é ministrada pelo professor Reinholdo Ullmann. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3680, no site www.pucrs.br/cursoseeventos ou e-mail proex@pucrs.br. Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Instituição (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
* Nesta sexta-feira, 19 de setembro, a Faculdade de Física da PUCRS realiza a palestra "Uma conversa sobre o Modelo Padrão e o Grande Colisor de Hádrons (LHC)". A atividade, ministrada pela professora Maria Eulália Pinto Tarragó, acontece às 18h30min, no auditório da Faculdade de Física, prédio 10 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) e integra o ciclo Física às Seis e Meia. Na ocasião, será explicado o modelo padrão da física de partículas, teoria que descreve as forças fundamentais fortes, fracas, e eletromagnéticas, bem como as partículas fundamentais que constituem toda a matéria. Também será abordado o Grande Colisor de Hádrons (Large Hadron Collider - LHC), o maior acelerador de partículas do mundo, localizado no Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire (Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear - CERN), reconhecido centro de estudos sobre física de partículas. O encontro é aberto ao público em geral, com entrada franca. Informações adicionais na Faculdade, pelo telefone (51) 3320-3535, site www.pucrs.br/fisica ou e-mail fisica@pucrs.br.
Sobre o LHC: É um acelerador de partículas situado em um túnel a 100 metros abaixo da superfície, de forma circular, com um perímetro de 27 quilômetros, na fronteira da França com a Suíça. Um dos principais objetivos do LHC é estudar o estado de matéria, chamado plasma de quarks e gluons, que existiu logo após o Big Bang. Espera-se encontrar os bósons de Higgs, partículas que explicariam a origem da massa das partículas elementares. Talvez se encontre "pistas" de outras dimensões do espaço, entre outras coisas.

Nenhum comentário: