quinta-feira, setembro 11, 2008


* A partir desta sexta-feira, 12 de setembro, até sábado, 13, a PUCRS realiza a "Feira das Profissões 2008", das 9h às 22h, no Centro de Eventos da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), com entrada franca. A abertura oficial será às 9h, com a presença do Reitor, Joaquim Clotet, da Pró-Reitora de Assuntos Comunitários, Jacqueline Moreira, e a apresentação do Quinteto de Metais e Percussão da Orquestra Filarmônica. Até às 19h30min, ocorrerão passeios com o carro elétrico da Prefeitura Universitária, que levará o público para conhecer os prédios e as áreas verdes do Campus Central. A programação segue no sábado, com o Simulado, das 9h às 12h. Às 19h os comunicadores do programa Pretinho Básico, da Rádio Atlântida, vão divertir o público com suas piadas e brincadeiras. A Faculdade de Engenharia realizará a transmissão de vídeos em TV Digital durante o evento, com a tecnologia 100% nacional desenvolvida pelo Centro de Pesquisa em Tecnologia Wireless da Universidade (CPTW). Haverá estandes dos cursos da Instituição e atrações especiais, como o desafio de robôs, experimentos do Museu de Ciências e Tecnologia e aulas de jump, abdominal, alongamento, ioga, ritmos e step. Mais de mil pessoas, entre professores, alunos e funcionários, estarão trabalhando para atender os estudantes. O simulado já está com inscrições encerradas. Informações adicionais no site www.pucrs.br/eventos/feiradasprofissoes, pelo e-mai futuroscalouros@pucrs.br ou telefone (51) 3320-3708. O atendimento à imprensa na Feira das Profissões ocorrerá em uma sala localizada no 2 º andar do prédio 40. Há computadores conectados à Internet e ramais telefônicos à disposição dos jornalistas. Todas as notícias sobre a Feira são disponibilizadas no site www.pucrs.br/eventos/feiradasprofissoes. A Assessoria de Comunicação Social da PUCRS está à disposição da imprensa para outras informações. Contatos a partir de sexta-feira: (51) 3320-3723, ou (51) 3320-3500, ramal 4733; e e-mail ascom@pucrs.br.
*O Instituto de Toxicologia da PUCRS (Intox) contará com um bafômetro, aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcóolica em uma pessoa, além de plantas tóxicas e drogas de abuso em seu estande na Feira das Profissões 2008. Serão mostrados vídeos com análises realizadas pelo Intox e disponibilizadas informações na área de segurança ocupacional, para prevenir intoxicações no ambiente de trabalho. A Feira das Profissões ocorre nesta sexta-feira e no sábado, 12 e 13 de setembro, das 9h às 22h, no Centro de Eventos da Universidade, prédio 41 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Além de contar com estandes de todas as Unidades da PUCRS, ocorrerá durante o evento o "Simulado PUCRS", no dia 13 (sábado), das 9h às 12h, que já está com inscrições encerradas. Informações adicionais no
site citado, pelo telefone (51) 3320-3708 ou pelo site www.pucrs.br/eventos/feiradasprofissoes.
* Você sabe explicar o processo da submersão de um submarino ou da física da respiração humana? Esses são alguns desafios da área de física que serão propostos e esclarecidos pela Faculdade de Física da PUCRS (Fafis) durante a Feira das Profissões 2008. Os visitantes poderão conhecer, também, o gerador de Van de Graff, que gera o efeito do arrepio dos cabelos devido ao acúmulo de eletricidade estática. Também serão realizadas experiências demonstrativas em eletromagnetismo e termologia, entre outros. A Feira das Profissões ocorre nesta sexta-feira e no sábado, 12 e 13 de setembro, das 9h às 22h, no Centro de Eventos da Universidade, prédio 41 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Além de contar com estandes de todas as Unidades da PUCRS, ocorrerá durante o evento o "Simulado PUCRS", no dia 13 (sábado), das 9h às 12h, que já está com inscrições encerradas. Informações adicionais no site citado, pelo telefone (51) 3320-3708 ou pelo site www.pucrs.br/eventos/feiradasprofissoes.

O Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS está com inscrições abertas para o processo seletivo de candidatos ao curso de mestrado do período letivo 2009/1. As aulas são destinadas a profissionais diplomados na área. O período para a entrega dos documentos se encerra no dia 31 de outubro. A seleção busca preencher até 25 vagas, distribuídas entre as áreas de "Fundamentos Constitucionais do Direito Público e do Privado" e "Teoria Geral da Jurisdição e Processo".
O curso pretende qualificar profissionais para a pesquisa nos diferentes campos das Ciências Jurídicas e promover a reflexão crítica, estimulando a produção científica voltada para as áreas de concentração. Inscrições e informações adicionais podem ser obtidas por meio do site www.pucrs.br/direito/pos.
...Mestrado e doutorado em Pediatria
A Faculdade de Medicina da PUCRS (Famed) está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado em Pediatria e Saúde da Criança. Informações complementares podem ser obtidas no site www.pucrs.br/famed/pos, pelo telefone (51) 3339-6474 ou (51) 3320-3000, ramal 2750. As inscrições são realizadas pela internet e na secretaria da Faculdade, no quinto andar do Hospital São Lucas (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre), até 21 de novembro.
...6ª Jornada Internacional de Cardiologia têm inscrições abertas
O Hospital São Lucas da PUCRS promove a 6ª Jornada Internacional de Cardiologia, reunindo grandes nomes da cardiologia regional, nacional e internacional. O tema desta edição é "As evidências Científicas na Prática Clínica".
Por meio de conferências e mesas-redondas, a atividade aborda os principais avanços na especialidade de cardiologia clínica e intervencionista e busca como público-alvo os profissionais médicos e alunos de graduação em medicina.
O evento será realizado de 2 a 4 de outubro, no prédio 40 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Inscrições e informações complementares pelo telefone (51) 3320-5120 ou pelo site www.pucrs.br/eventos/jornadacardiologia.
* A coordenadora do Escritório de Transferência de Tecnologia da PUCRS (ETT), Marli Elizabeth Ritter dos Santos, foi a única pesquisadora da América Latina convidada para integrar o Comitê de Revisão do Graduate Student Literature Review Prize, da Association of University Technology Managers (AUTM), instituição dos Estados Unidos. A recomendação foi feita pelo co-criador do modelo Tripla Hélice (Triple Helix) e pesquisador titular da Universidade de Nova York, além de professor na Universidade de Newcastle, Henry Etzkowitz, que também fará parte do comitê. Etzkowitz esteve na PUCRS em novembro de 2007, quando proferiu palestra no Tecnopuc sobre o modelo da Tripla Hélice (Triple Helix). Os outros membros são, em sua maioria, representantes dos Estados Unidos e Inglaterra. No programa serão premiadas as revisões da literatura de transferência de tecnologia que melhor se adequam à aplicação prática. Na primeira etapa, o Comitê de Revisão irá analisar um resumo de 500 palavras, além do currículo do seu autor, a serem submetidos no momento da inscrição. Já na segunda etapa, em meados de dezembro, a comissão avaliará cada trabalho selecionado na primeira fase, composto por 25 páginas. As inscrições para concorrer ao prêmio encerram no dia 15 de setembro. Informações adicionais, bem como formulário de inscrição do programa podem ser obtidos na página http://www.autm.net/contEd/contEd_litReview.cfm.

Nenhum comentário: