terça-feira, outubro 07, 2008

A capoeira está em pauta a partir deste sábado. *A prefeitura, por meio da Coordenação de Descentralização da Secretaria Municipal da Cultura, promove de 11 a 19 de outubro a 6ª Semana Municipal da Capoeira, com o objetivo de reunir capoeiristas e comunidade em geral, sem distinção de estilo, escola ou linhagem. A proposta é debater a profissionalização da atividade, buscando a consolidação da legislação para o exercício das profissões vinculadas à prática da capoeira. Participarão os mestres Pelé da Bomba, Índio e Janja, todos da Bahia. O evento colocará em destaque temáticas de regulamentação da capoeira e a formação do novo profissional - sua ética em termos de teoria, prática, tradição e ensino. Outro tema em foco será a participação da mulher nesse campo de atuação. Afirmando o poder de transformação que as manifestações culturais cumprem, a 6ª Semana Municipal de Capoeira desenvolverá atividades de produção artística, shows, oficinas e palestras.
Abertura - A abertura oficial será às 19h de segunda-feira, 13, no Teatro Renascença, na Avenida Érico Veríssimo, 307, com a presença de autoridades, representantes das secretarias municipais da Cultura (SMC), Educação (Smed) e de Esportes, Recreação e Lazer (SME), da Federação Gaúcha de Capoeira, Federação Rio-Grandense e Liga Regional de Capoeira. O evento contará ainda com a participação da Orquestra de Berimbau Mestre Nino Alves e Apresentação de Capoeira.
Atividades - De terça a sexta-feira, 14 a 17, serão realizadas aulas, oficinas, palestras e debates desenvolvendo o tema central da semana: "A Profissionalização da Capoeira". Mais detalhes no site www.portoalegre.rs.gov.br/smc. Sábado e domingo, 18 e 19, serão realizadas oficinas e mesas-redondas com os mestres Pelé da Bomba, Índio e Janja. O encerramento será domingo, às 18h, com Samba de Roda comandado pelo Mestre Pelé da Bomba.

* Interessados em vagas em escolas municipais de Educação Infantil, que garantem atendimento a crianças com idade até cinco anos e 11 meses (completos até 28 fevereiro de 2009), devem providenciar inscrições a partir de hoje, 6, até o dia 22, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h, na instituição desejada. Nas 24 escolas de Ensino Fundamental que oferecem Educação Infantil, a inscrição será das 8h às 17h30.
Para inscrição, é preciso comprovante de residência, contra-cheque do pai e da mãe e certidão de nascimento do futuro aluno. A distribuição das vagas obedecerá aos seguintes critérios: crianças em situação de risco, baixa renda per capita familiar e proximidade entre residência do interessado na vaga e a escola desejada. Caso os responsáveis pela criança não tenham comprovante de renda, a escola fornecerá um modelo de declaração como autônomo.
A rede municipal de ensino possui 33 escolas de educação infantil e sete Jardins de Praça. A falta de documentação não impede a inscrição e matrícula. Caso a criança não tenha documentos, a família será orientada pela escola a procurar o Conselho Tutelar ou o Módulo de Assistência Social da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) para que sejam providenciados.
Uma comissão organizada em cada escola, composta por representantes dos diferentes segmentos (pais e representantes da comunidade), é responsável pela implementação e acompanhamento do processo de seleção dos candidatos. Até 9 de dezembro, as escolas deverão ter divulgado a lista das crianças contempladas com as vagas suplentes e efetivado as matrículas. O ingresso nas escolas de Educação Infantil da rede municipal de ensino pode ocorrer em qualquer época do ano, respeitando o processo de inscrição e seleção.
Mais informações pelo telefone (51) 3289-1816, em horário comercial.

Nenhum comentário: