sexta-feira, setembro 12, 2008

* Amanhã, 13, serão realizadas duas edições do Viva o Centro a Pé. A programação especial, chamada de Circuito de Arte Urbana, foi transferida para o próximo final de semana em função do mau tempo. Haverá ainda a tradicional caminhada realizada sempre no segundo sábado de cada mês, saindo às 10h, do Caminho dos Antiquários.
Quem participar do Circuito de Arte Urbana, às 15h, vai conhecer o trabalho de artistas que usaram as ruas do Centro Histórico como forma de expressão, criaram os próprios veículos de comunicação, redes de distribuição e valores estéticos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (51) 3289-3738 e 8114-5504 ou pelo e-mail vivaocentro@yahoo.com.br.
Parte do roteiro será a pé e outra parte de ônibus, saindo do totem do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro, em frente à Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano. O passeio passa pela Cidade Baixa e termina na mostra TRANSFER_cultura urbana. arte contemporânea. transferências. transformações, em cartaz até o fim do mês no Santander Cultural. O percurso de aproximadamente duas horas será orientado pelo artista Lúcio Flávio, conhecido como Trampo, um dos pioneiros da técnica em grafite no Rio Grande do Sul. Participou do projeto Kunstpunkt (2004), iniciativa que reuniu artistas de diferentes nacionalidades para pintar a fachada de um prédio na cidade de Düsseldorf, na Alemanha. Realizou a pintura dos vagões do Trensurb de Porto Alegre, e sua obra integra a mostra TRANSFER. Já caminhada orientada pelo Centro tem saída do totem do Caminho dos Antiquários, passa pela escadaria do Viaduto Otávio Rocha, segue pela Rua Duque de Caxias até a Praça da Matriz, Solar dos Câmara (com interiores), Theatro São Pedro (com interiores) e Biblioteca Pública (com interiores). O encerramento será no Caminho do Livro, na Rua Riachuelo. Quem orienta - o passeio da manhã será orientado pelo professor e arquiteto Renato Holmer Fiore, formado pela Ufrgs (1987), mestre em História pela PUCRS (1992), PhD em Arquitetura pela Universidade de Londres, através da Bartlett School of Graduate Studies, do University College London (2001), professor do departamento de Arquitetura e do programa de pós-graduação da Ufrgs.
* Até o dia 15, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) recebe inscrições para as Conversações Internacionais: Diferença e Fabulação – 2008, que ocorrerão de 24 a 26 deste mês, no Cais do Porto e em outros 16 espaços da Capital. Diálogos, experimentações e exposições integram a programação que permitirá conhecer, por meio de iniciativas da rede municipal de ensino, o que a faz referencial no país. Promovidas desde 2005 pela Smed, as Conversações deverão mobilizar, nesta edição, mais de 60 mil pessoas. O objetivo é possibilitar debates a respeito de temáticas variadas, viver encontros inusitados com as escolas da rede municipal e experimentações de diferentes aportes e composições do pensamento. "As Conversações, tal como o nome sugere, não visam a uma linguagem única. São muito mais um convite a explorar a multiplicidade de vida que corre por nossas escolas e que se teoriza em nossas práticas", frisa a secretária municipal de Educação, Marilú Medeiros."As Conversações se propõem a instaurar espaços que problematizam os modos de nos relacionarmos conosco, com os outros, com a escola, com a vida. Que nos convidam ao exercício do pensamento a respeito das próprias possibilidades, para pensarmos diferentemente o nosso presente, no que estamos nos tornando, como um espaço de experimentação de outras composições do pensamento", afirma a coordenadora pedagógica do evento, Betina Schuler.

Nenhum comentário: