quarta-feira, abril 27, 2011

Eduardo De Rose recebe título de Doutor Honoris Causa pela PUCRS nesta quinta Um dos profissionais mais renomados na área de medicina esportiva e no combate ao doping, Eduardo De Rose, receberá o título de Doutor Honoris Causa pela PUCRS nesta quinta-feira, dia 28 de abril. A solenidade será às 10h30min no Teatro do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Título honorífico de maior reconhecimento acadêmico de uma universidade, a distinção a De Rose foi proposta pela Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto (Fefid). "Trata-se de uma homenagem à brilhante carreira do professor em prol do esporte. Apesar de sua formação em medicina, ele sempre teve sua vida muito vinculada à educação física", diz o diretor, Luciano Castro. "Fui seu aluno em 1988 e ele afirmava, inúmeras vezes, que a educação física era a profissão do terceiro milênio, talvez prevendo a importância da atividade e do profissional", revela Castro.
Presidente da Comissão de Combate ao Doping do Ministério da Saúde desde sua criação em 2004 e integrante da Organização Pan-Americana de Esporte (Odepa), De Rose também é membro-fundador da Agência Mundial Antidoping (Wada), onde participa do Conselho de Fundação e da Comissão de Saúde, Ciência e Medicina. Além disso, atua na Comissão Médica do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Apontado em pesquisa realizada pela Federação Internacional de Educação Física (Fiep), como um dos grandes nomes da Educação Física no Brasil, De Rose é um dos maiores destaques na luta contra o uso de substâncias proibidas no esporte, uma das prioridades do comitê internacional. Em dezembro de 2009 foi agraciado com o Troféu COI - Esporte e Luta Contra o Doping. Ao longo de mais de 30 anos, recebeu inúmeras condecorações, prêmios e méritos de importantes instituições ligadas ao esporte e orgãos governamentais de diversos países como Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Costa Rica, Equador, Espanha, Itália, Paraguai e Uruguai. Grau de Cavaleiro da Ordem da República Italiana, Medalhas do Mérito Esportivo (entregues pelo governo brasileiro e da Costa do Marfim), Colar da Ordem Olímpica (COI), Prêmio Philip Noel-Baker de Pesquisa (International Council of Sport Science and Physical Education) e Colar Pan-Americano (Odepa) também foram concedidos ao gaúcho.
De Rose possui mais de 200 publicações entre artigos, livros, textos para jornais e revistas especializados, entre outras publicações. Formado em Medicina pela então Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, lecionou Medicina Legal na PUCRS e atuou na pós-graduação em Medicina do Esporte. Também contribuiu no planejamento do Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Atividade Física da Fefid. Possui, ainda, Doutorado pelas Universidades de Colônia (Alemanha) e La Sapienza (Itália).

Nenhum comentário: