sábado, setembro 13, 2008

* A Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS (Fefid) recebe na próxima semana importantes pesquisadores da área do esporte, que falarão de assuntos diversos, inclusive as estratégias e políticas públicas para o esporte no Brasil. Na terça-feira, 16 de setembro, às 20h, o professor da Universidade do Porto Jorge Bento trata do tema "Desporto: um caminho para a excelência". Na quarta-feira o arqueólogo do Museu do Esporte e Olimpismo de Colônia, na Alemanha, Christian Wacker, conta sobre a descoberta do Hipódromo de Olímpia, antigo local onde o imperador Nero competiu 1.600 anos atrás, no Sítio Arqueológico de Olímpia. A localização foi feita pelo próprio Wacker, que é diretor do Museu do Esporte e Olimpismo da Alemanha, por Norbert Muller, presidente do Comitê Internacional Pierre de Coubertin e professor da Universidade de Mainz, e pelo coordenador do Instituto Arqueológico Alemão em Olímpia, Reinhard Senff. Este é o primeiro hipódromo da antiguidade encontrado em toda a Grécia. Além do ineditismo, a importância de sua descoberta para história das Olimpíadas está no fato de que as disputas hípicas formaram uma parte extremamente importante nos jogos antigos. Até então, pensava-se que não havia restado nenhum vestígio desse local, já que o Rio Alfeos, próximo ao Santuário de Olímpia, havia coberto toda a área. Mas foram encontradas evidências de estruturas retilíneas de aproximadamente 1.200 metros. Os pesquisadores acreditam que este é o percurso de corrida, que corre paralelamente à pista do Estádio. A área, localizada na parte leste do Santuário, nunca havia sido objeto de investigação arqueológica antes e a campanha começou em abril deste ano. Baseando-se em Pausanias (viajante da antiga Grécia que descrevia as diversas características dos locais que visitava), os pesquisadores localizaram o hipódromo ao sul do Estádio, mas a muitos metros abaixo da superfície, o que exigirá futuras escavações. Já na sexta-feira, 18, às 9h, as estratégias e políticas públicas para o esporte no país serão avaliadas pelo professor da Universidade Técnica de Lisboa Gustavo Pires. As palestras já estão com as inscrições encerradas. Contatos para entrevistas podem ser feitos por meio da Assessoria de Comunicação Social da PUCRS, pelo e-mail ascom@pucrs.br pelos telefones (51) 3320-3503, 3320-3603 ou (51) 3320-3500, ramais 4313 ou 8320.
* Estão abertas as inscrições para o curso intensivo de especialização em Geriatria e Gerontologia. Promovido pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, o curso tem duração de dois meses, a partir de novembro até maio de 2009, com aulas de segunda a sexta-feira, em turno integral. Nos encontros serão estudados aspectos preventivos, clínicos, terapêuticos e sociais das patologias na prática da geriatria e as teorias que procuram explicar o envelhecimento. Também serão analisadas as questões socioeconômicas e psicossociais da terceira idade. Durante as aulas estão previstas atividades práticas no Serviço de Geriatria (internação e ambulatório) do Hospital São Lucas, nos laboratórios de pesquisa do Instituto de Geriatria e Gerontologia e de ensino da Faculdade de Educação da PUCRS. Haverá visitas a instituições geriátricas de Porto Alegre, seminários de atualização e discussões de casos clínicos. Exige-se como pré-requisito mais de dois anos de experiência na profissão. Inscrições por meio do site www.pucrs.br/igg/espec. Informações complementares pelo telefone (51) 3336-8153 ou e-mail igg@pucrs.br.
* O Campus Viamão promove na próxima terça-feira, 16 de setembro, uma roda viva envolvendo os candidatos à Prefeitura do município e representantes do curso de Filosofia. Será às 19h30min no Campus (avenida Senador Salgado Filho, 7000 - Viamão). Participam os candidatos Alex Sander Alves Boscaini (Alex) do PT; Antonio Geraldo de Souza Henriques Filho (Geraldinho) do PSOL; Glademir Vieira de Moura (Glademir Moura Sarico) do PMDB; José Janes da Silva Nunes (Janes) do PP; Mauro Sipriano Nunes dos Santos (Mauro Nunes O Maurão) do PHS e Regina Beatriz Oliveira Dutra (Regina Dutra) do DEM. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-7100.
*A partir do dia 17 de setembro (quarta-feira) começam as inscrições para transferência, reopção, reopção dentro do mesmo curso, ingresso mediante diploma de curso superior e complementação, em função das vagas e de acordo com a manifestação das Faculdades na PUCRS. Informações sobre a documentação necessária pelo site www.pucrs.br/cra, e-mail cra.ns@pucrs.br ou na Coordenadoria de Registro Acadêmico, sala 108 do prédio 1 no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), telefone (51) 3320-3573.
* O "Projeto Matinê das Duas - Cine Comentado" da próxima segunda-feira, 15 de setembro, exibe o filme "Manual do Amor". Voltada para pessoas com 50 anos ou mais, a atividade tem entrada franca e ocorre a partir das 14h no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3708. O filme apresenta várias histórias de amor, retratadas em cada uma das quatro fases: A Paixão, A Crise, A Traição e O Abandono. Tommaso (Silvio Muccino) e Giulia (Jasmine Trinca) estão iniciando o processo da paixão: primeiro encontro, primeiro beijo. Barbara (Margherita Buy) e Marco (Sergio Rubini) estão passando pela primeira crise, depois de um longo relacionamento. Ornella (Luciana Littizzetto) está arrasada devido a uma traição, mas está determinada a superá-la, focada na luta contra um inimigo global: os homens. Por fim, Goffredo (Carlo Verdone) está começando a entender o abandono.
* Na próxima segunda-feira, 15 de setembro, o "Seminário Economia às 5 e ½" trabalhará o tema "Cooperação e capital social em arranjos produtivos locais". O professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Unisinos Achyles Barcelos da Costa será o palestrante. A atividade, promovida pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, ocorre às 17h30min na sala 1110 do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3688.

Nenhum comentário: