terça-feira, setembro 30, 2008



* Os aspectos éticos, a reabilitação pulmonar, a saúde da mulher e o tratamento hospitalar do paciente traumatológico estarão em pauta no 1º Encontro de Fisioterapia do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) e da Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da Universidade (Faenfi). A atividade, voltada a profissionais e estudantes da área, será realizada nesta sexta-feira, 3 de outubro, das 18h às 22h, e no sábado, dia 4, das 8h30min às 12h30min. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão, sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3680 ou no site www.pucrs.br/cursoseeventos.
* Nesta quinta e sexta-feira, dias 2 e 3 de outubro, será realizado o "7º Seminário Internacional de Direitos Fundamentais - 20 anos da Constituição". A atividade contará com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros e abordará quatro grandes temas: "Constitucionalismo e Direitos Fundamentais no Direito Comparado e Internacional"; "Processo Constitucional, Democracia e Direitos Fundamentais"; "Administração Pública e Ordem Econômica e Social" e "Acesso à Justiça e a Efetividade da Constituição e dos Direitos Fundamentais".
O seminário ocorrerá na Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), que fica na rua Celeste Gobbato, 229 - Porto Alegre e terá tradução simultânea. As inscrições podem ser realizadas no local ou pelo site http://www.escoladaajuris.com.br/. Alunos da PUCRS têm desconto. A organização é da Escola Superior da Magistratura, com apoio da Faculdade de Direito da Universidade (Fadir). Outras informações pelo telefone (51) 3284-9000 ou amandacampos@ajuris.org.br.
* A PUCRS divulgou a lista de pré-classificados ao Credpuc 2008/
2. A relação está publicada no site www.pucrs.br/beneficios. O pré-classificado deverá retirar a ficha cadastral na Sala de Apoio Especial ao Estudante (sala 111 do prédio 15, no Campus Central da Universidade - avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A ficha preenchida, juntamente com a documentação solicitada para análise e avaliação da Comissão de Seleção e Acompanhamento, deverá ser entregue no mesmo local, no período de 6 a 28 de outubro, das 8h às 21h.
O benefício é destinado a alunos de graduação de todos os níveis, carentes de recursos financeiros, próprios ou familiares, mesmo com matrícula trancada. Os selecionados podem obter 50% de crédito sobre as mensalidades, exceto a primeira. O Credpuc é renovável semestralmente. Para o início do reembolso há um ano de carência, a contar da data da formatura. Informações complementares na Sala de Apoio Especial ao Estudante, pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4627 ou no site citado.
* Até esta quarta-feira, 1º de outubro, a Faculdade de Direito da PUCRS recebe inscrições de trabalhos para o "4º Seminário Brasileiro de Sociologia Jurídica". O evento, que ocorre nos dias 15 e 16 de outubro, reunirá profissionais, acadêmicos e pesquisadores da área da justiça criminal. Entre os temas em avaliação está a democracia e a polícia na modernidade tardia; o judiciário e a mídia; culturas juvenis e violência, a criminologia e o Direito Penal na história brasileira. Também será exibido o filme brasileiro "Juízo", dirigido por Maria Augusta Ramos, e que mostra a realidade de adolescentes infratores no Rio de Janeiro. As atividades ocorrerão das 8h30min às 19h30min no auditório do prédio 11 do Campus Central da Universidade. A programação completa pode ser obtida no site www.pucrs.br/eventos/sociologiajuridica. As inscrições podem ser realizadas até a data do evento na Pró-Reitoria de Extensão, sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3680.
* A Faculdade de Medicina da PUCRS (Famed) recebe inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em Pediatria e Saúde da Criança. O procedimento pode ser realizado até 21 de novembro por meio do site www.pucrs.br/famed/pos ou na secretaria da Faculdade, no 5º andar do Hospital São Lucas (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). Informações complementares pelos telefones (51) 3339-6474 ou (51) 3320-3000, ramal 2750.
* A Universidade recebe, até o dia 31 de outubro, inscrições para transferência, reopção, reopção dentro do mesmo curso, ingresso mediante diploma de curso superior e complementação, em função das vagas e de acordo com a manifestação das Faculdades. Informações sobre a documentação necessária podem ser obtidas no site www.pucrs.br/cra, e-mail cra.ns@pucrs.br, telefone (51) 3320-3573 ou na Coordenadoria de Registro.
* Uma nova alternativa terapêutica que evita a realização de cirurgias cardíacas em pacientes com estenose aórtica valvar será trazida por um especialista alemão ao Rio Grande do Sul. O médico Eberhard Grube, criador da técnica, estará entre as atrações da XI Jornada Internacional de Cardiologia do Hospital São Lucas da PUCRS, que acontecerá entre os dias 2 e 4 de outubro, no Teatro do prédio 40 da PUCRS. A técnica chamada de Implante Percutâneo de Válvula Aórtica utiliza uma prótese, semelhante a um stent, e beneficia especialmente os pacientes idosos, que têm riscos maiores de complicações durante um procedimento cirúrgico. O chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital São Lucas, Luiz Carlos Bodanese, afirma que a instituição adotará a tecnologia, após o treinamento dos médicos da área de intervenção cardiovascular. Caracterizada pela diminuição de válvula do coração, a estenose aórtica gera uma série de conseqüências ao doente, que vão desde o cansaço e fadiga até a insuficiência cardíaca. “É um grande avanço”, afirma Bodanese.
Com o tema "As evidências Científicas na Prática Clínica", o evento discutirá novas técnicas para o tratamento das principais doenças, e também maiores responsáveis por mortes, entre elas o infarto do miocárdio, acidente cerebral isquêmico e aneurisma de aorta. Outro destaque da programação será Pablo Balbuena Nery, do Canadá, especialista em arritmias cardíacas. O médico, eletrofisiologista do Instituto de Cardiologia da Universidade de Ottawa, foi estudante da PUCRS e residente do São Lucas. Ele tratará das principais novidades na área. A Jornada reunirá médicos de todo o país, do Rio Grande do Sul, residentes e acadêmicos. “O evento oportuniza a atualização de diagnóstico e condutas terapêuticas que serão utilizadas nos hospitais”, ressalta Bodanese.

Nenhum comentário: