quarta-feira, outubro 01, 2008

Um bom programa para sexta-feira: dança indiana, de graça, na Usina do Gasômetro.
* Hoje, 1º de outubro, e quinta-feira, 2, das 9h às 17h, na Rua Valparaíso, entre a Rua João Castilhos e a Avenida Salvador França, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) bloqueia um terço da pista ao trânsito de veículos em razão de uma obra da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov).

* O espetáculo Om Shakti, de dança indiana, com o grupo Padmasri, tem sessão única nesta sexta-feira, às 19h, na sala 502 do Centro Cultural Usina do Gasômetro. A entrada é franca, com retirada de senhas 30 minutos antes do início.
Om Shakti é uma saudação, uma reverência às deusas mães do universo Parvati, Sarasvati, Lakshimi, através de coreografias do repertório de Bharata Natyam que descrevem a presença das consortes de deuses como Shiva, Vishnu e Brahma. Om Shakti é uma homenagem ao feminino presente na dança. A dança clássica indiana tem origens milenares. Na tradição hindu, a dança é uma dádiva do deus Brahma aos humanos. Essa lenda conferiu à dança um caráter altamente sagrado, sendo realizada como uma oferenda aos deuses.
Estilos- Dentre os sete estilos de danças clássicas indianas, destaca-se o “Bharata Natyam”, da região de Tamil Nadu, no sul da Índia. Praticado por ambos os sexos, o estilo combina a expressividade do teatro com a graça da dança. O ator/bailarino representa personagens da mitologia hindu, usando ricos movimentos corporais acrescidos do gestual das mãos e da exótica expressão dos olhos.
A coordenação do grupo Padmasri é da professora Eliza Pierim, aluna do mestre Sri Hadesh (Índia), formada em Artes Cênicas pela Ufrgs, licenciando em Educação Física na mesma universidade. Iniciou-se em Bharata Natyam em 1996, sendo professora do estilo desde 1998.
Histórico do grupo - O grupo Padmasri nasceu dentro da oficina permanente de Dança Clássica Indiana estilo Bharata Natyam, integrante do Projeto Usina das Artes, da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) de Porto Alegre, desde março de 2006, como convidada da Cia Gente Falante de Teatro de Bonecos, responsável pelo Espaço de Referência de Teatro de Formas Animadas - Sala 502. As aulas de Bharata Natyam acontecem todas as quartas e sextas-feiras, das 19h às 20h30, na sala 502 da Usina do Gasômetro. O grupo oferece uma aula experimental gratuita, para os interessados em conhecer essa exótica expressão artística.

* Divulgar o método do Teatro do Oprimido, criado pelo teatrólogo Augusto Boal, é a proposta do diretor de teatro Celso Veluza com a oficina de Teatro-Fórum. Os encontros ocorrem de 2 a 28 de outubro (terças e quintas-feiras), das 19h às 21h30, na sala 502 do Centro Cultural Usina do Gasômetro (Av. Presidente João Goulart, 551).
As inscrições podem ser feitas até a próxima quinta-feira, 2 de outubro, pelos telefones (51) 3019-0857 e (51) 9161-5014 ou celso.veluza@gmail.com, ao preço de R$ 80. A atividade faz parte da programação do Projeto Usina das Artes, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Cultura. Através de oficina com 20 horas de duração serão experimentados jogos e exercícios teatrais, ministrados por Celso Veluza, que também usará recursos de expressão corporal, improvisação, interpretação e fundamentos de história.
Os participantes da oficina montarão um teatro-fórum baseado em algumas experiências de opressão que viveram ou presenciaram. Essa peça-fórum poderá ser levada à público se for vontade dos participantes. E o "espect-ator" poderá intervir nos rumos dessa história, porque no teatro-fórum é assim, você assiste à peça e no final pode interferir na história tentando solucionar os conflitos.


* O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) está com inscrições gratuitas para atividades de educação ambiental a serem desenvolvidas na XV Semana Interamericana da Água e VIII Semana Estadual da Água do RS, até 4 de outubro. As inscrições podem ser feitas pelos fones 3289 2215 e 3289 2216, diretamente com a Equipe de Educação Ambiental do DEP.
Os interessados podem fazer inscrições no mini-curso de Educação Ambiental "Arroios Vivos", que ocorre hoje, 30, às 14h, no Jardim Botânico (Avenida Salvador França, 1427). Este curso destacará a importância dos arroios e seu papel como ecossistema que possui flora e fauna específicas. Serão abordados o ciclo da água, o problema do lixo, destino correto do esgoto cloacal, aterros sanitários, etc.
No dia 3 de outubro, sexta-feira, às 9h, a Visita Orientada ao Arroio Dilúvio, com saída na casa de bombas 16 (Avenida Beira Rio, fundos do Foro, próximo ao Monumento das Cuias) tem como objetivo sensibilizar os participantes do real papel do Arroio para nossa cidade, percorrendo sua extensão da foz até à nascente.
Também no dia 3 de outubro, às 16h, o DEP oferece uma apresentação do teatro de bonecos "Uma lição para dona poluição" para a primeira escola a ligar. Na peça, temas como poluição das ruas e dos corpos d"água são abordados de forma lúdica e descontraída, tendo como objetivo final o envolvimento e a sensibilização da criança quanto a essas questões ambientais.

* Estão abertas as inscrições para a VII Jornada de Enfermagem do Hospital de Pronto Socorro, que tem o objetivo de atualizar o conhecimento dos profissionais de saúde e capacitar estudantes. O evento será realizado de 8 a 10 de outubro, no Centro Universitário Metodista IPA (campus central), com conferências e mesas redondas.
Serão abordados temas como traumatismo e lesões, arritmias e eletrocardiogramas, intoxicações, tratamento de queimados, além de gestão e atendimento em emergência. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.prohps.org.br/setimajornada/.

* A importância do violão no processo criativo das canções populares será o enfoque da oficina O Violão nas Canções Brasileiras, realizada em oito encontros nas quartas-feiras, de amanhã, 1º de outubro, a 19 de novembro, das 15h às 17h. A oficina será ministrada pelo compositor e violonista gaúcho Felipe Azevedo, na sala Radamés Gnattali do Auditório Araújo Vianna (Av. Oswaldo Aranha, s/nº). A pré-inscrição para até 30 alunos pode ser feita até terça-feira, 30, no Araújo Vianna ou pelo telefone (51) 3311-6942. A oficina é gratuita, com um total de 20 vagas.
Muitos compositores cancionistas da música popular brasileira utilizaram e ainda utilizam o violão para compor, como Chico Buarque, Tom Jobim, Guinga, Lenine, João Bosco, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Djavan, Baden Powell, Paulinho Nogueira, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Jorge Ben, Itamar Assunção, Toquinho, Joice, Adriana Calcanhoto, Zélia Duncan e inclusive o roqueiro Cazuza, aficcionado pelo samba de Cartola. Por quê? Pela praticidade apenas? Que outras descobertas e recursos o instrumento resguarda?
A oficina abordará com profundidade os procedimentos teóricos utilizados pelos compositores violonistas, agregando momentos de prática musical a outros de reflexão, audição, incluindo ainda projeções de vídeos.

* Um passeio pela literatura será o enfoque da próxima edição do Viva o Centro a Pé no sábado, 11. Desta vez, a caminhada será acompanhada pelo professor e escritor Luís Augusto Fischer. Quem quiser participar, pode se inscrever gratuitamente pelos telefones 3289-3738 e 8114-5504 ou pelo e-mail vivaocentro@yahoo.com.br.
O roteiro de aproximadamente duas horas começa às 10h, com saída do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro, em frente à Praça Daltro Filho (encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano). Segue pela Avenida Borges de Medeiros, passando pela Livraria do Globo, Chalé da Praça XV, Mercado Público e Paço Municipal. Depois, os participantes seguem pelo Largo dos Medeiros, Rua da Praia, Praça da Alfândega e Rua Caldas Jr., dirigindo-se à Rua Riachuelo, onde ocorre o Caminho do Livro.
Em caso de chuva, o roteiro será transferido para o sábado seguinte. Quem quiser, poderá doar alimentos não-perecíveis, que serão encaminhados a instituições do município. Existem caixas para recolhimento no ponto de saída das caminhadas.
Luís Augusto Fischer - É professor e escritor formado pela Faculdade de Letras da Ufrgs. Tem mestrado e doutorado (com tese sobre Nelson Rodrigues) também pela Ufrgs, onde leciona Literatura Brasileira desde 1985. Escreve regularmente para vários jornais, como Zero Hora, Folha de São Paulo e ABC Domingo. Também colabora com as revistas Bravo! e Superinteressante. Tem vários livros publicados nas categorias conto, crônica, ensaio e teoria literária, entre os quais estão Dicionário de Porto-alegrês, Literatura Gaúcha – História, Formação e Atualidade e Dicionário de Palavras e Expressões Estrangeiras.
As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura. A iniciativa é das secretarias do Planejamento Municipal (SPM) e da Cultura (SMC) e do Programa Viva o Centro. Outras informações no site www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro.
Caminho dos Antiquários Integra o Viva o Centro, um dos 21 programas estratégicos do governo municipal. Com o objetivo de revitalizar a área central, o espaço repleto de lojas de antiguidades foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A Rua Marechal Floriano é fechada entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, e as lojas colocam os produtos na rua.


* A Secretaria Municipal de Administração publica hoje, 30, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa)o edital 120, referente ao processo seletivo 4/08 (admissão temporária) para as funções de auxiliar de cozinha, auxiliar de laboratório e análises, cozinheiro, farmacêutico, fisioterapeuta, médico, nutricionista e técnico em radiologia. O documento retifica os anexos I (relativo aos resultados dos recursos) e III (referente à homologação final dos cargos de cozinheiro, nutricionista e fisioterapeuta) do edital 118 publicado no Dopa de ontem, 29.
Os candidatos convocados deverão comparecer à Coordenação de Seleção e Ingresso - Rua Siqueira Campos, 1300 - 9º andar, sala 900, para tratarem de suas admissões e da assinatura do termo de aceitação para admissão temporária a partir de 2 de outubro de 2008.
É necessário apresentar os seguintes documentos originais: documento de identidade; CPF; PIS/PASEP; título de eleitor, acompanhado dos comprovantes de votação referentes à última eleição (dois turnos), ou de comprovante de quitação das obrigações eleitorais, emitido pelo Tribunal Regional Eleitoral; comprovante de quitação das obrigações militares; documento comprobatório da escolaridade exigida para o cargo; carteira do conselho de classe para os cargos de: farmacêutico, fisioterapeuta, médico, nutricionista e técnico em radiologia e atestado de comprovação médica da sua condição em relação a estar grávida ou não (somente para as candidatas ao cargo de técnico em radiologia).O não atendimento ao chamamento no prazo de dois dias úteis será considerado como desistência à admissão temporária. O Edital pode ser visualizado no site do DOPA: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/dopa/usu_doc/30setembro08.pdf


CAMPEONATO VARZEANO - Com grandes jogos e muita emoção, começou no último fim de semana, em vários campos da cidade, a segunda fase do Campeonato Municipal de Futebol Amador. A rodada teve 32 gols na categoria veterano e 65 na livre. Destaques para as goleadas da Portuguesa por 5 x 0 sobre a equipe do Portelinha, na categoria veterano, e da Roma sobre o Camarões por 5 a 1, na categoria livre.
O campeonato de 2008 divide-se em duas etapas: classificatória, que corresponde aos torneios eliminatórios realizados pelas ligas, e a etapa municipal, na qual participam as equipes classificadas nas ligas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail futebol@sme.prefpoa.com.br, telefone 3232-4234 ou no site da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME).
Resultados da rodada:Categoria Veterano:Portuguesa 5 x 0 PortelinhaNinguém Ké 1 x 1 PalmeirasComerciário 4 x 0 PantanalGaúcha 5 x 1 AgrosantosCanarinho 3 x 2 MartinicaAjuve 0 x 2 Lomba do SabãoAssociação 4 x 0 Unidos/FlamengoA.S. Roma 2 x 2 GuaraniCategoria Livre:F.M.Q 4 x 2 Unidos da Martins BVitória 1 x 4 Planeta MundialAmérica 2 x 3 BanguzinhoBarão 2 x 2 PortoFigueira 1 x 1 12 Horas/PaineiraFuracão 1 x 0 Ajax/PinheiroPetrópolis 2 x 5 AgrosantosSão Pedro 1 x 2 Ajax/CruzeiroA.S. Roma 5 x 1 CamarõesUnidos/Flamengo 1 x 0 ValênciaUnião 1 x 0 PirâmideTreze 1 x 0 ChácaraVila Real 2 x 1 América (Liarb)União do Morro 4 x 4 Nova GlebaBarão do Bagé 3 x 0 São VicenteAcademia do Morro 6 x 3 Cruz Alta

Nenhum comentário: