terça-feira, fevereiro 23, 2010

Prefeitura dá início às obras da ciclovia da Restinga
Será assinada hoje, 22, às 19h, a ordem de início das obras da Ciclovia da Restinga. O projeto, que integra o Plano Diretor Cicloviário, prevê 4,6 quilômetros. O trajeto irá conectar a Avenida João Antônio da Silveira com o Distrito Industrial, 5ª Unidade, Terminal Restinga e o futuro hospital do bairro.
Durante a solenidade, que ocorrerá na Esplanada da Restinga, também será entregue a nova iluminação do local, nos moldes do Porto Alegre + Luz. Foram substituídas 60 luminárias. A troca dos antigos equipamentos vai gerar uma economia de 30%, e até o dobro de eficiência. Além destes, a Smov já alterou 3429 pontos no bairro. “Além da melhoria na prestação dos serviços e da economia, a cidade ganha mais segurança com a ampliação da luminosidade”, afirmou o titular da Smov, Maurício Dziedricki
Com investimento de R$ 1,5 milhão, a ciclovia terá um trecho de três quilômetros na Avenida João Antônio da Silveira, entre as avenidas Edgar Pires de Castro e Ignês Fagundes. Outros 500 metros conduzirão até as proximidades do Parque Industrial, e 1,1 quilômetro será construído na Nilo Wulff, entre a Avenida João Antônio da Silveira e o terminal de ônibus. O projeto foi elaborado pela EPTC, em parceria com a Smov. Até a Copa do Mundo, estão previstos mais 50 quilômetros em diversos pontos da Capital.
Segundo o secretário municipal da Mobilidade Urbana, Luiz Afonso Senna, essa é a materialização de uma aspiração antiga da prefeitura e da comunidade. "O sonho está sendo concretizado. O primeiro passo foi o Plano Diretor Cicloviário, que prevê em sua totalidade 495 quilômetros de ciclovias em diversos pontos da cidade. Depois, numa parceria com o setor privado, houve a construção do trecho da Avenida Diário de Notícias. Agora, num investimento do poder público, será construída a Ciclovia da Restinga, que será utilizada não apenas para o lazer, mas também para deslocamentos de trabalhadores". A solenidade terá a presença do prefeito José Fogaça e dos secretários Luiz Afonso Senna e Maurício Dziedricki.

Nenhum comentário: