quarta-feira, setembro 10, 2008

* O curso de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da PUCRS (Feng) terá diversos equipamentos interessantes para mostrar aos visitantes da Feira das Profissões 2008. Quem for ao local conhecerá o "Fermentador Biológico", que analisa a eficiência de diferentes concentrações de fermentos e açúcares na fermentação de produtos; a "Mini-Estação de Tratamento de Efluentes", onde é testada a utilização de agentes variados no tratamento de efluentes domésticos e industriais; e a "Coluna de Extração de Óleos Essenciais", experimento que obtém óleos essenciais de plantas aromáticas, utilizando água como fluído de arraste, resistência elétrica para geração de vapor e condensador de bolas para condensação da mistura óleo-vapor, entre outros. A Feira das Profissões ocorre nesta sexta-feira e no sábado, 12 e 13 de setembro, das 9h às 22h, no Centro de Eventos da Universidade, prédio 41 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Além de contar com estandes de todas as Unidades da PUCRS, ocorrerá durante o evento o "Simulado PUCRS", no dia 13 (sábado), das 9h às 12h, que já está com as inscrições encerradas. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3708, e-mail futuroscalouros@pucrs.br ou pelo site www.pucrs.br/eventos/feiradasprofissoes.
*O curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual (Teccine), da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos), exibirá, durante a Feira das Profissões 2008, uma seleção de filmes produzidos pelos alunos e uma série de depoimentos gravados durante o Festival de Gramado (material inédito), com diretores, atores e técnicos falando sobre suas profissões. Os estudantes estarão com uma câmera de vídeo que permitirá aos visitantes gravarem pequenas situações e vê-las editadas, numa demonstração de como as imagens se articulam pela montagem, principal fundamento da linguagem cinematográfica. A Feira das Profissões ocorre nesta sexta-feira e no sábado, 12 e 13 de setembro, das 9h às 22h, no Centro de Eventos da Universidade, prédio 41 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Além de contar com estandes de todas as Unidades da PUCRS, ocorrerá durante o evento o "Simulado PUCRS", no dia 13 (sábado), das 9h às 12h (
já está com inscrições encerradas). Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3708, e-mail futuroscalouros@pucrs.br ou pelo site www.pucrs.br/eventos/feiradasprofissoes.
* Quem visitar a PUCRS nesta sexta-feira ou no sábado, dias 12 e 13 de setembro, durante a terceira edição da Feira das Profissões, poderá conhecer alguns pontos do Campus Central por meio de uma visita guiada, em um carro elétrico. O passeio terá duração de cerca de 20 minutos, e mostrará as Faculdades, parques e unidades da Universidade, das 9h às 19h30min. O agendamento para o passeio poderá ser realizado no pórtico de entrada do evento. A Feira ocorrerá das 9h às 22h no Centro de Eventos da Universidade, prédio 41 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), com entrada franca. Haverá estandes dos cursos da Instituição e atrações como experimentos do Museu de Ciências e Tecnologia, equipamentos do Parque Esportivo, entre outros. No sábado, dia 13, às 19h, no encerramento do evento, ocorrerá a apresentação dos integrantes do Programa Pretinho Básico, da Rádio Atlântida, com o "Stand Up do Pretinho". Mais de mil pessoas, entre professores, alunos e funcionários, estarão trabalhando para atender os estudantes. O "Simulado PUCRS" será realizado no sábado, 13, das 9h às 12h e já está com inscrições encerradas. Informações complementares no site
www.pucrs.br/eventos/feiradasprofissoes
, pelo telefone (51) 3320-3708 ou e-mail futuroscalouros@pucrs.br.
* O Instituto de Cultura Japonesa da PUCRS (ICJ) está comemorando os 100 anos de imigração japonesa no Brasil com uma programação especial. No dia 24 de setembro, às 13h, a Orquestra Filarmônica da PUCRS fará apresentação em homenagem ao Jubileu do Instituto no projeto Sobremesa Musical, que acontece no átrio do prédio 9, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Dando continuidade às comemorações, no dia 28 de setembro, a Orquestra Filarmônica se apresenta dentro do Concerto da Primavera, às 16h, no Centro de Eventos da Universidade, prédio 41. Ambas atividades têm entrada franca. A programação prevê, ainda, a realização de outros eventos no mês de outubro. Informações complementares e programação completa no site www.pucrs.br/icj.
* Até segunda-feira, 15 de setembro, a Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) recebe inscrições de bandas para tocar na festa de encerramento do "21º SET Universitário", no Bar Opinião, na noite de 24 de setembro. Quatro grupos serão selecionados para se apresentar na festa. O procedimento de inscrição pode ser feito por meio do site www.pucrs.br/famecos/set. Pelo menos um dos integrantes precisa ser aluno da Famecos. As bandas devem indicar no formulário o seu endereço no mySpace ou o site onde se encontram as músicas para avaliação. Se o grupo não tiver seu trabalho disponibilizado na internet, deverá entregar um CD no Laboratório de Eventos da Famecos. Dos eventos voltados para alunos de Comunicação e de Cinema do Brasil, poucos são tão longevos e tradicionais quanto o SET Universitário. Desde 1988, o Campus Central da PUCRS, em Porto Alegre, recebe milhares de estudantes provenientes de diversos municípios gaúchos e de outros Estados que têm a oportunidade de trocar experiências com professores, pesquisadores e profissionais que atuam fora da academia. Todos buscam sintonia com as tendências da área, além de aprofundar as possibilidades de reflexão e de experimentação. A cada edição, ocorrem palestras, oficinas e a Mostra Competitiva - concurso que premia os alunos autores dos melhores trabalhos desenvolvidos em atividades acadêmicas e os professores orientadores. Neste ano, o SET ocorrerá de 22 a 24 de setembro.
* Nesta quinta-feira, 11 de setembro, a Editora Universitária da PUCRS (Edipucrs) lança o livro "Olhares do médico-viajante - Giovanni Palombini no Rio Grande do Sul (1901-1914)", de Leonor B. Schwartsmann. A sessão de autógrafos será às 18h, na sala de recepção em frente à Livraria da Edipucrs, no prédio 41 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O médico Giovanni Palombini é lembrado por idéias de identidade e visão do outro, que refletem um pensamento etnocêntrico e enfatizam a superioridade do Ocidente e da cultura européia em relação ao resto do mundo. Ele é considerado um indício, um elemento revelador de um fenômeno mais geral que é a visão de mundo de uma classe social. A utilização desse indício possibilita a reconstrução das trocas e das transformações culturais que ocorreram no Rio Grande do Sul no início do século 20, a partir dos contatos de um médico italiano com uma nova realidade.
* Até o dia 21 de setembro, a Editora Universitária da PUCRS (Edipucrs) estará no Piquete da Leitura, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, como parte do Acampamento Farroupilha. O espaço é resultado de uma parceria entre Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore e Câmara Riograndense do Livro. A Edipucrs comercializa seus títulos alusivos à cultura gaúcha e sua história, bem como o de outras editoras universitárias do Estado. O estande, que funciona das 10h às 22h, também tem exposição dos livros eletrônicos da Edipucrs, com demonstrações aos usuários e visitantes interessados.
* Nesta sexta-feira, 12 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS realiza a palestra "Uma introdução ao seu pensamento: Rosenzweig", com o professor Ricardo Timm de Souza. A atividade será às 14h30min, no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O encontro integra o Ciclo de Conferências "Projetos de Filosofia - Pensadores" e tem entrada franca, mediante doação de um brinquedo novo. Informações adicionais pelo telefone (51)3320-3554 ou e-mail filosofia-pg@pucrs.br.

Nenhum comentário: