terça-feira, novembro 04, 2008


* O Quarteto de Cordas da Orquestra Filarmônica da PUCRS se apresentará nesta quarta-feira, 5 de novembro, dentro do projeto Sobremesa Musical. O evento tem entrada franca e acontece das 13h às 13h30min no átrio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), prédio 9 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é do Instituto de Cultura Musical. Outras informações e sugestões para os próximos eventos no site www.pucrs.br/icm ou pelo telefone (51) 3320-3582.
* A exposição "Memória Visual de Porto Alegre e as transformações da cidade - 1880-1960&qupt; estará no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) a partir desta terça-feira, 4 de novembro. A mostra itinerante é organizada pelo Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, instituição da Secretaria de Estado da Cultura. O trabalho é resultado de um projeto realizado no acervo fotográfico daquele museu e teve como objetivo a construção de uma base de dados sobre a cidade de Porto Alegre. Serão expostas 30 imagens digitalizadas a partir de filmes fotográficos. Haverá, também, a projeção de imagens do livro "Memória Visual de Porto Alegre". A obra foi organizada por Denise Stumvoll e Naida Menezes e apresenta 230 imagens da cidade, com temas sobre as transformações urbanas, trabalho, manifestações políticas, sociabilidade e história da fotografia. A exposição poderá ser visitada até o dia 25 de janeiro de 2009, de terças a domingos, das 9 às 17h. A cerimônia oficial de abertura da exposição e projeção das imagens do livro será no dia 10 de novembro, às 18h, no prédio 40 (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3597.
* O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) realiza ações especiais para aniversariantes. O "Aniversário Genial" oferece isenção para o aniversariante e desconto no ingresso para os convidados. As atividades são acompanhadas por uma equipe especializada, composta por monitores capacitados, que mostrarão os shows científicos e oficinas criativas, que têm o objetivo de sensibilizar sobre a preservação da natureza. São disponibilizados convites personalizados para os convidados, um cartão especial parabenizando o aniversariante, espaço para confraternização e shows em horários alternativos de acordo com as necessidades do grupo. Além da interação com um robô, a exposição é composta de três andares de aprendizado, abrangendo áreas que vão deste o universo até o corpo humano, possibilitando às crianças entretenimento e ciência, aliando conhecimentos adquiridos em aula a aspectos reais do cotidiano. As visitas podem ser realizadas de terças a domingos e devem ser agendadas com antecedência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo e-mail relacionamento.mct@pucrs.br, ou pelo telefone (51)3320-3521, com Larissa ou Donateli.
* Porto Alegre recebe nesta sexta-feira, 7 de novembro, um novo espaço cultural, para leitura, aprendizado e reflexão. A PUCRS inaugura a sua nova Biblioteca Central Irmão José Otão, com 21 mil metros quadrados distribuídos em 14 pavimentos, com tecnologia avançada de rastreamento e identificação de documentos, auto-devolução e auto-empréstimo de obras, sendo considerada a mais avançada biblioteca da América do Sul. "É um novo conceito de biblioteca. O usuário terá mais autonomia e acesso facilitado aos conteúdos", explica o diretor, César Mazzillo.
Além disso, estão disponíveis mais computadores, em bancadas com iluminação especial, dezenas de salas de estudo coletivas e individuais equipadas com computadores, cadeiras e mesas confortáveis, rede sem fio de internet e espaços para descanso e leitura, com sofás, luz natural e tranqüilidade. Na solenidade de inauguração, às 10h, a Universidade também comemorará os seus 60 anos, lançando o livro "PUCRS - 60 Anos de História" e o Catálogo de Pesquisas PUCRS 2008. O evento contará com a participação de autoridades, da administração superior e da comunidade acadêmica, com abertura da Orquestra Filarmônica da Universidade.
Ainda na Biblioteca, as áreas de conhecimento Ciência e Tecnologia, Linguagem e Artes, Humanas, Sociais Aplicadas, são representadas por cores. Os livros, periódicos, CDs ou teses de cada área, foram unificados, e podem ser encontrados no mesmo local. O espaço não é restrito aos alunos, professores e funcionários. A comunidade pode usufruir da biblioteca para leitura de obras, jornais, revistas, utilizar os computadores, só sendo necessária a realização de um cadastro prévio. No 2º e 3º pavimento, por exemplo, há um espaço com mesas, cadeiras e sofás, criado para o aconchego, com abundante luz natural e visão das árvores, plantas e flores do Campus.
Dois pavimentos são dedicados aos acervos especiais e obras raras. O 6º recebe mapas, obras iconográficas e publicações da Universidade, disponíveis a pesquisa e leitura. O 7º está com o Delfos ¿ Espaço de Documentação e Memória Cultural, com acesso restrito e ambientes próprios para estudo individual e em grupo, pesquisa, consulta e armazenamento de 24 acervos culturais e literários detidos pela Universidade.Tecnologia
"O diferencial está na tecnologia", garante o diretor. Além da Pesquisa Múltipla, que possibilita pesquisas em várias fontes de informação da Biblioteca utilizando os programas Metalib e SFX, todos os exemplares estão recebendo etiquetas de identificação por radiofreqüência, o que deve ser finalizado no primeiro semestre de 2009.
Equipamentos como o guarda-volumes e o auto-atendimento darão autonomia aos usuários, o que, conforme o diretor, era uma das prioridades das mudanças. Os guarda-volumes são armários digitais com senhas voláteis, e serão usados por alunos, professores, funcionários e visitantes. Mecanismos pioneiros no Brasil permitirão o auto-empréstimo e a auto-devolução de materiais, sem a necessidade de atendimento no balcão.

Nenhum comentário: