segunda-feira, setembro 29, 2008

Hipopótamos gêmeos completarão 1 ano amanhã

Animais como este chegam a pesar 3 toneladas.
Nascidos no dia 30 de setembro de 2007, os filhotes gêmeos de hipopótamos, completam um ano de vida. Caso raro no país – apenas o zoológico de Sorocaba teve esta experiência de nascimento de gêmeos, mas que apenas um deles sobreviveu – os filhotes Poliana e Policarpo, nascidos no Zoológico gaúcho, estão em plena atividade e extremamente saudáveis.
A mãe dos gêmeos é "Farroupilha", nascida no próprio zôo gaúcho, em 1976, já tendo dado à luz, desde 1979, a sete filhotes. O pai "Karenin", veio do zoológico de São Paulo, em 2002. Com estes nascimentos o acervo de hipopótamos passou a ser de cinco indivíduos.Embora sejam animais característicos de rios e banhados, os hipopótamos também freqüentam águas salgadas. Sua pele tem glândulas que secretam um muco marrom-avermelhado, muitas vezes confundido com sangue, e que possui alto teor de sal. São dotados de grandes presas, que no caso dos dentes caninos podem atingir até 3kg de peso nos machos e 1kg nas fêmeas. Esta espécie tem preferência por lugares alagadiços e passa a maior parte do tempo na água. Em estado selvagem, costuma viver em bandos de até 60 animais. São excelentes nadadores, e também rápidos em terra quando assustados ou meaçados. Habitam do sul do Sudão até a Lagoa de Santa Lúcia, na áfrica meridional, e da costa ocidental até a costa oriental. (Assessoria de Imprensa do Jardim Botânico)


Espécie: Hippopotamus amphibius Linné, 1758Família: Hippopotamida e Ordem: Artiodactyla. Comprimento: 3,7 a 4,6 m Altura: 1,5m Peso: 3000 a 4.500kg. Longevidade: 50 anos. Número de cria por parto: 1, excepcionalmente 2. Alimentação: vegetais. Habitat: rios e banhados. Distribuição: sul da África. Gestação: 227 a 240 dias

Nenhum comentário: