Já em funcionamento desde a última quinta-feira (16/10), o Sistema de Consultas pelo telefone 0800 será lançado oficialmente nesta terça-feira (21/10), na Sala de Cenários, 6º andar do prédio da SSP, Rua Voluntários da Pátria, 1358, no centro de Porto Alegre. O evento reunirá a Imprensa em geral, quando serão apresentados todos os detalhes à respeito do sistema, sob a responsabilidade do capitão Adriano de Oliveira Bokerskis, chefe do Departamento de Tecnologia da Informação da SSP. O Sistema de Consultas pelo 0800 é uma ferramenta que permite averiguar, por meio de ligação de telefone fixo ou celular, a situação de cada cidadão no Sistema de Consultas Integradas da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Para a utilização da nova ferramenta , o servidor deve ligar o número0800-6420190 e digitar no telefone o número da própria carteira de identidade e uma senha. A seguir digita o número da identidade da pessoa abordada e recebe rapidamente qual é a situação do pesquisado no banco de dados da SSP.
O sistema de busca de informações sobre a pessoa abordada é todo automatizado por meio de um software, o que permite a redução de recursos humanos na atividade de suporte ao policial. Também desonera as consultas do sistema de radiocomunicação e ao número 190. Anteriormente, à cada abordagem, o agente ligava para o telefone 190 em busca de informações, o que, agora, deixará de ocorrer na maioria dos casos, deixando o serviço mais liberado para as chamadas de emergência da sociedade. Outras vantagens são a precisão, segurança de acesso e agilidade no atendimento. A Brigada Militar e a Polícia Civil definirão quais os servidores dos referidos órgãos que terão acesso ao novo serviço, sendo o critério principal para os que desenvolvem atividades operacionais. O sistema funcionará 24 horas, durante os sete dias da semana, ininterruptamente, em todo o Rio Grande do Sul (prefixos 51, 53, 54 e 55) e pode ser discado, inclusive, de outros estados do Brasil.
O projeto-piloto – em uso atualmente pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC) – permite o atendimento de até 60 chamadas por minuto. Na segunda fase será possível atender até 600 ligações telefônicas por minuto. A empresa Brasil Telecom foi a vencedora da licitação, iniciada em novembro de 2007, para o desenvolvimento do serviço de telefonia da Unidade Remota de Atendimento do projeto criado na SSP. Outros parceiros da SSP são o Detran, que disponibiliza o banco de dados, a Procergs, no auxílio ao desenvolvimento de ferramentas, e a empresa Toi, subcontratada da Brasil Telecom.
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