terça-feira, outubro 21, 2008


* A felicidade na velhice é o próximo tema do Programa Geriatria e Gerontologia para a Comunidade. A palestra, com entrada franca, será ministrada pelo médico geriatra Yukio Moriguchi nesta quinta-feira, 23 de outubro, às 11h, no 3º andar do Hospital São Lucas (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). As inscrições podem ser realizadas até o dia do encontro pelo telefone (51) 3336-8153.
* Nesta quinta e sexta-feira, 23 e 24 de outubro, será realizado "1º Congresso da Associação Brasileira de Direito e Economia", promovido pela Associação e pela Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir). Criminalidade e economia, ambiente e desenvolvimento e o direito e a economia na América Latina serão alguns dos assuntos discutidos. Além de professores da PUCRS e de outras universidades brasileiras, participam docentes de instituições de ensino estrangeiras, como Hugo Acciarri (Universidad Nacional del Sur, Argentina), Curtis Milhaup (Universidade de Columbia, EUA) e José Heriberto Peña (Instituto Tecnológico de Monterrey, México). Haverá palestras nos turnos da manhã, tarde e noite no auditório do prédio 11, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40. Informações pelo telefone (51) 3320-3680.
* "Quanto vale ou é por quilo", dirigido por Sérgio Bianchi, será a próxima atração do "Filmes em Debate edição 2008/2 - O Cinema Brasileiro em Foco". A exibição do longa-metragem será no dia 29 de outubro, às 19h30min com entrada franca. O filme mostra um painel de duas épocas distintas, mas semelhantes na manutenção da dinâmica sócio-econômica, demonstrando as diferenças sociais. Os professores de antropologia social Lucia Müller e de filosofia, ética, cidadania e bioética Pedro Leite farão debate sobre o tema "Organização Não-Governamental (ONG)" após a exibição. A atividade será no auditório do prédio 5, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiganga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3555.
* A Faculdade de Engenharia da PUCRS (Feng) realiza no dia 31 de outubro a 4ª edição do "Jantar dos Diplomados da Feng". Serão homenageados os engenheiros que estão completando 25, 30, 35 e 40 anos de formatura. O jantar de confraternização, por adesão, será às 20h30min no Restaurante Panorama, prédio 40 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Os convites podem ser adquiridos, até o dia 28 de outubro, de duas maneiras: pelo site www.pucrs.br/feng/diplomados ou diretamente na secretaria do curso, na sala 101 do prédio 30 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681). Outras informações pelo e-mail diplomados.feng@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3525, com Nádia ou Isabel.
* Eficiência energética, arquitetura sustentável e bioclimática, iluminação artificial e natural e automação serão os temas do Fórum Nacional sobre Arquitetura e Iluminação, o "Fonai Universitário 2008", nesta quinta-feira, 23 de outubro. O encontro ocorre na Faculdade de Arquitetura Urbanismo da PUCRS, prédio 9 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), das 14h às 18h. Entre os palestrantes estão integrantes dos principais centros de pesquisa do país e cientistas que falam sobre "Iluminação Natural" e participam do Comitê Brasileiro de Iluminação, vinculado ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). As inscrições são gratuitas, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, e podem ser feitas até o dia do evento na secretaria do curso. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3564.
* Nos dias 29 e 30 de outubro será realizado o "2º Colóquio de Filosofia da Religião - Naturalismo e Ateísmo". Serão debatidos temas como "A neurobiologia da fé"; "Habermas entre o Naturalismo e o Ateísmo"; "Argumentos dos críticos à religião e a sua força de avaliação dos artigos da fé" e "O problema do naturalismo nos enfoques neoprotestantes sobre a relação entre religião e ciência". Os encontros serão nos turnos da manhã e tarde e são promovidos pelo núcleo de pesquisa Filosofia, Religião e Ciência, dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e Teologia. As inscrições são gratuitas, mediante a doação de dois brinquedos novos, que serão entregues na Festa de Natal das crianças internadas no Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), ou dois litros de leite longa vida e podem ser feitas pelo e-mail filosofia-pg@pucrs.br. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3554.

Nenhum comentário: