terça-feira, setembro 09, 2008


* O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) recebeu a visita de uma delegação de representantes de embaixadas brasileiras no exterior. O grupo, responsável pela apresentação do País em ofertas de ciências e tecnologia, visitou as instalações do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec). Após, assistiu a apresentação da proposta de integração entre Universidade e empresas e transitou pelo Parque, conhecendo cada um dos projetos. O evento foi encerrado com um almoço na Universidade. Os embaixadores participam de um curso realizado pelo Ministério de Relações Exteriores e conheceram o Tecnopuc para ter mais este argumento em suas ações de exposição do Brasil aos países estrangeiros. "É muito importante dar a conhecer aos nossos representantes do exterior, as potencialidades e capacidade de atrair empresas que o Parque Tecnológico oferece", ressalta o diretor Roberto Moschetta. Participaram do evento os diplomatas José Antonio Goes Piras (Tóquio), Everton Frask Lucero (Washington), José Solla Vázques Júnior (Pequim), Paulo Eduardo de Azevedo Ribeiro (Londres), Ademar Seabra da Cruz Júnior (Montevidéu), Gustavo Martins Nogueira (Nova Deli), Felipe Rodrigues Gomes Ferreira (Buenos Aires) e Fernando Augusto Moreira Costa (Assunção).
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faenfi. São publicados textos desenvolvidos na Faenfi ou em instituições afins. Podem ser enviados trabalhos em português, espanhol e inglês para o site citado, mediante cadastro. Informações pelo telefone (51) 3320-3646.
* O próximo encontro do projeto "O que é?", organizado pela Faculdade de Letras da PUCRS (Fale), apresentará o tema "Elementos da Narrativa: espaço, tempo, narrador". A atividade será nesta quinta-feira, 11 de setembro, das 18h às 19h, na sala 305 do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O ministrante será o mestrando em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras Pedro Mandagará Ribeiro. A atividade discute assuntos relacionados à Lingüística e Literatura, por meio de aulas expositivas e dinâmicas, utilizando exemplos práticos para esclarecer dúvidas. Todos os temas foram levantados por professores da Fale, a partir de dificuldades expostas pelos alunos em sala de aula. As inscrições são gratuitas, mediante doação de um livro infanto-juvenil, e serão feitas nos horários e datas dos encontros. Outras informações e a programação completa podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3676, ramal 8277.
* Descobrir curiosidades sobre as mais de 40 mil espécies de aranhas existentes, como por exemplo, que algumas vivem em sociedade, outras são coloridas e canibais. As informações podem ser conferidas na exposição "Aranhas: Inimigas ou Aliadas?" no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT). Quem visitar o local poderá saber mais sobre os aracnídeos. Estão expostas, até 30 de novembro, aranhas coloridas, canibais, que vivem em sociedade, e também imagens microscópicas em ampliações e aranhas vivas. O MCT está aberto de terças-feiras a domingos, das 9h às 17h. Informações pelo telefone (51) 3320-3521 ou no site www.pucrs.br/mct/eventos.

* O Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (IGG), com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Prac) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com o Programa Geron, promove o "1º MusicalIDADE". O evento terá participação da Orquestra Filarmônicada Universidade e do Coral da Totalidade, além de Maria Helena Andrade, Edgar Pozzer, Plauto Cruz, Cigano e Jair Kobe. A iniciativa é alusiva ao dia nacional do idoso e pretende arrecadar 1.500 litros de leite, que serão distribuídos aos idosos da Vila Fátima, Asilo Padre Cacique e Spaan. Os ingressos podem ser obtidos, mediante a doação de um litro de leite longa vida, na secretaria do Instituto de Geriatria e Gerontologia, 3º andar do Hospital São Lucas (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). Também estão disponíveis na Prac, Asilo Padre Cacique e Spaan. A atividade será realizada no dia 4 de outubro, das 14h30min às 18h, no Salão de Atos da PUCRS. Informações complementares pelo telefone (51) 3336-8153 ou pelo e-mail igg@pucrs.br.
* Os direitos dos idosos são o tema da palestra desta quinta-feira, 11 de setembro, do projeto "Palestras do IGG para a Comunidade", promovida pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (IGG). Falarão sobre o tema a assistente social Marines Cecconello e a psicóloga Letícia Bonamigo Moreira. O evento tem entrada franca e ocorre às 11h, no 3º andar do Hospital São Lucas (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). As inscrições podem ser realizadas até o dia do evento pelo telefone (51) 3336-8153.
* A Biblioteca Central Irmão José Otão da PUCRS, por meio do Setor de Acervos Especiais, promove uma mostra virtual sobre a Revolução Farroupilha, movimento libertário ocorrido no RS entre 1835 e 1845, que entrou para a história como uma das mais importantes revoltas civis brasileiras. A exposição abordará aspectos da revolução apresentando um pequeno resumo histórico, biografias de personagens, símbolos, iconografia, episódios de destaque e bibliografia. Além do caráter comemorativo, a mostra divulga a bibliografia disponível na Biblioteca Central e busca contribuir para ampliar o conhecimento desse importante período da história do Estado. "Revolução Farroupilha: episódio histórico" está disponível no site www.pucrs.br/biblioteca.
* O Projeto Sobremesa Musical desta quarta-feira, 10 de setembro, apresenta um Recital de Canto e Piano com o tenor Juremir Vieira e o pianista Paulo Bergmann. Serão apresentadas as canções Matinatta (Ruggero Leoncavallo); Non ti scordar di me (Ernesto De Curtis); Core´ngratto (Salvatore Cardillo e Allessandro Cordiferro); Torna Surriento (Ernesto De Curtis e Giambattista De Curtis); Granada (Agustín Lara) e O Sole Mio (Giovanni Capurro e Edoardo di Capua). A atividade tem entrada franca e acontece das 13h às 13h30min no átrio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), prédio 9 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é do Instituto de Cultura Musical. Outras informações e sugestões para os próximos eventos no site www.pucrs.br/icm ou pelo telefone (51) 3320-3582.

Nenhum comentário: