quinta-feira, novembro 13, 2008

Preso pichador que agia na Bento Gonçalves

Local onde ele foi detido.
Durante uma patrulha feita na madrugada de hoje, 13, os guardas municipais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU) detiveram em flagrante um adolescente de 17 anos que estava pichando a fachada de um prédio na Avenida Bento Gonçalves, no número 2.144, no Bairro Partenon.
Segundo relato dos agentes da GM, Gilberto e Paulo, o adolescente foi visto quando descia de uma marquise, após ter pichado o segundo andar do prédio, por volta das 4h40. O jovem disse aos agentes que o ato de vandalismo era uma condição para ele ser aceito em uma gangue de pichadores. As mesmas inscrições pichadas pelo adolescente estão espalhadas pelas zonas Leste e Sul da cidade.
De janeiro até agora, a Guarda Municipal realizou 69 detenções, sendo 53 (77%) de adolescentes e 16 (23%) adultos. Um dado que chama a atenção da SMDHSU é a predominância de adolescentes nesse tipo de ocorrência, a partir de 2008. Em 2007, por exemplo, o percentual de adultos detidos foi de 37%, de um total de 90 detenções. Ainda assim, nesses dois anos e meio de funcionamento, os adultos respondem por 35% dos flagrantes.
Penalidade - O secretário municipal de Direitos Humanos, Marco Antônio Seadi, reitera a importância para que a comunidade seja parceira da Guarda Municipal no combate a esse tipo de vandalismo e que acione o telefone 153 do Disque-Pichação. “As pessoas precisam saber que temos uma pronta resposta para esses casos, e que há sim conseqüências legais para os envolvidos. Os jovens flagrados são apresentados à Justiça e, lá, terão de responder à sociedade por seus atos”, reitera Seadi.
Encaminhado ao Departamento Estadual para a Criança e Adolescente (Deca), na manhã de hoje, o rapaz ainda aguardava a chegada de um familiar para se apresentar à Promotoria de Justiça da Infância e Juventude. Nessa audiência, em geral, ocorre a aplicação de pena alternativa, como prestação de serviços à comunidade. O tempo máximo é de 24 semanas, sendo quatro horas de serviço por semana. Com essa medida, o processo fica em suspenso, mas pode ser reaberto em caso de descumprimento. Após essa audiência extrajudicial no Ministério Público, a pena é então homologada por um juiz. Em caso de reincidência, o adolescente poderá ser recolhido a um abrigo para cumprimento de pena mais severa.

Nenhum comentário: