terça-feira, novembro 11, 2008


* Nesta quarta-feira, 12 de novembro, as eleições nos Estados Unidos e a cobertura jornalística do processo eleitoral em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre serão debatidas e avaliadas na PUCRS. A programação integra o 3º Seminário Internacional Organizações e Sociedade: inovações e transformações contemporâneas, que ocorre na Universidade até sexta-feira, 14 de novembro. O coordenador do Doxa - Laboratório de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública do Rio de Janeiro, Marcus Faria Figueiredo, é especialista em comportamento eleitoral e acompanhou as últimas semanas de eleições nos EUA. Ele contará a sua experiência no país. A palestra começa às 16h, no 9º andar do prédio 50, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681). As cientistas políticas Marcia Dias, professora da PUCRS, Alessandra Aldé, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e Vera Chaia, da PUC-SP, analisarão a cobertura jornalística das eleições em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. O seminário, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS, reúne pesquisadores e professores de renomadas universidades brasileiras e estrangeiras. Interessados em participar podem realizar a inscrição na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40 (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais no site www.pucrs.br/eventos/sios ou pelo telefone (51) 3320-3680.

* Na noite de 10 de novembro (segunda-feira), em São Paulo, a PUCRS conquistou três prêmios na edição 2008 do Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real. Na categoria Melhores por Área de Conhecimento, venceu em Ciências da Saúde (Ciências Biomédicas, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia), Serviços (Ciências Aeronáuticas, Gastronomia, Hotelaria, Secretariado Executivo e Turismo) e Arquitetura e Construção (Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Agrimensura e Engenharia Civil). O Reitor Joaquim Clotet recebeu os troféus representando a Instituição. A PUCRS ainda foi finalista na categoria Universidades Privadas - Capital, vencida pela PUC-Rio, e nas áreas de Ciências do Bem-Estar, Matemática e Informática, Ciências da Sociedade, Ciências dos Materiais e Elétrica e Mecânica.
* O Mestrado em Economia do Desenvolvimento, da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face), recebe inscrições até 29 de novembro. O curso busca formar profissionais habilitados a planejar e tomar decisões com amplo conhecimento do cenário regional, nacional e internacional. É direcionado aos graduados em economia e áreas afins, que buscam formação sólida voltada para o mercado de trabalho e pesquisa científica qualificada. A seleção dos candidatos é realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE). Inscrições podem ser feitas no site www.pucrs.br/economia. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3688.
* A Universidade está com inscrições abertas para seu Vestibular de Verão 2009 até 29 de novembro. As provas do concurso serão integradas, isto é, ocorrerão nos Campi Central, Uruguaiana e Viamão na mesma data, 6 e 7 de dezembro, das 16h às 20h. Dessa forma, o vestibulando que se candidatar a uma vaga em um curso de graduação oferecido em Uruguaiana, por exemplo, poderá realizar a prova no Campus em Porto Alegre e vice-versa. Os três Campi oferecem no total 57 opções de cursos distribuídos em 3.948 vagas. Além da redação, os candidatos deverão responder dez questões objetivas de cada disciplina. As inscrições podem ser feitas nos seguintes locais:
Via Internet (www.pucrs.br/vestibular), 24h por dia;
No saguão do prédio 11, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), das 8h às 21h;
No Campus Viamão (avenida Senador Salgado Filho, 7000 - Viamão), das 8h às 21h;
No Campus Uruguaiana (BR 472, Km 7 - Uruguaiana), das 8h às 11h30min e das 14h às 21h45min.
A taxa de inscrição, no valor de R$ 80,00, deverá ser paga até às 16h do dia 27 de novembro, independentemente da data em que foram efetuados o preenchimento e o envio de dados (on-line). O Manual do Candidato está disponível para download na Internet (www.pucrs.br/vestibular) ou pode ser adquirido por R$ 5,00 nos locais de inscrições. Os interessados em testar seus conhecimentos podem realizar as Provas Interativas, com questões comentadas de vestibulares anteriores da Universidade. Elas estão disponíveis no site www.pucrs.br/provas. Informações adicionais no Núcleo de Ingresso, pelo telefone (51) 3320-3557.Bolsa Mérito
O primeiro colocado de cada curso de graduação oferecido pela PUCRS no próximo Concurso Vestibular, que ocorre nos dias 6 e 7 de dezembro, terá direito à bolsa integral de estudos. O benefício concedido pela Universidade é válido para todo o período de duração da graduação. O aluno precisa realizar a matrícula em todas as disciplinas do primeiro nível, ser aprovado em 75% das matérias durante o período, manter a opção original e concluir o curso no prazo previsto, podendo exceder em até quatro semestres.
* "Bicho de Sete Cabeças", dirigido por Laís Bodansky, será a próxima atração do "Filmes em Debate edição 2008/2 - O Cinema Brasileiro em Foco". A exibição do longa-metragem será no dia 17 de novembro, às 19h30min com entrada franca. O filme é uma adaptação do livro Canto dos Malditos, de A. Carrano Bueno, e tornou-se um dos filmes mais premiados e aclamados do cinema nacional - tido como um dos melhores dos últimos tempos - ao levar para as telas sua história verídica dentro de um manicômio. O professor Hermílio Santos abordará os temas manicômio, saúde mental, exclusão, questão sócio-cultural da loucura após a exibição. A atividade será no auditório do prédio 5, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiganga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3555.
* O Departamento de Ciências Morfofisiológicas da Faculdade de Biociências da PUCRS fará a entrega do "Prêmio Professor Garcia do Prado de Anatomia Humana" no dia 21 de novembro. A distinção é conferida ao melhor trabalho de pesquisa em Anatomia Humana inscrito por professores e alunos da área das Ciências Morfológicas de todas as Universidades do Brasil e Mercosul e tem como objetivo estimular a pesquisa na área de Anatomia Humana nas Universidades brasileiras. O evento é bianual e foi criado por iniciativa professor Luiz Alberto Garcia do Prado, já falecido, quando Titular da Disciplina de Anatomia Humana e Coordenador do Departamento de Ciências Morfológicas. A cerimônia será às 17h30min na sala 142 do prédio 12, Bloco "C", do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3545.

Nenhum comentário: