quinta-feira, outubro 23, 2008

* O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital São Lucas da PUCRS promove no dia 29 de outubro o I Workshop de Estética Facial. O evento terá a participação de Flávia Lira Diniz, médica da Divisão de Cirurgia Plástica da Face do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da USP. As inscrições, gratuitas, estão abertas a médicos e estudantes. As vagas são limitadas. A programação tratará de temas como rejuvenescimento facial, aplicação de botox, realização de peelings e técnicas de preenchimento. O responsável pelo Setor de Cirurgia Estética Facial do Serviço de Otorrinolaringologia do HSL, Oswaldo Carpes, afirma que o evento estará voltado à troca de experiências entre os profissionais. Ele ressalta que tem crescido a procura por cirurgias estéticas na área da Otorrinolaringologia.
* A Biblioteca Central Irmão José Otão estará fechada para expediente externo neste sábado, dia 25 de outubro, a partir das 12h30min, em razão da realização de serviços de marcenaria que exigem a utilização de solventes e colas. Na segunda-feira, dia 27, a Biblioteca abre novamente para o público, das 7h45min às 22h50min, e aos sábados, das 7h45min às 17h30min. Informações adicionais no site www.pucrs.br/biblioteca ou pelo telefone (51) 3320-3544.
* Por meio de tele-aulas virtuais, estudantes e acadêmicos da PUCRS e das Universidades de Aachen (Alemanha), Médica de Kaunas (Lituânia) e Médica de Varsóvia (Polônia) se encontrarão para trocar experiências e projetos na área da saúde. As vídeo-conferências ocorrerão nos dias 28 de outubro, 4 e 11 de novembro, das 11h45min às 14h, na sala de aula da Pós-Graduação em Medicina, no 3º andar do Hospital São Lucas (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). Serão apresentados casos de neurocirurgia, cardiologia e problemas de saúde ligados a distúrbios genéticos. No dia 11, a Faculdade de Informática e o Centro de Microgravidade da Faculdade de Engenharia mostrarão o projeto do "Olho Virtual", que é a modelagem em 3D de um olho. Participam também a Faculdade de Medicina e a Liga de Telemedicina e Telessaúde da Universidade. Informações pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4402.
* A Editora Universitária da PUCRS (Edipucrs) lança o e-book "Liberdade e Compromisso - O Tempo e o Vento de Erico Verissimo: uma interpretação filosófica". A obra de Ademar Agostinho Sauthier apresenta diversos momentos da história do Rio Grande do Sul e do Brasil que se tornaram temas de debate pelo escritor, além de apresentar interpretações de Erico Veríssimo sobre alguns critérios para uma adequada ação social. O acesso é gratuito e pode ser feito pelo link www.pucrs.br/edipucrs/liberdadeecompromisso.pdf. Informações pelo telefone (51) 3320-3906.
* O comportamento de diferentes classes de animais será debatido no "Ciclo de Seminários Pet-Biologia". A atividade é promovida pela Faculdade de Biociências da PUCRS e ocorre no período de 27 a 30 de outubro, das 19h30min às 22h, na sala 303, bloco A do prédio 12, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). "Lepidóptera", "Arachnida", "Isopoda", "Amphibia", "Primates", "Hominidae" e "Canidae" estão entre as classes estudadas. Outras informações e inscrições na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40, ou pelo telefone (51) 3320-3680 ou e-mail proex@pucrs.br.
* O próximo encontro do "Seminário Economia às 5 e ½", na segunda-feira, 27 de outubro, tem como tema "A crise financeira dos EUA e suas repercussões". Participa como palestrante o professor do Departamento de Economia da Universidade André Scherer. A atividade é promovida pela Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face) e será realizada às 17h30min no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3688.
* A Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS realiza na próxima sexta-feira, 31 de outubro, a "2ª Jornada Acadêmica de Ciências Aeronáuticas - Seminário de Segurança de Vôo". O encontro busca discutir a segurança de vôo no transporte aéreo brasileiro a partir da análise do cenário atual e das perspectivas do setor e identificar políticas e práticas de gestão na prevenção de acidentes e incidentes. A atividade ocorre das 8h30min às 17h no auditório do prédio 9, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681- Porto Alegre) e é destinado a aeroviários, dirigentes de empresa aérea, autoridades de aviação civil e militar e alunos de escolas de aviação civil. O seminário tem entrada franca e as vagas são limitadas. Não é necessária inscrição prévia. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3542.
* O Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS recebe, até 31 de outubro, inscrições para o Doutorado em Direito, com área de concentração em "Fundamentos Constitucionais do Direito Público e do Direito Privado" e "Teoria Geral da Jurisdição e Processo". São oferecidas seis vagas para ambas as áreas. O procedimento pode ser realizado no site www.pucrs.br/direito/pos. Os documentos precisam ser entregues na secretaria da Faculdade, sala 1030 do prédio 11, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). São três as linhas de pesquisa oferecidas: "Eficácia e Efetividade da Constituição e dos Direitos Fundamentais no Direito Público e no Direito Privado", "Hermenêutica, Justiça e Estado Contemporâneo" e "Jurisdição, Instrumentalidade e Efetividade do Processo&quot ;. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3537.

Nenhum comentário: