quarta-feira, outubro 01, 2008

Lista de Aves brasileiras em sua sétima edição

A grande maioria das aves existentes no Brasil não está presente em outros países: são únicas. No dia 5 de outubro comemora-se no Brasil o Dia Nacional das Aves. Neste ano de 2008, além das comemorações tradicionais, o Dia Nacional das Aves será também celebrado com a divulgação da sétima edição da “Lista das Aves do Brasil”.
A “Lista das Aves do Brasil” é compilada pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO - http://www.cbro.org.br/CBRO/index.htm), agremiação criada em 1999 e ligada à Sociedade Brasileira de Ornitologia (SBO). Integram o CBRO 40 ornitólogos de todo o Brasil e até residentes no exterior, mas que trabalham ativamente com aves no país em estrita parceria com colegas brasileiros. No CBRO, estes ornitólogos têm a tarefa de buscar e checar a autenticidade e qualidade das informações sobre novas espécies de aves descobertas, redescobertas (ou seja, que se acreditavam praticamente extintas), registradas pela primeira vez ou ainda aquelas antes consideradas sub-espécies (variedades), mas que atualmente foram elevadas para a categoria de espécies.
A cada ano, o CBRO divulga uma nova “Lista das Aves do Brasil”, atualizando, portanto, o conhecimento sobre as aves que ocorrem no país. A novidade em 2008 é que a lista nacional passará a contar com 1.822 espécies (curiosamente, 1822 foi o ano da independência do Brasil), fazendo que o país se torne o segundo mais rico em aves do mundo, ultrapassando o Peru (com 1.820 espécies) e só perdendo para a Colômbia, com 1.865 espécies. É interessante notar que, desse total de espécies, 232 (13%) são endêmicas do país, ou seja, ocorrem exclusivamente no Brasil e, portanto, não podem ser vistas em nenhuma outra parte do mundo. A lista de aves brasileiras é a que mais têm crescido a cada ano no mundo, devido principalmente ao aumento da atividade de ornitólogos no país. (Assessoria de Imprensa da Fundação Zoobotânica)

Nenhum comentário: