quarta-feira, setembro 10, 2008

* A Secretaria da Cultura de Porto Alegre prorrogou o prazo para inscrições no Concurso Histórias de Trabalho. Os interessados têm até amanhã, 11, para apresentar seus trabalhos nas categorias Poesia, Histórias Verdadeiras, Histórias Inventadas, Histórias em Quadrinhos Cartuns, e Fotografia. Os selecionados farão parte da coletânea anual do concurso, a ser lançada em 2009. O regulamento completo pode ser acessado através do site www.portoalegre.rs.gov.br/cultura ou retirado na Coordenação do Livro e Literatura(Centro Municipal de Cultura - Avenida Erico Verissimo,307). Outras informações são obtidas através do fone 3289.8074.
* A Feira do Livro do Acampamento Farroupilha, além de ser uma novidade desta edição do evento, contará com uma diversificada programação paralela com contações de histórias, saraus literários, encontros com autores, sessões de autógrafos e rodas de chimarrão. A feira, já conhecida como Piquete da Leitura, fica localizada em frente ao Centro de Eventos da Cultura Gaúcha no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.As atividades começam amanhã, 11, com contação de histórias por Léia Cassol, às 15h45, e por Bárbara Camargo, às 16h30. Às 17h, será lançado o livro História e Identidade do Rio Grande do Sul, de Manoelito Savaris, presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore. As apresentações culturais encerram-se dia 20 e a Feira do Livro vai até o dia 21.
*A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura inaugura amanhã, 11, a exposição Entre Espaços, da artista Charly Techio, na Galeria Lunara - 5º andar da Usina do Gasômetro. Nascida em Santa Catarina, Charly trabalha e vive em Curitiba. É formada em Publicidade e pós-graduada em Fotografia, e atualmente está cursando sua segunda especialização, em História da Arte Moderna e Contemporânea.
É uma das fotógrafas da "Divinas Criaturas" que trabalha com arquitetura e com fotos para serem usadas como arte na decoração. Ela e sua sócia, Tânia Buchmann, fizeram as fotos dos ambientes de 4 edições da Casa Cor Paraná; também coordenam o Curso de Fotografia do Centro Europeu, onde ministra alguns módulos. Tem fotos publicadas no Livro "A Camisa de Ouro" com textos do escritor Ernani Buchmann.
Seu trabalho autoral foi apresentado em diversos salões de arte, mais recentemente em Atibaia/SP; em exposições individuais: "In Memorian" no Hall da secretaria de cultura em Curitiba, e no Museu de Arte Contemporânea de Cascavel e coletivas na Casa França-Brasil, Memorial de Curitiba e outros locais.
A exposição Entre Espaços pode ser visitada de terças a domingos, das 9 às 21 horas, até 12 de outubro, na Galeria Lunara - Usina do Gasômetro - 5º andar, Av. João Goulart. 551 - Porto Alegre. Links relacionados www.portoalegre.rs.gov.br e www.galerialunara.blogspot.com .
ENTRE ESPAÇOS - Charly TechioPaisagem é metamorfose enquanto espaço é a acumulação desigual dos tempos. É determinada pelo resultado da sucessão de tempos históricos, da coagulação do trabalho social, a materialização de idéias, de ações das sociedades sobre a natureza, sendo assim, em constante mudança.Sempre que a sociedade passa por um processo de mudança, as relações se transformam em intensidades e ritmos variáveis, a paisagem, ou o espaço, é adaptado para as novas necessidades criadas pelos componentes desta mesma sociedade.Em sua concepção, o espaço é ao mesmo tempo forma (como as estruturas de uma cidade) e função (resultado do processo de ações humanas que constroem a paisagem). Esta noção do espaço como um conceito híbrido, em permanente mudança, está na base da seguinte síntese proposta pelo geógrafo Milton Santos: "o espaço é um conjunto de objetos e um conjunto de ações".O ensaio Entre Espaços apresenta as pessoas (sujeitos que modificam os espaços com e através do tempo) em relação aos espaços, ao mundo que as contém, e as fotografias, de certa forma, propõem que se torne estacionário esse processo mutável, pelo menos por um instante.As pessoas inseridas numa paisagem, observando-a em sua plena mutação, permitindo que o expectador veja a mesma cena que foi recortada no tempo, e outra nova, um detalhe que talvez a pessoa fotografada nunca tenha visto, formando uma relação direta do sujeito com o espaço, integrando o observador a um novo universo.

Nenhum comentário: