quinta-feira, novembro 06, 2008

*Interessados em obter bolsas de estudo nos cursos Unificado e Universitário para concluir o Ensino Fundamental na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) deverão providenciar inscrição de 17 de novembro a 2 de dezembro, na sala 203, segundo andar da Secretaria Municipal de Educação (Smed), à Rua dos Andradas, 680, das 9h às 15h30, sem intervalo. As vagas são para o primeiro semestre de 2009, com início das aulas em março.
Os candidatos já podem retirar, no setor de Bolsas e Convênios, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h, folder com todas as informações necessárias para a inscrição. Para concorrer às bolsas de estudo nos cursos conveniados à prefeitura via Smed, o candidato deve ter a 4ª série completa, idade mínima de 15 anos até a data de início das aulas e trabalhar ou residir em Porto Alegre. Outro requisito é renda per capita de até duas vezes o salário mínimo nacional vigente.
A Coordenadora do Setor de Bolsas e Convênios da Smed, Neli Rodrigues Padilha destaca que, a partir dos 15 anos, não há limite de idade para concorrer às bolsas e retomar os estudos. “Temos candidatos de cerca de 60 anos buscando a conclusão do Ensino Fundamental”, exemplifica. Segundo Neli, todas as inscrições homologadas serão sorteadas, e o preenchimento das vagas ocorrerá de acordo com a classificação em sorteio marcado para 5 de fevereiro de 2009, às 15h, no auditório da Smed, situado no 6º andar. Maiores informações no setor de Bolsas e Convênios da Smed, pelo telefone (51) 3289-1917.
Inscrições - No ato da inscrição, o candidato deve apresentar fotocópia da carteira de identidade, ou da certidão de nascimento, ou da carteira de trabalho, ou da carteira nacional de habilitação (carteira de motorista); fotocópia de comprovante do seu domicílio ou do seu local de trabalho atualizado (endereço residencial ou profissional atuais); fotocópia de comprovante de renda familiar; e ficha de inscrição preenchida em letra de forma. Essa ficha está disponível no local de inscrição. O candidato que não tiver comprovante de renda deverá solicitar um modelo de Declaração de Renda, expedido pelo Setor de Bolsas e convênios.
A iniciativa atende à lei municipal nº 4880/80 e à Indicação 004/05 do Conselho Municipal de Educação, que dispõem sobre concessão de bolsas de estudo destinadas a jovens e adultos que não concluíram seus estudos e com o objetivo de ampliar o número de vagas oferecidas pela rede municipal de ensino.
* Para complementar a exposição de longa duração Transformações Urbanas - Porto Alegre de Montaury a Loureiro, o Museu Joaquim Felizardo realiza um ciclo de palestras com temas relacionados à Capital no período entre 1897 e 1943. Os encontros ocorrem mensalmente, sempre nas quintas-feiras, às 19h, com 40 vagas.
Em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro, a palestra de hoje, 6, será sobre a literatura em Porto Alegre até a década de 1940. O palestrante será o professor e escritor Luís Augusto Fischer, autor de diversos livros, como O edifício do lado da sombra, Quatro negros e Dicionário de porto-alegrês.
Não há necessidade de realizar inscrições prévias para o próximo encontro, que terá entrada franca.
Encontros à luz da memória: Periodicidade mensal
Quinta-feira, 6, às 19h
Sala multi-função do Museu Joaquim Felizardo (Rua João Alfredo, 582)
Público-alvo: interessados em geral - 40 vagas
Outras informações podem ser obtidas pelos fones 3221-2825 e 3228-2788.
Neste final de semana acontecem os confrontos decisivos pelas duas categorias do campeonato municipal de futebol amador, edição 2008. No sábado, 8, a categoria veterano tem a terceira e última rodada da fase de quartas-de-final da competição. As equipes estão divididas em duas chaves e as duas melhores equipes de cada passam para as semifinais, que começam no dia 15. Os jogos prometem muita emoção, porque todas os times têm chances de classificação.
Pela categoria livre, as partidas acontecem no domingo, 9, e valem pelas quartas-de-final, só que no sistema mata-mata em jogo único. Caso ocorra empate, a decisão da vaga para as semifinais será por pênaltis.
Rodada deste fim de semana
Categoria Veterano - sábado
Campo do Ararigbóia - Rua Saicã, 6 - Jardim Botânico, 14h30 - Canarinho x Lomba do Sabão, 16h30 - Associação x Portuguesa. Campo do Parcão - Avenida Goethe - Bairro Moinhos de Vento14h30 - Palmeiras x Roma16h30 - Comerciário x Gaúcha
Categoria Livre - domingo
Campo do Ararigbóia - Rua Saicã, 6 - Jardim Botânico, 14h30 - 12 Horas/Paineira x Barão de Bagé16h30 - Planeta Mundial x Treze. Campo do Parcão - Avenida Goethe - Bairro Moinhos de Vento, 14h30 - Vila Real x América, 16h30 - Academia do Morro x Agrosantos

Nenhum comentário: