sexta-feira, dezembro 12, 2008

* A Faculdade de Farmácia da PUCRS, em parceria com as empresas FK-Biotecnologia S/A e Lifemed S/A, receberá mais de R$ 2,5 milhões via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, para a criação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Imunodiagnóstico FK Biotec/PUCRS. A idéia é focar na pesquisa e no desenvolvimento de sistemas nacionais para triagem sorológica de doadores de sangue. O Centro terá uma área de aproximadamente 100 m2 no prédio 12 do Campus Central da Universidade, e contará com a interação de outros laboratórios e centros de pesquisa instalados no local, além do Hospital São Lucas (HSL). A diretora da Faculdade de Farmácia, Flávia Valladão Thiesen, avalia a importância da criação do Centro, e lembra que serão realizadas pesquisas para a realização de testes nacionais de imunologia. "Isso reduzirá custos para a saúde. Não dependeremos apenas dos kits para verificação dos reagentes, que atualmente são importados. Também estão previstas bolsas para os estudantes, que poderão ser treinados e capacitados no Centro".
O mercado brasileiro de diagnóstico é historicamente dominado por multinacionais. A triagem realizada em bancos de sangue e no Sistema único de Saúde (SUS), por exemplo, para doenças como Aids e hepatites B e C utiliza tecnologias importadas com alto custo.
O também professor da Farmácia, Fernando Kreutz, lembra que são realizados, por ano, 5 milhões de testes para diagnóstico do vírus HIV no Brasil. "A criação desse centro proporcionará a transformação da ciência em possibilidades que irão impactar em geração de capital inovador", enfatiza. O novo Centro também desenvolverá sistemas nacionais de diagnósticos para doenças virais. "A nacionalização dos produtos traz benefícios econômicos e sociais ao país. Com o aumento da disponibilidade dos testes, serão gerados empregos altamente qualificados", prevê Kreutz. Os recursos serão liberados a partir de março de 2009.
* Fornecer aos profissionais das mais diversas áreas conhecimentos sobre negócios internacionais, de forma que possam atuar na comercialização de bens e serviços, é o objetivo principal do novo curso de especialização em Comércio Internacional, que será realizado no Campus Uruguaiana. Promovido pela Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (Face), do Campus Central da PUCRS, e a Faculdade de Administração, Contabilidade e Informática (Faci), é direcionado a profissionais com nível superior nas mais diversas áreas e que desejem adquirir ou atualizar seus conhecimentos em comércio internacional. As inscrições começam na próxima segunda-feira, 15 de dezembro. Dentre as disciplinas que serão oferecidas estão "Operações de exportação", "Negociação internacional"; "Transportes internacionais"; "Gestão de serviços em comércio internacional" e "Marketing internacional", entre outras. De acordo com uma das coordenadoras do curso, professora Moema Pereira Nunes, dentre os pontos fortes dessa nova especialização é qualidade do corpo docente. Além de professores dos campi de Porto Alegre e Uruguaiana da PUCRS, ministrarão as aulas professores de outras instituições de ensino gaúchas, da Universidade do Centro de Estudos Macroeconômicos da Argentina (Ucema) e profissionais vinculados à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), todos com experiência docente e no mercado. O curso será realizado em 15 meses, com início em março de 2009 e término em junho de 2010 (incluindo o período de desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso). As aulas ocorrerão nas sextas-feiras à noite a aos sábados pela manhã e à tarde.
O processo de inscrição pode ser feito até 6 de março de 2009, pelo site do Campus Uruguaiana (http://www.pucrs.campus2.br/) ou no site www.pucrs.br/face/cursoslatosensu/comercio_uruguaiana.php. Empresas ou associações que inscreverem grupos de alunos poderão negociar um desconto nas mensalidades.
* O Centro de Inovação Microsoft-PUCRS, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), realiza cursos de verão no período de férias. As inscrições podem ser realizadas na Proex, na sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Os cursos disponíveis são os seguintes:

Programação orientada a objetos com C# Básico
Programação orientada a objetos com C# Avançado
Programação para web com ASP.NET e C#
Introdução ao Microsoft Silverlight 2.0
Windows SharePoint Services
MS-Project
Introdução ao teste unitário de software usando o VSTS
Introdução ao XNA
Programação com .NET Windows Presentation Foundation
Programação para dispositivos móveis com .NET
Informações complementares por meio do site www.pucrs.br/cursoseeventos ou pelo telefone (51) 3320-3680.

Nenhum comentário: