sábado, fevereiro 06, 2010

Mutirão debate desafios da Igreja com as novas mídias
O Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe prosseguiu nesta sexta-feira com discussões sobre o papel da Igreja diante das novas tecnologias da mídia. Durante conferência no prédio 50 da PUCRS, o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Cláudio Maria Celli, destacou que a problemática da evangelização não se limita à adequação aos meios, mas diz respeito à necessidade de conhecer as culturas da era digital e estar a serviço da humanidade, oferecendo um diálogo de acolhida, compreensão e consolo.
Sobre o poder das novas mídias, citou que houve 700 mil acessos na primeira semana de veiculação do Vaticano pelo YouTube, em janeiro de 2009. "A interatividade é uma exigência, mas se torna um desafio responder, por exemplo, se 10% dessas pessoas ¿ ou 70 mil ¿ resolvessem entrar em contato." Durante sua fala, com a presença do Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, Dom Cláudio Celli afirmou que é preciso estar onde as pessoas compartilham a vida, seja na forma virtual ou presencial.
Em seminário temático nesta sexta-feira, o padre Leomar Brustolin, professor da Faculdade de Teologia da PUCRS, fez a mesma reflexão, lembrando que, "se não pararmos para escutar as pessoas, não as enxergaremos e ficaremos mudos". Para ele, o trabalho de pastoral deve levar em conta as carências e angústias do ser humano que aparecem em meios como a internet.
Hoje, enfatiza o teólogo, o problema não é chegar às pessoas ¿ pelo grande número de meios ¿ mas saber o que dizer a elas. Brustolin alertou para o risco de a religião ficar a serviço de um comércio de bens simbólicos, como se fosse possível vender curas e soluções rápidas para problemas."Questões de moral e dogma ficam diluídas para ressaltar aspectos pragmáticos." O ser humano religioso e o consumista, apesar de aparentemente em posições ambíguas, buscam a completude. "Numa sociedade que acabou com utopias e transformou os desejos em sonhos de consumo, como não relacionar religião e consumo?", questionou.
Mesmo reconhecendo a possibilidade de evangelização por rádio, TV ou internet, Brustolin pondera que o rito religioso tem um valor testemunhal que jamais é captado totalmente no processo comunicativo. Os símbolos e ritos não são linguagens literais. Podem ser mal interpretados e terem seus significados reduzidos.
O Mutirão é organizado pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), pela Organização Católica Latino-Americana de Comunicação (OCLACC) e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e segue até domingo, 7 de fevereiro.
LAZER
Temperatura alta não impede atividades de verão

A temperatura elevada dos últimos dias promete continuar no fim de semana. Com a previsão de sol forte amanhã, 6, e domingo, 7, a dica é muita água e aproveitar as diversas atividades de Verão da Secretaria Municipal de Esporte, Recreação e Lazer (SME), principalmente as sete piscinas públicas dos centros comunitários da cidade (mais informações nos quadros abaixo).
Na praia do Lami, na Zona Sul, a diversão está garantida das 14h às 19h com o Ônibus Brincalhão, cama elástica, jogos de mesa, entre outros atrativos. No mesmo local, as competições de vôlei de duplas continuam atraindo cada vez mais participantes. O público que comparece nos jogos faz a festa com muita animação na torcida.
O Circuito Porto Alegre de Vôlei de Praia 2010, realizado pela SME com apoio da Federação Gaúcha de Vôlei (FGV), tem mais uma etapa no Parque Marinha do Brasil. O masculino é amanhã, 6, e domingo, 7. O feminino, no domingo. As inscrições são gratuitas, feitas no local no dia dos jogos das 14h às 14h30. As três melhores duplas, masculinas e femininas, são premiadas.
Uso das piscinas dos centros comunitários1- É preciso fazer uma carteirinha. O usuário deve levar ao centro comunitário uma foto 3x4, identidade e comprovante de residência. Os menores de 15 anos têm de estar acompanhados dos pais ou um responsável. A carteira é gratuita e fica pronta na hora.2- Antes de freqüentar a piscina, é preciso passar por uma oficina de saúde, espécie de palestra que dura em torno de 20 minutos, em que são oferecidas instruções sobre comportamento e saúde.3- Todos os Centros possuem vestiários com chuveiros e rouparia.4- À beira da piscina ficam professores de Educação Física e estagiários da SME5- Não é permitido o uso de calção ou maiô branco, bronzeador, piercings, brincos e correntes. Também não é permitido lanchar à beira da piscina6- Neste mês de dezembro, haverá apenas banho livre à tarde. A partir de janeiro, também serão oferecidas aulas de natação, hidroginástica e pólo-aquático. O período da manhã será destinado ao agendamento de entidades que queiram levar grupos.7- As piscinas ficam abertas de terças a domingos, das 9h às 12h e das 15h às 18h.
Endereços dos centros:Cecoflor (Centro de Comunidade Vila Floresta): Rua Irene Caponi Santiago, 290;Cecopam (Centro de Comunidade Parque Madepinho): Rua Arroio Grande, 50, telefone 3241-0666;Cecores (Centro de Comunidade Restinga): Rua Economista Nilo Wülff, s/n, telefone 3250-1534;Cecove - Centro de Comunidade Vila Elisabeth (Rua Paulo Gomes de Oliveira, 200, telefone 3364-2113);Cegeb - Centro de Comunidade George Black (Rua Coronel Neves, 555, telefone 3219-9836);Ceprima - Centro de Comunidade 1º de Maio (Rua São Nicolau, esquina com a Rua Camoati, telefone 3362-6148);Cevi - Centro de Comunidade Vila Ingá (Rua Desidério Severino, 227, telefone 3348-2079).
Administração Superior realiza missão de trabalho na Inglaterra e Alemanha
Encerrou-se nesta sexta-feira, 5 de fevereiro, a missão de trabalho liderada pelo Reitor da Universidade, Joaquim Clotet, em visita a universidades e agências de fomento da Inglaterra e da Alemanha. Participaram da missão o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jorge Audy, o diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH), Draiton de Souza, e os professores da Faculdade de Medicina (Famed) David Saitovich e Thais Russomano.
O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação explica que o objetivo da missão foi abrir novas oportunidades de bolsas de estudos para alunos e professores da PUCRS, bem como captação de recursos para projetos de pesquisa em áreas estratégicas.
Várias atividades foram desenvolvidas durante as duas semanas da missão. Na área de medicina espacial, foram realizadas visitas na Inglaterra, ao Kings College em Londres; na Universidade de Cambridge foram realizadas reuniões com as áreas de assuntos internacionais, pró-reitoria de pesquisa, parques científicos e de inovação da Universidade, centros de pesquisa interdisciplinar, biotério e incubadora. ¿As reuniões na Universidade de Cambridge, que envolveram diversos membros da administração superior da Universidade e que ocorreram no Gouville and Caius College, e a reunião na Fundação Humboldt (em Bonn) foram especialmente importante pelas perspectivas abertas de ampliação das cooperações com estas duas importantes instituições de pesquisa europeias¿, destaca Audy.
Na Alemanha, depois da visita à Universidade de Frankfurt e ao Instituto de Pesquisa Social, onde o professor da FFCH Eduardo Luft atualmente realiza pesquisas, a delegação visitou o órgão da Conferência Episcopal alemã que concede bolsas de fomento para estudos de pós-graduação (KAAD) e a Fundação Alexander von Humboldt, que oferece bolsas de fomento e de pesquisa para pesquisadores em áreas de excelência.
Audiência do Policial x jornalista atrai atenção da mídia
Repórteres de jornal, rádio e televisão acompanharam os depoimentos agora à tarde
O ex-policial do DOPS gaúcho João Augusto da Rosa deve estar arrependido de ter entrado com processo por danos morais contra o jornalista Luiz Cláudio Cunha, pois o caso está recebendo ampla repercussão na imprensa nacional. Agora à tarde, mais de uma dezena de jornalistas de jornal, rádio e televisão acompanharam a audiência em que Luiz Cláudio depôs, como autor do livro Operação Condor: O Sequestro dos Uruguaios, que conta a história do sequestro de Lílian Celiberti, seus dois filhos menores e seu companheiro Universindo Diaz ocorrido em Porto Alegre, em novembro de 1978.
Irno, como o ex-inspetor do DOPS era conhecido quando integrava uma equipe de repressão no sul do país durante a ditadura militar, sentiu-se ofendido por ser nominado como “medíocre” no livro, ao mesmo tempo em que se queixa porque Luiz Cláudio não menciona sua absolvição por “falta de provas” no recurso que apresentou em 1983, em segunda instância, quando foi acusado de ter participado da ação de sequestro. Agora à tarde, na 18ª Vara Cível de Porto Alegre, o jornalista foi categórico em afirmar que não via motivos para citar a absolvição porque sabe que esta só ocorreu por falta de provas. “Tenho certeza do que escrevi. Foi este João Augusto da Rosa, o autor da ação que está sentado aqui agora, quem colocou um revólver na minha testa quando eu flagrei o sequestro. Esta é uma cena, excelência, que não se esquece nunca”, afirmou, ao depor para a juíza.
Representantes da ARI (Associação Riograndense de Imprensa), do Sindicato dos Jornalistas, do Movimento de Justiça e Direitos Humanos e colegas jornalistas acompanharam a audiência. Irno falou por menos de cinco minutos, para reiterar sua queixa, enquanto Luiz Cláudio detalhou suas razões por cerca de meia hora. Depois, em poucos minutos, também depuseram a uruguaia Lilian Celiberti e o fotógrafo Ricardo Chaves, o Kadão, que acompanhou Luiz Cláudio em muitas de suas reportagens para a revista Veja, ao longo do ano de 1979. Ambos também foram firmes ao sustentar que o cidadão presente na audiência e autor da ação, João Augusto da Rosa, é, de fato, o mesmo inspetor Irno que atuou como um dos sequestradores.
Leia mais sobre o assunto:
Policial processa jornalista que denunciou o sequestro dos uruguaios
Luiz Cláudio não aceita dúvidas levantadas por Brossard
Durante os autógrafos, dois momentos constrangedores
Luiz Cláudio lança livro em que conta o sequestro dos uruguaios
Com fim do diploma, universidade suspende curso de jornalismo
Houve uma queda de pelo menos 50% nas matrículas para este segmento
O fim da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão, decidido em junho do ano passado pelo Supremo Tribunal Federal, atingiu a Universidade Mogi das Cruzes (UMC), de São Paulo. Com uma queda de 50% na procura, o curso desse semestre foi suspenso. O fato foi noticiado por Comunique-se, em nota assinada por Izabela Vasconcelos, revelando que a coordenadora de jornalismo da UMC, Cristina Schmidt Pereira da Silva, nega que a universidade tenha intenção de fechar o curso. “Não vamos fechar, vamos apenas deixar de oferecer esse semestre. Sentimos uma diminuição muito grande na procura, uma queda de 50%, o que ficou economicamente inviável”, explicou.
Cristina disse que o curso sempre teve uma boa procura e que existe uma pequena variação entre um ano e outro, mas dessa vez a queda foi muito alta. Além disso, alguns alunos iniciantes do semestre passado se sentiram desmotivados e desistiram do curso.
Feira vende R$260 mil na primeira semana
Na primeira semana de realização da 20ª Feira do Material Escolar, a venda atingiu R$260 mil com um público de 16 mil pessoas. O levantamento, feito pelo Setor de Economia Solidária da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), revela que, diariamente, circulam pala feira 2,2 mil pessoas, entre estudantes, pais e professores. A 20ª Feira do Material Escolar prossegue até 6 de março no térreo do Mercado Público. Entre as ofertas, estão kits básicos para ensino fundamental e médio, vendidos a R$ 11,90 cada. De segunda a sexta-feira, o atendimento é das 9h às 19h30; aos sábados, das 9h30 às 18h30. O público encontra diversidade no local: são mais de 20 mil itens à venda, de 50 fabricantes.

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Mutirão debate processos de comunicação e cultura solidária

A abertura oficial do Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe ocorreu na noite desta quarta-feira, 3 de fevereiro no Centro de Eventos da Universidade. O Mutirão tem o objetivo de promover o diálogo nos processos de comunicação, movido pela força da cultura solidária.
O encontro reuniu importantes nomes da Igreja Católica no mundo, como o arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Cláudio Maria Celli, o presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação da CNBB e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, o bispo auxiliar da capital, Dom Remídio José Bohn, entre outros. Também estiveram presentes o senador Pedro Simon, a governadora Yeda Crusius e o prefeito José Fogaça.
A Orquestra de Flautas Villa Lobos abriu o evento, que também contou com uma conferência de Dom Cláudio Maria Celli. O arcebispo da capital, que também preside o Mutirão, lembrou os desafios atuais para se acompanhar a mudança que ocorre na comunicação, agora mais democrática e de tantas formas diversificadas. O vice-reitor destacou o objetivo audacioso de se promover um espaço de diálogo sobre justiça, liberdade e paz. "Hoje em dia, todos veem tudo e sabem tudo. Mas não compreendem melhor o que acontece", frisou.
O Mutirão é organizado pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), pela Organização Católica Latino-americana de Comunicação (OCLACC) e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e segue até domingo, 7 de fevereiro. O evento pretende reunir, além dos dois mil inscritos, pessoas de 37 países para debater sobre os novos cenários políticos e sociais latino-americanos e os processos de comunicação, economia e comunicação na era digital e comunicação no diálogo das culturas. O encontro também contará com atividades gratuitas.
Na sexta-feira, 5 de fevereiro, das 14h às 18h, os seminários temáticos debaterão importantes temas como a concentração da propriedade nas comunicações e relações de poder, sociedade da informação, processos de digitalização e convergência tecnológica, economia solidária e processos de comunicação, Deus como "mercadoria" na era digital, entre mais assuntos. Às 20h, ocorre a entrega do prêmio "Comunicador da Paz", em que o vice-reitor participa. A programação completa do Mutirão e outras informações podem ser obtidas no site www.muticom.org.
Texto Assessoria inaugura filial em Porto Alegre
Direção ficará sob o comando do jornalista Orestes de Andrade Jr.
Orestes de Andrade Jr vai coordenar a Texto Sul
A Texto Assessoria, empresa com sede em São Paulo e que completa 20 anos em 2010, abriu nesta segunda-feira, 1º, filial em Porto Alegre. O diretor Altair Albuquerque informou que a unidade, intitulada Texto Sul, atenderá prioritariamente a clientes do Rio Grande do Sul, oferecendo atuação nacional e internacional em comunicação corporativa. O diretor da empresa na capital gaúcha é o jornalista Orestes de Andrade Jr.Orestes tem em seu currículo o comando de redações de diversos jornais no interior do Rio Grande do Sul. Destaque para o Jornal das Missões, Hora H, Primeira Mão, Diário de Cachoeirinha e Correio de Gravataí. No jornal O Sul foi repórter especial. Também atuou na rádio e TV Pampa. Na área de assessoria de imprensa, foi coordenador da Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Energia, da Assembleia Legislativa e da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Agricultura. Desde o início de 2009, é assessor de imprensa do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).
A Texto foi fundada em 1990 e conta atualmente com 30 clientes em comunicação corporativa, incluindo assessoria de imprensa, relações públicas, conteúdo, produção gráfica, comunicação interna, gerenciamento de crises e treinamento de porta-vozes. "A unidade do Rio Grande do Sul foi criada tendo em vista a importância do Estado para os clientes atuais da Texto, mas também o seu potencial em termos de comunicação", ressaltou Albuquerque.
Entre os clientes que já fazem parte do portfólio da Texto Sul estão Marfrig – dono das marcas Seara, Mabella e Pena Branca, entre outras –, Biolab Farmacêutica, Merial Saúde Animal, Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança e Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, entre outros. A empresa ainda está em processo de contratações, portanto, jornalistas interessados podem entrar em contato pelo e-mail orestes@textoassessoria.com.br ou pelo telefone (51) 3276.7035.
Fasc tem vagas para estágios de nível técnico e superior
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), através da Coordenação de Recursos Humanos, informa que estão abertas as inscrições para estágio na instituição. No site http://www2.portoalegre.rs.gov.br/fasc estudantes de ensino médio e superior podem acessar a ficha de inscrição e enviar para o e-mail estagios@fasc.prefpoa.com.br
São oferecidas vagas para estudantes dos seguintes cursos superiores: Administração Arquitetura Engenharia Ciências Contábeis Ciências Sociais Direito Educação Física Informática (Técnico e Superior)Jornalismo Nutrição Pedagogia Psicologia Publicidade e Propaganda Serviço Social Terapia Ocupacional
Sine oferece centenas de vagas em fast food
O posto do Sine Porto Alegre, gerenciado pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), abriu inscrições para 195 vagas na rede Petiskeira, 160 no McDonald"s e outras 197 para diversas funções no mercado de trabalho.O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na avenida Mauá, 1013. As oportunidades são resultado da parceria da prefeitura com o Ministério do Trabalho e Emprego.As entrevistas da Petsikeira serão dia 3 de fevereiro, às 8h, no posto do Sine Muncipal. O candidato deve residir em Porto Alegre, Alvorada ou Viamao, e ter concluído o ensino fundamental. 20 vagas de auxiliar de limpeza20 vagas de operador de caixa10 vagas de cozinheiro20 vagas de chapista de lanchonete20 vagas de auxiliar de cozinha20 vagas de garçom10 vagas de auxiliar de estoque50 vagas de atendente de lanchonete20 vagas de recepcionista atendente05 vagas de pizzaiolo As entrevistas do McDonald"s serão quinta-feira, 4, às 8h, no Sine. 150 vagas de atendente de lanchonete10 vagas de auxiliar de eletricista com curso de NR-10 e conhecimento em refrigeração Outras vagas30 vagas de porteiro05 vagas de serralheiro05 vagas de auxiliar de serralheiro07 vagas de lavador de caminhão (entrevista dia 5, 10h, para trabalhar em Cachoeirinha)15 vagas de pedreiro15 vagas de servente de obras15 vagas de carpinteiro10 vagas de confeiteiro05 vagas de açougueiro05 vagas de copeiro05 vagas de auxiliar de TI10 vagas de auxiliar de serviços gerais05 vagas de estoquista10 vagas de frentista05 vagas de hidráulico10 vagas de motorista entregador05 vagas de nutricionista05 vagas de padeiro10 vagas de repositor de mercadorias20 vagas de vendedor interno
METEOROLOGIA
Madrugada histórica pela alta temperatura na cidade

Porto Alegre registrou nesta quarta-feira, 3, a madrugada mais quente (maior mínima) já observada em fevereiro desde o início das observações em 1910. A mínima de hoje na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no bairro Jardim Botânico foi de 27,9ºC enquanto a maior mínima do período 1910-1948 na Capital foi de 25,4ºC em 5 de fevereiro de 1945. Investiga-se neste momento se não houve recorde absoluto de maior mínima para toda a série histórica, o que abrange os demais meses do ano.
Houve pontos de Porto Alegre em que a temperatura não baixou de 29ºC na madrugada desta quarta-feira. As mínimas registradas pelas estações da MetSul e do Sistema Metroclima foram de 25,0ºC na Lomba do Pinheiro (zona rural); 26,8ºC na avenida Sertório; 28,1ºC no Moinhos de Vento; e 28,7ºC no Menino Deus. Na estação do bairro Menino Deus, a temperatura somente baixou da casa de 30ºC para 29,9ºC às 4h54m da madrugada. No primeiro minuto do dia, fazia 30,8ºC no Menino Deus; 30,6ºC na Sertório (zona Norte); 30,4ºC no Moinhos de Vento; e 26,7ºC na Lomba do Pinheiro (zona Leste). No Centro Histórico da Capital, digitais de rua chegavam a marcar 34ºC nos primeiros minutos do dia na Rua da Praia (Andradas).
O calor muito mais forte à noite no Centro Histórico e nos bairros próximos deve-se a um fenômeno conhecido como Ilha de Calor Urbano (UHI na sigla em Inglês). A grande concentração de prédios, construções, asfalto e concreto faz com que o Centro da Capital e áreas adjacentes retenham maior calor do dia, tornando as noites mais quentes do que regiões afastadas, sobretudo rurais, onde a temperatura cai mais acentuadamente por não sofrer o efeito da urbanização. Bairros em Porto Alegre como a Lomba do Pinheiro e Belém Novo são muito mais frios à noite do que o Centro justamente em razão das diferenças de urbanização.
Máximas - O recorde de calor absoluto da Capital é de 1º de janeiro de 1943, com 40,7ºC (leia mais). Em 17 de fevereiro de 1929, os termômetros indicaram 40,4ºC na cidade, maior marca para este mês.
A estação de referência climatológica da cidade é a do Instituto Nacional de Meteorologia, no bairro Jardim Botânico. As estações do Sistema Metroclima são recentes, não mais do que três anos de existência, de forma que não possuem uma base histórica de dados suficientemente longa para fins climatológicos. É interessante observar, contudo, que todas as vezes em que Porto Alegre registrou 40ºC na sua estação climatológica, ela ainda não funcionava no Jardim Botânico, mas sim na Redenção e no prédio da Faculdade de Engenharia da Ufrgs.
Assim, durante este período em que a estação climatológica da Capital opera no Jardim Botânico, desde a década de 70, jamais houve o registro de 40ºC ou mais na cidade, a despeito desta marca ter sido alcançada em alguns momentos nos últimos 40 anos em outros pontos da cidade que não possuíam observação meteorológica e que nos dias de hoje contam com medições pelo Sistema Metroclima.
Previsão - A segunda metade da semana promete ser um dos períodos mais quentes dos últimos anos em Porto Alegre e região com tardes de extremos calor e madrugadas muito quentes. Nesta quarta-feira, o calor aumenta ainda mais. As máximas ficam acima de 35ºC. Na quinta, 4, o calor muito intenso não dá trégua com máximas entre 37ºC e 39ºC nas áreas mais quentes da Capital. Na sexta, 5, o cenário pouco muda e novamente podem ser registradas máximas de 37ºC a 39ºC. No fim de semana, o calor tende a continuar muito intenso e pode se aproximar de níveis opressivos, não se descartando máximas perto de 40ºC em vários bairros da Capital
Caminhada Turística de sábado recebe inscrições
Moradores da Capital e visitantes têm mais uma opção de lazer que permitirá conhecer melhor locais e atrativos históricos e tradicionais da cidade no mês de fevereiro. Trata-se do projeto Caminhadas Turísticas, que durante o verão oferece passeios por atrativos turísticos de Porto alegre. Esta é uma ação do Programa Viva o Centro a Pé. No sábado, 6, será realizado o roteiro Mercado Público e Praça da Alfândega. O passeio tem duração aproximada de duas horas, com saída às 10h do SAT Centro histórico (Mercado Público Central, Largo Glênio Peres). No dia 27, é a vez do Roteiro Avenida Independência (leia box).
Da mesma forma que o programa tradicional, a edição de verão prevê a visita externa e interna a prédios e monumentos com roteiros diferenciados. Além do guia de turismo, que será o orientador do passeio, a mudança também fica por conta dos locais de saída de cada roteiro, sempre em um endereço do Serviço de Atenção ao Turista (SAT).
A realização do projeto é das secretarias municipais do Turismo (SMTur), do Planejamento Municipal (SPM) e da Cultura (SMC), do Programa Viva o Centro e do Gabinete da Primeira Dama. Para participar basta fazer a doação de um quilo de feijão, arroz ou óleo de cozinha. As doações serão encaminhadas a instituições do município. As reservas poderão ser feitas através dos telefones 3289.6745 e 3289.6744 ou pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com.
6 de fevereiro: Roteiro Mercado Público e Praça da AlfândegaSaída: SAT Centro Histórico (Mercado Público Central, sala 99).Horário: 10h.Atrativos: Mercado Público, Praça XV de Novembro, Chalé da Praça XV, Fonte Talavera de La Reina, Paço Municipal, Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, Praça da Alfândega, Santander Cultural, Margs e Memorial do Rio Grande do Sul. Visitação interna no Memorial do Mercado Público. Guia: Gabriela Boesel27 de fevereiro: Roteiro Avenida Independência Saída: SAT Centro Histórico (Mercado Público Central, sala 99)Hora: 10hAtrativos: Confeitaria Rocco, Praça do Portão, Santa Casa de Misericórdia, Praça Dom Feliciano, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Museu de História da Medicina, Hospital Beneficência Portuguesa, Colégio e Praça do Rosário (a confirmar). Visitação interna: local a confirmar

quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Especialização em Língua Inglesa

A Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) recebe, até o dia 28 de fevereiro, inscrições para o curso de especialização em Língua Inglesa. A atividade, coordenada pela professora Cristina Lopes Perna, é voltada para licenciados e bacharéis em Letras, com habilitação em inglês e/ou proficientes na língua com diploma de curso superior com nível adequado na língua. O curso trabalhará a língua com enfoque lexicais, gramaticais, psicolinguísticos e pragmáticos.
Informações adicionais no site www.pucrs.br/uni/poa/fale/pos, e-mail letraspg@pucrs.br ou na Fale, no 4º andar do prédio 8 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Contatos pelo telefone (51) 3320-3528.
...
Pós-Gradução em Cinema Expandido na Famecos

Podem ser feitas até o dia 5 de março as inscrições para o curso de especialização "Cinema Expandido - Estratégias e Conceitos Audiovisuais", realizado pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos). A ideia é orientar os profissionais em relação a complexidade do universo audiovisual e suas múltiplas manifestações. A proposta, inédita no audiovisual, traz o conceito de cinema expandido e a convergência de linguagens em diferentes artes-mídias.
Conforme a coordenadora do curso, professora Maria Henriqueta Satt, a especialização irá mostrar o cinema além das salas escuras e das telonas. "São várias expressões de imagem em movimento e diversos dispositivos de exibição, arranjos de linguagem e estética. Outra preocupação é acompanhar a evolução das mídias digitais, portáteis e móveis que fazem parte do cenário contemporâneo", explica.
O diferencial será o enfoque teórico-reflexivo, mas que não excluirá a prática. O aluno irá desenvolver o trabalho de conclusão no decorrer dos semestres, alinhando o projeto com as disciplinas. João Guilherme Barone, coordenador do curso de Produção Audiovisual, Cinema e Vídeo (Teccine) da Famecos, garante que a atividade atende a solicitações de estudantes que desejavam ampliar conhecimentos e competências na área. As aulas começam no dia 15 de março.
Inscrições e informações pelo telefone (51) 3320-3658, no site www.pucrs.br/famecos/pos/cinemaexpandido ou na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, na sala 319 do prédio 7, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Quartas na Dança abre inscrições para 2010
O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) abriu inscrições ao projeto Quartas na Dança 2010. Podem participar grupos e companhias de todos os estilos, modalidades e linguagens. Os espetáculos devem ser de companhias profissionais do Rio Grande do Sul e ter duração mínima de 45 minutos. Os projetos devem conter a sinopse do espetáculo, ficha técnica e informações relativas à cenografia e iluminação. É exigido o registro visual do espetáculo em DVD, ou projeto detalhado da montagem. O prazo de entrega encerra-se em 26 de fevereiro.O Quartas na Dança nasceu com o objetivo de fomentar a produção coreográfica de grupos e companhias da Capital. É realizado uma quarta-feira por mês, no Teatro Renascença.
Clique aqui para baixar a Ficha de InscriçãoInformações:Centro de Dança (avenida Erico Verissimo, 307, telefone 3289-8065).
Linha Turismo é atração no feriado de Navegantes
Uma opção para quem vai estar na Capital nesta terça-feira 2, feriado de Nossa Senhora dos Navegantes, é realizar o city tour Linha Turismo. O ônibus panorâmico tem suas saídas às 9h e 15h30, com o roteiro Tradicional, e às 10h30 e 13h30, com o roteiro Zona Sul, com embarque no terminal localizado na Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa.
No roteiro Tradicional, os passageiros conhecem o Parque da Redenção, Praça da Matriz, Mercado Público, o Parque Moinhos de Vento e o Centro Cultural Usina do Gasômetro, entre outros atrativos próximos ao Centro Histórico. Já no Roteiro Zona Sul, entre os principais atrativos estão o Caminho dos Antiquários, orla do Guaíba, Parque Harmonia, Anfiteatro Pôr-do-Sol, Parque Marinha do Brasil, Fundação Iberê Camargo e a Praia de Ipanema. Os passeios são orientados por guias de turismo.
As passagens no roteiro Tradicional custam R$ 8, no andar inferior, e R$ 10, no andar superior. No roteiro Zona Sul, as tarifas custam R$ 10 e R$ 15, respectivamente. Diante da grande procura pelos passeios, é recomendável fazer reservas antecipadas pelos telefones 3289-6744 ou 3289-6745.
Durante o mês de janeiro, 4.478 pessoas já realizaram o passeio do Linha Turismo.
Caminhadas Turísticas têm edição neste sábado
Moradores da Capital e visitantes têm mais uma opção de lazer que permitirá conhecer melhor locais e atrativos históricos e tradicionais da cidade no mês de fevereiro. Trata-se do projeto Caminhadas Turísticas, que durante o verão oferece passeios por atrativos turísticos de Porto alegre. Esta é uma ação do Programa Viva o Centro a Pé. No dia 6, será realizado o roteiro Mercado Público e Praça da Alfândega. O passeio tem duração aproximada de duas horas, com saída às 10h do SAT Centro histórico (Mercado Público Central, Largo Glênio Peres). No dia 27, é a vez do Roteiro Avenida Independência (leia box).
Da mesma forma que o programa tradicional, a edição de verão prevê a visita externa e interna a prédios e monumentos com roteiros diferenciados. Além do guia de turismo, que será o orientador do passeio, a mudança também fica por conta dos locais de saída de cada roteiro, sempre em um endereço do Serviço de Atenção ao Turista (SAT).
A realização do projeto é das secretarias municipais do Turismo (SMTur), do Planejamento Municipal (SPM) e da Cultura (SMC), do Programa Viva o Centro e do Gabinete da Primeira Dama. Para participar basta fazer a doação de um quilo de feijão, arroz ou óleo de cozinha. As doações serão encaminhadas a instituições do município. As reservas poderão ser feitas através dos telefones 3289.6745 e 3289.6744 ou pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com.
6 de fevereiro: Roteiro Mercado Público e Praça da AlfândegaSaída: SAT Centro Histórico (Mercado Público Central, sala 99).Horário: 10h.Atrativos: Mercado Público, Praça XV de Novembro, Chalé da Praça XV, Fonte Talavera de La Reina, Paço Municipal, Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, Praça da Alfândega, Santander Cultural, Margs e Memorial do Rio Grande do Sul. Visitação interna no Memorial do Mercado Público. Guia: Gabriela Boesel27 de fevereiro: Roteiro Avenida Independência Saída: SAT Centro Histórico (Mercado Público Central, sala 99)Hora: 10hAtrativos: Confeitaria Rocco, Praça do Portão, Santa Casa de Misericórdia, Praça Dom Feliciano, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Museu de História da Medicina, Hospital Beneficência Portuguesa, Colégio e Praça do Rosário (a confirmar). Visitação interna: local a confirmar
Pesquisadores descobrem mecanismo onde se forma a memória de reconhecimento

Os pesquisadores do Centro de Memória da PUCRS, sob a coordenação do cientista Iván Izquierdo, descobriram um importante mecanismo do cérebro responsável pela memória de reconhecimento. A pesquisa resultou na publicação de um artigo na PNAS, o periódico da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, em janeiro.
O trabalho, desenvolvido ao longo de dois anos, determinou o local e o mecanismo específico onde se forma a memória de reconhecimento. É no hipocampo, por meio de um processo de potenciação de longa duração. Conforme Izquierdo, a descoberta abre caminhos para a produção, pela indústria farmacêutica, de drogas que possam tratar ou evitar doenças como o Alzheimer.
O estudo foi desenvolvido em parceria com pesquisadores da Universidade Pablo de Olavide e sob a coordenação do professor José Maria Delgado, em Sevilha, na Espanha. Foram colocados eletrodos no cérebro de camundongos enquanto eles aprendiam e tentavam reconhecer objetos. Os grupos já haviam demonstrado esse mesmo mecanismo para aprendizados aversivos. "O que se sabe agora é que o fenômeno é geral e se aplica a vários tipos de memória", destaca.
Ainda em janeiro, a PNAS publicou outro estudo do Centro de Memória, realizado em parceria com pesquisadores da Universidade de Buenos Aires, coordenados pelo professor Jorge Medina. Neste trabalho foram apresentados os mecanismos ligados à persistência da memória que entram em funcionamento várias horas depois de o indivíduo tê-la adquirido. A parte do cérebro que determina a informação no longo prazo, o hipocampo, precisa trabalhar 12 horas após a aquisição da lembrança e 24 horas depois.
O Centro de Memória da Universidade, inaugurado em 2005, é o mais importante da América Latina e um dos mais ativos no mundo em investigações sobre os mecanismos de aquisição, formação, evocação e extinção de memórias. Destaca-se pelos especialistas da equipe, pela qualidade e impacto das publicações e pela infraestrutura montada no prédio do Hospital São Lucas.
JAVALI É O BICHO DO MÊS
A Fundação Zoobotânica do RS divulga o javali como o bicho do mês de fevereiro, projeto realizado no Zoológico, em Sapucaia do Sul, que visa apoiar a campanha da coleta seletiva do lixo realizada no Parque. O Projeto A Hora do Bicho, que iniciou em 2004, tem como temática as espécies da fauna que compõem o acervo do Zôo, e visa conscientizar o público visitante sobre a importância da conservação da natureza e os cuidados que se deve ter com o meio ambiente. O Projeto já divulgou espécies da fauna nativa do RS, fauna brasileira e africana e aves brasileiras, todas ameaçadas de extinção. Em sua 5ª edição está sendo divulgada a série “Os filhotes”. JavaliAncestral do porco-doméstico, o javali (Sus scrofa) é um animal muito forte, adaptado aos mais diversos habitats. Vive em rebanhos que podem ser bem numerosos, de 20 a 30 indivíduos.De hábitos noturnos, a cada noite percorre, na natureza, muitos quilômetros em busca de alimento (raízes, frutos, cogumelos, larvas de insetos, pequenos vertebrados e até mesmo serpentes venenosas).Os dentes caninos são longas defesas que saem da boca, sendo mais desenvolvidos nos machos. Habita florestas, ambientes úmidos e áridos e ocorre na Europa, Ásia e África.No cativeiro, quando em condições adequadas, esta espécie reproduz com facilidade. Os filhotes, após uma gestação que varia entre 112 e 130 dias, nascem com raias amareladas, sobre uma pelagem parda escura, numa ninhada de 4 a 12 crias. Até cerca de três meses seu principal alimento é o leite materno, embora já comecem a comer outros alimentos. Nesta época também começam a esmaecer suas listras amareladas e aos poucos vão adquirindo a cor dos adultos. Pesa de 50 a 200kg e vive de 15 a 20 anos. Esta espécie não é considerada ameaçada de extinção.O Zoológico do Estado tem 13 exemplares, sendo que tres adultos - um macho e duas fêmeas - e doze filhotes.

Brigada Militar abre inscrições para o Colégio Tiradentes de São Gabriel 01/02/2010 14:30
A Brigada Militar, entidade vinculada à Secretaria da Segurança Pública do RS, informa que estão abertas as inscrições para o Colégio Tiradentes da cidade de São Gabriel. O CTBM São Gabriel está localizado na Avenida das Acácias, s/n, bairro Jardim Europa, telefone: (0xx55)3232-1724, e-mail: ctbmsg-sadm@brigadamilitar.rs.gov.br. Criado inicialmente em Porto Alegre, através do Decreto nº 29.502, publicado em Diário Oficial do Estado (DOE) nº 130 de 25 de janeiro de 1980, o Colégio Tiradentes, então denominado Escola Estadual de 2º Grau da Brigada Militar foi estabelecido na cidade de São Gabriel por força do Decreto nº 46.895 de 14 de janeiro de 2010 e publicado no DOE nº 010, de 15 de janeiro de 2010.A quantidade de vagas prevista neste processo seletivo de admissão ao Colégio Tiradentes da Brigada Militar (CTBM - São Gabriel), destinado aos candidatos aprovados e classificados é de 60 vagas, destinadas à comunidade em geral; e 30 vagas destinadas aos filhos ou àquele(s) que está (ão) sob guarda ou tutela judicialmente constituída, de policial militar da Brigada Militar.As inscrições para o processo seletivo de admissão e classificação serão realizadas de hoje 1º/2 até o dia 12 de fevereiro. Maiores informações sobre o processo seletivo constam no Edital 001/DE/2010.Colégio Tiradentes da Brigada MilitarOs estabelecimentos de ensino visam oportunizar, através da interdisciplinaridade e contextualização das áreas do conhecimento, a formação de um aluno ético, moral e cidadão consciente do papel de transformador social, capaz de oferecer e fazer justiça a todos os segmentos. Proporcionar ao educando uma formação integral voltada para o exercício da cidadania e inserção no mercado de trabalho, oferecendo referências dos valores humanos e da ética Policial Militar vivenciada através da hierarquia e da disciplina, como forma de preparação para a vida em sociedade. Tais ações tornam hoje o Colégio Tiradentes, um referencial enquanto escola pública de ensino médio no Estado. Possui estrutura administrativa e pedagógica resultante do vínculo com a Secretaria da Segurança Pública, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, dispondo, no quadro técnico, de profissionais militares e civis da Instituição e profissionais integrantes do Magistério Público Estadual. O ensino médio regular, ministrado através do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, destina-se à comunidade em geral e aos dependentes de Policiais Militares, tendo por objetivos, além da formação de cidadãos plenos, dar aporte de caráter assistencial ao policial militar, propiciando-lhe a garantia de oferta educacional de qualidade aos dependentes, enquanto referencial escolar. O ensino ministrado no Colégio Tiradentes prepara os alunos não só para os diversos vestibulares das instituições de ensino superior, regionais ou nacionais, mas também para os concursos de acesso às carreiras policiais militares e Forças Armadas.Fonte: PM5-Imprensa/BM
Especialização em Educação a Distância

A PUCRS Virtual promove o curso de especialização em "Educação a Distância ", com ênfase na docência e na tutoria em EAD. A atividade, realizada na modalidade à distância, é voltada para graduados com diploma de Licenciatura Plena (qualquer licenciatura, onde se inclui a Pedagogia), ou outra graduação, com experiência no uso do computador e acesso à Internet.
As aulas buscam capacitar profissionais da área de recursos humanos para atuarem em cursos a distância, tanto na Educação Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) como na Educação Superior. Além das questões instrumentais e científicas da criação de um curso em EAD, aspectos administrativos, legais e pedagógicos serão abordados pelo programa.
As inscrições podem ser feitas no site www.ead.pucrs.br até 28 de março. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3651.
...
PUCRS Virtual oferece especialização em Informática na Educação

Estão abertas as inscrições para a 2º edição do curso de especialização em "Informática na Educação". A atividade, realizada na modalidade à distância, promove a formação continuada de profissionais envolvidos com a área. O curso também integra aspectos teórico-práticos, atendendo as atuais diretrizes de formação de educadores e as necessidades sociais.
Inscrições no site www.ead.pucrs.br. Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3651.