quarta-feira, outubro 22, 2008

* O "7º Curso Avançado de Bioética - o Ensino da Bioética" e o "6º Bioética Sul - Bioética e Vulnerabilidade do Idoso" tratarão de assuntos relevantes da área. Os encontros ocorrerão nos dias 30 e 31 de outubro, no auditório térreo do prédio 40 do Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), das 8h às 12h e das 14h às 18h. No dia 31 de outubro serão debatidos no "6º Bioética Sul" temas como "O Idoso e a relação familiar e o mercado de trabalho" e "Envelhecimento e sexualidade". As inscrições para os eventos podem ser feitas até este sábado, 25 de outubro, na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40. Estudantes têm desconto. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3680 ou e-mail mailto:proex@pucrs.br. quinta-feira, dia 30, às 20h (após as atividades), haverá um jantar em homenagem ao Reitor da Universidade, Joaquim Clotet, que foi o 1º presidente da Sociedade Rio-Grandense de Bioética (Sorbi), e aos 20 anos da disciplina de Bioética nos cursos de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina (Famed). Informações sobre os convites pelo telefone (51) 3320-3304.
* Neste sábado, dia 25 de outubro, a partir das 8h30min, ocorrem as finais das modalidades de tênis, vôlei masculino e feminino e futsal masculino e feminino das Olimpíadas PUCRS. O evento, com entrada franca, ocorre no Parque Esportivo e nos campos da área do Hospital São Lucas. As partidas de encerramento do futebol de campo serão no dia 1º de novembro (próximo sábado). Das 44 equipes, quatro participarão dos jogos finais. Somando todas as modalidades, inscreveram-se 115 equipes. Os três primeiros colocados de cada modalidade receberão troféus e medalhas. A atividade é promovida pelas Pró-Reitorias de Extensão e de Assuntos Comunitários da Universidade.
* Nesta sexta-feira, 24 de outubro, o Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Letras da PUCRS (PET-Letras) apresenta a peça teatral "Pluft, o fantasminha", de Maria Claro Machado, em uma versão para todas as idades. Será às 19h, no auditório do prédio 7, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca, mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 8289.
* O Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS está com inscrições abertas para os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Criminais, com área de concentração em Sistema Penal e Violência. O procedimento pode ser realizado no site www.pucrs.br/direito/pos, até 21 de novembro. Os documentos precisam ser entregues na secretaria da Faculdade, sala 1030 do prédio 11, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As linhas de pesquisa oferecidas são Criminologia e Controle Social e Sistemas Jurídico-Penais Contemporâneos. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3537.
* O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS promove nesta sexta-feira, 24 de outubro, a palestra "Gabriel Marcel e o existencialismo", com o diretor da Faculdade de Teologia da Universidade (Fateo), Urbano Zilles. O encontro integra o ciclo de conferências "Projetos de Filosofia - Pensadores", que busca apresentar ao público, em linguagem acessível, as pesquisas desenvolvidas pelo programa e sua relevância para os desafios da contemporaneidade. A atividade ocorre às 14h30min, na sala 202 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca, mediante doação de um brinquedo novo de R$ 1,99. Informações complementares pelo e-mail
filosofia-pg@pucrs.br
ou telefone (51) 3320-3554.
* O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da PUCRS (Faced) Juan José Mouriño Mosquera recebeu o Troféu Pena Libertária do "Prêmio Educação RS 2008" (categoria profissional). A honraria foi concedida pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS) e destaca profissionais comprometidos com a educação de qualidade, o desenvolvimento da cidadania, a democratização da sociedade, o acesso da população ao conhecimento e à educação e a relação das propostas educacionais com a comunidade. Mosquera tem pós-doutorado pela Universidade Autônoma de Madri, na Espanha, leciona na Faced e realiza atividades de orientação e pesquisa no Brasil e no exterior. Atualmente, possui mais de 17 livros publicados individualmente, com diversos artigos veiculados no país e no exterior. Já orientou 35 dissertações e 13 teses, somente na PUCRS, além de outras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Universidade Católica do Uruguai. Para ele, "ser educador é uma opção de vida, ministrar aulas significa revigorar-se e a docência é um ato criativo que auxilia no crescimento pessoal".

Nenhum comentário: