sexta-feira, novembro 07, 2008


* Ampliar o debate acadêmico, a divulgação de novas pesquisas e de novas publicações, fortalecer redes de pesquisadores que investigam o tema organizações e sociedade, constituir um fórum para a apresentação de novas abordagens e formulações teóricas são alguns dos objetivos do "3º Seminário Internacional Organizações e Sociedade: inovações e transformações contemporâneas". A atividade, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS, será realizada entre os dias 11 e 14 de novembro, das 9 às 21h, e reunirá pesquisadores e professores de renomadas universidades brasileiras e estrangeiras. Além de mesas-redondas, abordando temas como "Inovação e desenvolvimento local: o papel dos arranjos institucionais em rede"; "Integração sul-americana e Sociedade"; "Conhecimento, Ciência e Tecnologia", haverá grupos de trabalho. Na conferência de abertura, Marcelo Arnold Cathalifaud, decano da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade do Chile, falará sobre "Imagens da complexidade social e seus desafios para a coordenação social". As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão, sala 201 do prédio 40 (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais no site www.pucrs.br/eventos/sios ou pelo telefone (51) 3320-3680.
* O projeto "O que é?", organizado pela Faculdade de Letras da PUCRS (Fale), falará sobre "Compreensão leitora" na próxima terça-feira, 11 de novembro. A atividade será ministrada pelas mestrandas em Letras Clarice Lehnen Wolff e Gracielle Nazari.
O encontro utiliza, por meio de aulas expositivas e dinâmicas, exemplos práticos para esclarecer dúvidas relacionadas à Lingüística e Literatura. Todos os temas foram levantados por professores da Fale, a partir de dificuldades expostas pelos alunos em sala de aula. Os encontros são realizados às 19h na sala 305 do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições são gratuitas, mediante doação de um livro infanto-juvenil, e serão feitas nos horários e datas dos encontros. Outras informações e a programação completa pelos telefones (51) 3320-3676 e (51) 3320-3528.
* A partir desta segunda-feira, 10 de novembro, começa a funcionar, no térreo do prédio 15 do Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), a Central de Atendimento aos Alunos. Ela reunirá vários serviços voltados aos estudantes, diplomados e comunidade em geral e atenderá das 8h às 21h15min, de segunda à sexta-feira.
São mais de mil metros quadrados que abrigarão setores das Pró-Reitorias de Administração e Finanças (Proaf) - Setor Financeiro Acadêmico; de Graduação (Prograd) - Atendimento da Coordenadoria de Registro Acadêmico; de Assuntos Comunitários (Prac) - Créditos e Benefícios, Atendimento, Ouvidoria e Programa Diplomados; e Estágios (ligado à Prograd e Prac). Haverá uma área comum, com mais de cem lugares, onde as pessoas poderão aguardar num ambiente confortável. O espaço também terá rede wireless para acesso à internet e bancadas para auto-atendimento.
*Integrando as comemorações de 60 anos da PUCRS e de inauguração da nova Biblioteca Central Irmão José Otão, a Universidade disponibiliza na internet a partir desta sexta-feira, 7 de novembro, três novas páginas: uma é alusiva aos 60 anos da Instituição, outra é o novo site da Biblioteca e a última é a versão on-line da Revista PUCRS Informação edição número 142. O sítio "PUCRS - 60 anos" (www.pucrs.br/60anos) descreve a trajetória da PUCRS através de uma linha do tempo, com os principais fatos históricos, personagens e fotos. É possível navegar através dos anos e verificar em imagens e informações o caminho que a Universidade percorreu até os dias atuais.
A nova página da Biblioteca Central (www.pucrs.br/biblioteca) foi totalmente remodelada, apresentando design mais moderno e com acesso facilitado às informações e serviços.
O site da Revista PUCRS Informação número 142 (www.pucrs.br/revista), edição de novembro e dezembro, veicula na íntegra o conteúdo da versão impressa. Traz como destaques principais a nova Biblioteca e seus recursos, estudo que alerta sobre os perigos das câmaras de bronzeamento, matéria sobre o Laboratório Analítico de Insumos Farmacêuticos (Laif), entrevista sobre o impacto do aluno na avaliação institucional, entre outros.

Nenhum comentário: