quinta-feira, outubro 02, 2008


* O projeto Raros da Sala P. F. Gastal (Usina do Gasômetro – 3º andar) exibe nesta sexta-feira, 3, às 21h, o filme A Maldição do Sangue de Pantera (The Curse of the Cat People), filme que marcou a estréia na direção de Robert Wise (1914-2005, na foto com a atriz Natalie Wood), renomado montador de Cidadão Kane e Soberba, de Orson Welles. A entrada é franca.
Wise fez uma carreira longa em Hollywood, transitando pelos mais diferentes gêneros, da ficção científica (O Dia em que a Terra Parou, O Enigma de Andrômeda) ao musical (West Side Story, A Noviça Rebelde), passando pelo terror (Desafio do Além, As Duas Vidas de Audrey Rose) e o western (Sangue na Lua, Honra a um Homem Mau), sem esquecer dos clássicos dramas ambientados no universo do boxe (Punhos de Campeão, Marcado pela Sarjeta).
Continuação de Sangue de Pantera (Cat People), o filme retoma os personagens da obra-prima de Jacques Tourneur realizada dois anos antes, em 1942. Depois de sua morte, Irena, a mulher pantera (Simone Simon) do filme anterior, volta a assombrar a pequena Amy (Ann Carter), filha do casal Oliver e Alice Reed. Ao mesmo tempo, Amy aproxima-se da misteriosa atriz Julia Farren (Julia Dean), mulher reclusa e de comportamento estranho. A exemplo de Sangue de Pantera, esta seqüência faz parte da célebre série de filmes de horror realizada pelo produtor Val Lewton nos anos 40. Títulos cujo orçamento baixo era compensado pela criatividade do produtor e dos diretores, capazes de criar atmosferas perturbadoras apenas com recursos de iluminação.
A Maldição do Sangue de Pantera (The Curse of the Cat People). Estados Unidos, 1944. Direção de Robert Wise. Com Simone Simon, Ann Carter, Kent Smith, Julia Dean e Jane Randolph. Preto e branco. Duração: 70 minutos. Exibição em DVD. Legendas em espanhol.
Espaço administrado pela Secretaria Municipal da Cultura, a Sala P. F. Gastal fica no 3º andar da Usina do Gasômetro (Avenida Pres. João Goulart, 551).
spetáculo de dança-teatro volta a cartaz
* O espetáculo de dança-teatro lírico BEATRIZ - a BELeza e a TRIsteZa sobe ao palco nos dias 3, 4, 5, 11 e 12 de outubro (sexta-feira, sábados e domingos), sempre às 20h, na sala 209 do Centro Cultural Usina do Gasômetro. Nesta sexta, 3, o ingresso pode ser trocado por um quilo de alimento não-perecível ou um produto de limpeza, doado para a Casa do Artista Riograndense. A bilheteria abre às 19h. Para as outras apresentações, o ingresso é R$ 20 (desconto de 50% para estudantes, idosos, classe artística e assinantes do Correio do Povo).
BEATRIZ conta a história de uma pessoa que lida com o passar do tempo com seus sentimentos, questionamentos, memórias e desejos. A trilha sonora é executada ao vivo. A concepção do espetáculo foi inspirada nas poesias Domingo, de Gerusa Figueira, Cabelos Molhados, de Diego Petrarca, no conto A beleza e a Tristeza, de Jéferson Tenório (todos publicados no livro com os vencedores do 7º Habitasul Revelação Literária na Feira) e na música Beatriz, de Edu Lobo e Chico Buarque. O roteiro foi elaborado com uma pesquisa corporal e vocal partindo das ferramentas e particularidades da atriz e bailarina, Fernanda Carvalho Leite, que dirige o espetáculo. Acompanham-na em cena o bailarino Eduardo Severino e o percussionista Guenther Andreas, que interage usando o instrumento musical criado por ele e batizado de cravina.
O quê: BEATRIZ - a BELeza e a TRIsteZaQuando: 3, 4, 5, 11 e 12 de outubro (sexta-feira, sábados e domingos), às 20hOnde: sala 209 do Centro Cultural Usina do Gasômetro (Av. João Goulart, 551)Ingresso: dia 3 (sexta) - 1kg de alimento não perecível ou um produto de limpeza; outros dias - R$ 20 (desconto de 50% para estudantes, idosos, classe artística e assinantes do Correio do Povo).Informações com Fernanda Carvalho Leite (51) 9677 8040 -mailto:-fer.carvalholeite@terra.com.br
* O Festival Escolar de Cinema Brasileiro surge de uma parceria entre as Secretarias Municipais da Educação e da Cultura, com o objetivo de promover o acesso e ampliar o repertório audiovisual dos estudantes da rede municipal de Ensino.
Até o dia 31 de outubro uma variada programação de filmes nacionais será exibida na Sala P. F. Gastal, no 3º andar da Usina do Gasômetro. Fazem parte da programação seis curtas-metragens e quatro longas de animação e ficção. Os alunos terão duas oportunidades diárias para assistir aos filmes: uma às 10h e outra às 15h. As sessões ocorrem de terça a domingo e tem entrada franca.
O Festival pretende promover a interação das crianças com os filmes assistidos através de atividades desenvolvidas no blog do evento (http://festivalescolardecinema.blogspot.com). São enquetes e espaços para discussão que permitem aos alunos dialogarem com as produções e a realidade a qual estão inseridos.
Programação
Até sexta-feira, 3

A Noite do Vampiro (de Alê Camargo, 7 minutos - animação). - Um Vampiro tenta dormir em sua morada, mas um terrível predador se aproxima.Roubada (de Maurício Vidal, Renan de Moraes e Sérgio Yamasaki, 4 minutos - animação). Uma divertida e frenética perseguição de uma velhinha de cadeiras de rodas e um mal-encarado ladrão de bolsas.Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas (de Victor-Hugo Borges, 16 minutos - animação). Três histórias que sua avó não contou, senão você ia fazer xixi na cama.A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti (de Anna Muylaert, 17 minutos - ficção). Comédia de costumes sobre as confusões que as crianças fazem a respeito da vida sexual dos adultos.A Moça que Dançou Depois de Morta (de Ítalo Cajueiro, 11 minutos - animação). Baseado numa história de cordel de J. Borges, renomado artista popular, e produzido inteiramente com xilogravuras originais do próprio autor, esse curta-metragem, em animação, conta a história de um rapaz que se apaixona por uma misteriosa moça num baile de carnaval do interior, sem saber que esse encontro iria mudar sua vida para sempre.Clandestina Felicidade (de Marcelo Gomes e Beto Normal, 15 minutos - ficção). A infância da escritora Clarice Lispector: seu amor pelos animais e sua paixão pelos livros. O filme reúne alguns contos/crônicas de sua infância na cidade de Recife (nordeste do Brasil) na década de 1920. Olhar curioso, perplexo, e descoberta do mundo na menina Clarice.
* Com o objetivo de complementar sua exposição de longa duração Transformações Urbanas - Porto Alegre de Montaury a Loureiro, o Museu Joaquim Felizardo realiza um ciclo de palestras com temas relacionados à capital no período entre 1897 e 1943. Os encontros acontecem mensalmente no local às quintas-feiras, às 19h, sempre com 40 vagas. A palestra de ontem versou sobre a Música em Porto Alegre com o palestrante, crítico e jornalista, Juarez Fonseca. Em 6 de novembro, o mês da Feira do Livro, o tema será a Literatura em Porto Alegre. Não há necessidade de realizar inscrições prévias para os próximos dois encontros, que terão entrada franca.
Encontros - periodicidade: mensal. Dia e hora: 19 horas (uma quinta-feira por mês).Local: sala multi-função do Museu Joaquim Felizardo (Rua João Alfredo, 582 - Telefone: 3289-8097).Público: em geral - 40 vagas.

Nenhum comentário: