terça-feira, outubro 06, 2009

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS realiza, de 5 a 9 de outubro, a Semana Francesa. Com o tema "Les Maîtres à Penser: Clássicos do Pensamento Francês", a atividade busca comemorar o Ano da França no Brasil.
Serão realizados diversos encontros com entrada franca, mediante a doação de 1 quilo de alimento não-perecível, a partir das 19h no auditório do prédio 5, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A abertura ocorre nesta segunda-feira, dia 5, com as palestras "René Descartes", ministrada pelo professor Luciano Marques de Jesus, e "Michel de Montaigne", por Felipe de Matos Müller.
Inscrições pelo e-mail filosofia-pg@pucrs.br. Informações adicionais e a programação completa podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3554, pelo e-mail citado ou no site www.pucrs.br/ffch/filosofia/pos, no link "Atividades".
...
3º Torneio Empreendedor destaca as boas ideias

O universitário percebe as mudanças no mercado de trabalho e por isso deseja uma preparação cada vez mais voltada para essa tendência. Recém formados querem ousar, investir num negócio próprio e aplicar os conhecimentos de sala de aula para apostar na ideia. Assim, é frequente o movimento de jovens se dedicando ao empreendedorismo. É com este objetivo que a PUCRS está lançando a terceira edição do Torneio Empreendedor, cujas inscrições podem ser feitas até o dia 16 de outubro no site www.pucrs.br/eventos/torneioempreendedor, e dará R$ 19 mil em prêmios às três equipes vencedoras.
O evento conta com os apoios de CaixaRS, Sebrae/RS, Idéia/Raiar e Fijo. O Torneio busca estimular a cultura empreendedora na Universidade, possibilitando aos alunos das diversas áreas acadêmicas um momento de aprendizado, e colocar em prática as propostas que muitas vezes se limitam ao papel. São 6 etapas: Palestra Inicial com todos os participantes; Curso Básico de Plano de Negócios (curso de capacitação); Entrega dos Planos de Negócios; Fase Eliminatória; Fase Semifinal (apresentação dos projetos dos semifinalistas junto à comissão organizadora) e Evento Final.
De acordo com o Coordenador do Núcleo Empreendedor, responsável pelo Torneio, Luís Humberto Villwock, o projeto oportuniza aos alunos entenderem os princípios da boa gestão e como transformar uma ideia num empreendimento próspero. "Nós auxiliamos para que eles, com segurança, ousem em abrir seus negócios, com serviços e produtos de qualidade para um mercado cada vez mais exigente. Mas, para isso, é preciso planejamento, antes de executar as atividades de forma competente e eficaz, deve-se ter um plano consistente e perene, assim é possível chegar ao caminho do sucesso", afirma.
Villwock lembra que mais de três milhões de brasileiros, entre 18 e 24 anos, estão à frente do próprio negócio, ou seja, um dado que representa as diferenças de postura na relação empregado X empregador. "Nós vivemos na chamada era pós-fordista, onde há uma mudança significativa na forma como as pessoas são exigidas para o mercado de trabalho. Ainda assim, a taxa de mortalidade das empresas nascentes é elevada, fruto, principalmente, de uma falta de preparação nas universidades. Boa parte das áreas técnicas ficam presas as disciplinas tradicionais, mas pouco revelam de como conduzir uma carreira de forma autônoma e sustentável economicamente", finaliza.
Para acompanhar o 3º Torneio Empreendedor no Twitter, o endereço é twitter.com/3torneioemp .

Nenhum comentário: