quarta-feira, março 17, 2010

Vacinação contra o vírus H1N1 começa hoje
Profissionais da saúde e indígenas serão imunizados contra a Gripe A de hoje, 8, até o dia 19 de março. Esta é a primeira das cinco etapas da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus H1N1, que ocorrerão simultaneamente em todo o Brasil.
Em Porto Alegre, em torno de 30 mil vacinas estão chegando à rede de saúde para a primeira fase da imunização. De acordo com a coordenadora da Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis de Notificação Compulsória da Secretaria Municipal de Saúde, Maria de Fátima de Bem, é muito importante que os trabalhadores da rede de atenção à saúde estejam prevenidos antes de ocorrer uma epidemia, já que eles estão envolvidos na prevenção e notificação do vírus. "A vacina é apenas um dos instrumentos de prevenção à gripe, portanto, não garante 100% de imunização. Sendo assim, é fundamental que a população também mantenha as medidas de higiene pessoal para evitar a contaminação" ressalta.
Definição de Grupos - Os grupos prioritários foram definidos pelo Ministério da Saúde, que segue parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS). Cada uma das fases da estratégia de vacinação estará voltada a um público específico: trabalhadores da saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia, índios, gestantes, pessoas com doenças crônicas e obesidade grau 3, crianças, e adultos de 20 a 39 anos.
08 a 19/031° etapa- Trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia· Indígenas 22/03 a 02/042° etapa- Gestantes (mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha)- Doentes crônicos (idosos com doenças crônicas serão vacinados em data diferente, durante a campanha anual de vacinação contra gripe sazonal)· Crianças de 6 meses e menores de 2 anos 05/04 a 23/043° etapa- População de 20 a 29 anos 24/04 a 07/054° etapa· Campanha Nacional de Vacinação do Idoso· Pessoas com mais de 60 anos vacinam contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a gripe pandêmica 10/05 a 21/055° etapa-População de 30 a 39 anos

Nenhum comentário: